Blog

Como lidar com as dificuldades do EAD?

Como lidar com as dificuldades do EAD?

No ensino a distância, assim como em qualquer outro curso até mesmo presencial, há prós e contras. Por isso, é fundamental saber enfrentar essas dificuldades do EAD para obter sucesso em seu curso online. 

O EAD é repleto de benefícios, tanto para os alunos como para os docentes – valores acessíveis, sem deslocamento, flexibilidade de horários e ambientes, novos formatos de aulas.

Apesar de todas estas vantagens, o sistema ainda não é perfeito e falhas a serem superadas. Dentre elas, nem todos possuem acesso diário a um bom equipamento e uma conexão de internet estável.

 

Falta de disciplina

O ensino remoto requer disciplina e autogerenciamento – estudar sem haver cobranças externas, porém, a maioria dos estudantes não possui essa habilidade. 

Um dos principais fatores que comprometem a falta de disciplina são as distrações, como o celular.

 

Ausência de comunicação

A falta de comunicação entre alunos e professores compromete o desenvolvimento de ambos, seja na questão de responder dúvidas ou na execução de trabalhos avaliativos, quando não existe uma comunicação eficiente, as chances de fracasso aumentam consideravelmente.

 

Desânimo

A falta de interação humana e matérias desestimulantes são alguns dos aspectos que desinteressam o aluno – aulas monótonas e maçantes fazem com que o aluno se desvirtue facilmente. Estudos apontam que a falta de contato humano e a sensação de sobrecarga aumentam a ansiedade.

 

Como enfrentar esses problemas?

Apresentamos algumas ações simples para resolver as dificuldades do EAD, como a de falta de equipamento e internet instável:

  • Produzir aulas mais dinâmicas e em arquivos mais leves;
  • Produzir audioaulas;
  • Dispor de canais que consomem menos dados, como WhatsApp e Telegram;
  • Utilizar plataformas versáteis.

 

Soluções 

1. Plano de aula

Para manter a disciplina, o recomendado é adotar o plano de aulas, como: datas das aulas e atividades avaliativas, conteúdos a serem abordados, metodologias empregadas, referências e materiais de apoio.

Esse recurso antecipa o processo de ensino ao aluno e assim auxiliando-o para planejar e estruturar seus dias de estudo.

 

2. Chats

Para evitar que a falta de comunicação afete a relação entre docentes e alunos, o ideal é manter uma conexão entre todos, seja através do chat na própria plataforma ou em aplicativos, como o WhatsApp

Deste modo, todos podem trocar informações e responder dúvidas quanto às aulas. 

 

3. Plataforma dinâmica

Uma plataforma fácil de navegar e com todo o suporte necessário também faz toda a diferença em um curso remoto. Uma plataforma bem equipada e intuitiva é a solução para a maioria das dificuldades do EAD, desde a disciplina até acabar com o desânimo.

 

A eadSimples é uma plataforma de ensino a distância completa, utilizada por instituições de educação e empresas para universidades corporativas. Desde 2008 desenvolvendo tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

 

Acesse o site da eadSimples e conheça os planos para hospedar seu curso ou treinamento online.

Artigos Relacionados