Blog

Como estudar de modo eficiente

Como estudar de modo eficiente

A organização é um aliado para estudar de modo eficiente, essa característica é imprescindível quando se trata de uma carreira acadêmica de sucesso. Conciliar as tarefas diárias, com o trabalho e estudos requer esforço – mas não é impossível – na rotina de um estudante. Para acompanhar o ritmo dos estudos, é preciso dedicação para ter eficiência.

No ensino à distância, algumas pessoas também enfrentam a dificuldade de criar uma rotina de aprendizagem. Há dois tipos de estudantes: aqueles que absorvem facilmente o conteúdo e não precisam de revisão e aqueles que têm grandes dificuldades para absorver novos temas.

Manter o foco é uma necessidade para dominar qualquer habilidade. Não é uma tarefa fácil, porém com dedicação, você pode acompanhar tudo em apenas alguns passos.

 

  • Local do estudo

O primeiro passo é encontrar um lugar para estudar! Precisa ser um local com mesa e cadeira, para manter sua postura ereta – cama e sofá não são indicados, pois à medida que as horas passam, sua postura irá relaxar e sua mente não estará tão focada.

Além disso, um lugar arejado e com muita luz é ideal. E o mais importante, o silêncio é fundamental para se ter a atenção desejada.

Dica extra: mantenha perto de você todos os materiais que irá precisar, para que você não tenha que se desconectar e procurar por uma caneta, por exemplo.

 

  • Livre-se de distrações

Esta pode ser uma das partes mais importantes para manter a concentração e estudar de modo eficiente: deixe fora de alcance aparelhos que podem causar distração, como celulares, tablets e TV. 

Se você gostar de ouvir som ambiente, deixe alguma música calma e sem melodias tocar ao fundo, mas nada que possa tirar sua atenção.

 

  • Descanso, pausas e saúde mental

Faça pequenos intervalos – caminhe um pouco, beba água ou faça um lanche. Descanso para a mente é necessário! Depois de completar seus estudos semanais, reserve algum tempo para o lazer. 

Seu corpo também precisa desses momentos, para que na semana seguinte você volte aos estudos com todo o potencial. Durma pelo menos oito horas por dia, coma no mínimo três refeições por dia, e beba muita água.

 

Gostou das dicas? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados