Blog

4 métodos para manter o foco nas aulas EAD

4 métodos para manter o foco nas aulas EAD

Manter os alunos concentrados é sempre um desafio no âmbito estudantil, sejam estudantes do ensino fundamental, superior ou de especialização. Isso porque os cursos online possuem menos interação em tempo real entre professor e aluno, deste modo, manter o foco torna-se algo mais complexo.

Não existem estratégias comprovadas que tornem os alunos mais concentrados e engajados na aula, mas há formas de ajudar os professores a manter os estudantes mais interessados. 

 

Ensinar a ter autonomia

Nem todos os alunos são proativos e organizados. Então, o professor deve buscar maneiras de ensiná-los a ter autonomia.

Para que isso progrida, as discussões, trabalhos em grupo e prazos devem ser levados à risca para este crescimento pessoal. Assim, os alunos tendem a ficar mais atentos ao cronograma das aulas.

 

Tecnologia como aliada

Ter a tecnologia ao nosso lado é uma opção para melhorar os resultados – invista em novas maneiras de transmitir o conteúdo. Tente incluir no plano de aulas podcasts, vídeos ou utilizar aplicativos para o ensino.

Instigue o lado visual dos estudantes, assim, ao lecionar com novas ideias, manter o foco dos alunos será mais habitual.

 

Criar um ambiente acessível

Durante as aulas, abra espaço para que os alunos debatam e tirem dúvidas, seja através do chat ou de videoconferência. Crie um ambiente amigável para conversar com os alunos, isso inclui estar disponível para responder às perguntas.

 

Definir metas

Os alunos devem ser encorajados a se tornarem independentes, tornando o professor fundamental nessa construção de confiança. Uma das formas de incentivá-los a alcançar objetivos é estipulando prazos de conclusão para atividades ou utilizando recompensas.

O acompanhamento frequente e feedbacks ajudam o estudante a melhorar seu desempenho e ter conhecimento de seus pontos fracos e fortes.

 

De forma geral, o segredo para manter o foco dos alunos é trazer atividades de participação nas aulas. Assim, eles vão se manter mais engajados e participativos.

 

Gostou das dicas? Então conheça a plataforma digital que pode tornar seu curso mais atrativo.

Artigos Relacionados