Blog

Quem pode lecionar cursos livres?

Quem pode lecionar cursos livres?

O setor de estudo a distância cresceu mais de 1.000% desde 2005, o que levou muitos profissionais a pensarem em investir em cursos livres. Se você faz parte deste grupo de pessoas, é comum surgir a seguinte dúvida: qualquer um pode ministrar cursos livres online?

O crescimento e os números indicam que investir em cursos a distância é uma possibilidade para profissionais que querem compartilhar conhecimento e criar uma fonte de renda, sendo ela fixa ou extra. Mas é preciso ter proximidade com o tema que o curso abordará, e acima de tudo ser expert no assunto. 

 

O que são cursos livres?

O curso livre é um curso de pequena duração e possui foco no aprendizado para qualificação profissional ou pessoal em uma área específica. Para ministrar esta modalidade não é preciso possuir escolaridade prévia e também não possui carga horária mínima/fixa definida – ampliando ainda mais as possibilidades do mercado.

Oferecem um conhecimento de aplicação muito rápido (principal atrativo). Além disso, podem ser lecionados de forma presencial ou a distância.

Os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. No entanto, são previstos em lei pelo Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004) como uma modalidade de educação não-formal – não configura nem atribui grau de escolaridade ao aluno.

Além disso, não são categorizados como profissionalizantes e também não é necessário CNPJ para abrir um curso livre, entretanto é o recomendado. Em contrapartida, é possível emitir certificados de conclusão para o aluno.

 

Já tem um curso? Clique e teste por 15 dias a plataforma eadSimples de forma gratuita!

 

Quem pode ministrar cursos livres?

Qualquer pessoa que possua nível avançado de conhecimento sobre o conteúdo, sendo assim, não é necessário formação específica para dar aulas em um curso livre. A pessoa que irá ministrar as aulas deve ter muito entendimento pois os alunos que ingressam no curso buscam alguém com técnica e conhecimento diferencial para sanar dúvidas.

Lembre-se: isto é válido apenas para cursos livres, em caso de cursos profissionalizantes as recomendações são outras. Quem deseja atuar como professor deve ter experiência profissional em sua especialidade aliada a conhecimentos didático-pedagógicos.

 

Agora que você já sabe quem pode ministrar cursos livres, que tal hospedar seu curso na plataforma eadSimples? Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

 

Quer falar com o atendimento no WhatsApp? Clique aqui.

 

Artigos Relacionados