Blog

Como escolher uma plataforma de hospedagem de cursos online

Como escolher uma plataforma de hospedagem de cursos on-line

Você investiu uma enorme quantidade de tempo, energia e dinheiro no desenvolvimento do seu curso de ensino a distância – portanto, você quer garantir que tudo saia como planejado. Mas não esqueça de um fator chave, que pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso: a plataforma de hospedagem de cursos online!

Ao lançar um curso online, um dos principais desafios é encontrar uma plataforma que possa hospedá-lo. Há muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas nem todas são criadas da mesma forma. Afinal, ninguém quer um ambiente de aprendizagem que seja complexo, difícil de navegar e lento.

 

Para facilitar a escolha de uma plataforma de hospedagem online, selecionamos alguns pontos que devem ser levados em consideração. Confira!

 

O que são as plataformas EAD?

Seja pela flexibilidade e comodidade, pelo baixo custo ou pela possibilidade de ter contato com professores de qualquer parte do país, o ensino virtual está cada vez mais popular entre os brasileiros.

O que caracteriza a famosa sigla EAD? O nome é autoexplicativo, ou seja, o aluno não está fisicamente presente na sala de aula para estudar.

Desta forma, é possível proporcionar um ambiente de aprendizagem completo, mas de forma online. E mesmo sem contato físico entre aluno e professor, as funcionalidades de uma plataforma EAD permitem uma mediação entre eles.

 

Por que o Ambiente Virtual de Aprendizagem é tão importante?

Uma plataforma de hospedagem de cursos online é um software que permite criar, organizar e divulgar seu curso. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é basicamente um programa de gestão que consegue simular para o aluno um ambiente semelhante ao de uma sala de aula, mas de maneira digital.

Em outras palavras, é aqui que você disponibiliza as aulas do curso online, além de poder interagir e acompanhar o processo de aprendizagem do usuário.

Principais funcionalidades para o professor:

  • Canal para disponibilizar videoaulas;
  • Gestão dos alunos;
  • Gestão de atividades administrativas do curso;
  • Aplicação de avaliações, exercícios e outras atividades;
  • Organização das disciplinas e conteúdos do curso.

 

Principais funcionalidades para o aluno:

  • Canal de contato direto com avaliadores e professores;
  • Possibilidade de promover e participar de fóruns discussão e debates;
  • Acesso a bibliografia e materiais de apoio;
  • Possibilidade de participar de atividades para assimilar os conteúdos.

 

O que considerar na hora de escolher uma plataforma de hospedagem de cursos online?

A primeira coisa a ser considerada é a funcionalidade da plataforma. Quais ferramentas oferece? Ela precisa ser clara e fácil de usar. Afinal de contas, você não quer passar horas do seu tempo esperando para hospedar seu curso.

Da mesma forma, seus alunos não querem usar uma plataforma lenta, com poucos recursos e difícil de navegar – é necessário uma ferramenta que assegure um aprendizado mais eficaz.

 

Acesse o site da eadSimples conheça os planos para hospedar com facilidade e agilidade seu curso ou treinamento online.

Conheça os diferenciais da plataforma eadSimples

Simples, intuitivo e fácil de usar, a eadSimples é uma plataforma de ensino a distância completa utilizada por instituições de educação e empresas para universidades corporativas. Conheça nossos diferenciais:

  • Customização

EadSimples vai além da plataforma EAD, possibilitando você criar ou editar seu site dentro da ferramenta, apresentar seu produto, vender utilizando integração direta com os meios de pagamento, customizar toda identidade visual  com logos, temas, cores, páginas e com diversas formas de apresentar seus conteúdos, interagir, avaliar e certificar seus alunos!

  • Sala de aula ao vivo

Em todos os planos de assinatura você pode integrar direto na trilha de aprendizagem, a sua ferramenta externa favorita para aula ao vivo, como por exemplo: Google Meet, Zoom, Microsoft Teams entre outras e caso deseje uma solução para aula ao vivo mais exclusiva, pode contratar também a sala de aula eadSimples com diversos recursos como chat, webcam, quadro-negro, compartilhamento de tela, enquetes ao vivo e outras funcionalidades sempre compativeis com smartphones e tablets.

  • Plataforma EAD

A eadSimples disponibiliza uma plataforma AVA/LMS com interface amigável e intuitiva, através da qual os cursos podem ser apresentados de forma elegante e didática, além de disponibilizar diversas ferramentas de interação e avaliação.

  • Canal de atendimento

O canal de atendimento da plataforma eadSimples é uma poderosa ferramenta CRM para você atender seus clientes dentro de uma SLA e gerenciar sua equipe de atendimento. 

  • Opções de pagamento

O pagamento não é um problema na eadSimples. Isso porque a plataforma disponibiliza várias opções de pagamento, como PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, PagHiper, Boleto Fácil, Cielo, Pagar.me e Juno. Você também pode criar seus cupons de desconto e campanhas promocionais.

 

Agora que você já sabe como escolher uma plataforma de hospedagem de cursos online, que tal hospedar seu curso na plataforma eadSimples? Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados