Blog

Plataforma EaD para empresas: treinamentos online para os seus colaboradores

plataforma ead para empresas

A necessidade de oferecer treinamentos aos colaboradores, bem como capacitação e atualização, faz com que muitas empresas busquem por cursos EaD e plataformas de ensino online, para facilitar esse processo.

Confira o post completo e saiba mais!

O que é plataforma EaD?

Plataforma EaD é um ambiente virtual de aprendizagem, que viabiliza o processo educativo online, sem precisar estar presente em uma instituição de ensino, utilizando uma metodologia pedagógica tão eficaz quanto nas aulas presenciais.

É uma solução inovadora que utiliza recursos tecnológicos a favor da educação, pois permite ensinar a distância, com aulas online e materiais digitais, bem como atividades, avaliações e comunicação, reunidos em cursos EaD hospedados em uma plataforma EaD.

Desse modo, a plataforma EaD funciona como uma sala de aula virtual, seu diferencial é que possui todos os recursos necessários para o processo de ensino e aprendizagem, reunidos em um único lugar, o que configura um sistema de gestão acadêmica.

Essa metodologia de ensino configura o e-learning, ou seja, é um ensino eletrônico que corresponde ao modelo de ensino não presencial, concretizado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, consistem no conjunto de tecnologias digitais que associam diversos ambientes e pessoas através de dispositivos, equipamentos, programas e mídias, para facilitar a comunicação entre seus integrantes e difundir informações (conhecimento).

Sendo assim, a plataforma EaD atende a esse propósito, mediar a comunicação e troca de informações em um ambiente virtual compartilhado, que o mesmo conteúdo pode ser acessado por todos a qualquer momento e em qualquer lugar.

Em outras palavras, é na plataforma EaD que você disponibiliza as aulas do curso online, além disso, pode interagir e acompanhar o processo de aprendizagem do usuário.

Plataforma EaD para empresas: para que serve?

A plataforma EaD para empresas é ideal para oferecer formação e qualificação aos colaboradores através de cursos online, que vem se tornando cada vez mais atrativos no mundo corporativo, devido à inovação e vantagens que oferecem.

Essa tarefa é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos da empresa, que através do Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D), busca desenvolver habilidades e aprimorar o trabalho realizado pelos colaboradores, otimizando os resultados.

O treinamento se refere à iniciativas pontuais de curto prazo, buscando melhorar habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo, trazendo melhores resultados para a empresa também.  

Já o desenvolvimento são práticas de longo prazo, visando auxiliar o funcionário no seu crescimento profissional, seu foco está nos cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.

A educação faz parte da cultura organizacional, pois capacitar os colaboradores traz diversos benefícios para a empresa, evita fazer novas contratações, por exemplo, investindo no desenvolvimento profissional de alguém que já faz parte da equipe.

A plataforma EaD para empresas também serve como universidade corporativa, um conceito inovador que já é uma tendência no mundo corporativo, caracterizado pela formação dos colaboradores, visando buscar e desenvolver talentos entre a própria equipe.

Trata-se de um conjunto de processos internos, que ocorrem na própria empresa, visando preparar o funcionário para seus próprios interesses, pois as universidades formais nem sempre oferecem os conhecimentos práticos necessários — a própria empresa forma os colaboradores para atender suas necessidades.

Desse modo, os colaboradores realizam cursos específicos para as práticas realizadas, ou seja, conhecimentos, competências e habilidades totalmente voltados ao trabalho da corporação.

Tipos de cursos online na plataforma EaD da empresa 

Entre os cursos online de treinamento, oferecidos na plataforma EaD da empresa, estão:

  • Reciclagem e atualização profissional: destinada a aprender novas habilidades para se adequar as práticas modernas de determinada atividade, por exemplo, quando há a substituição de um sistema antigo por um melhor;
  • Habilidades de liderança: capacitar um colaborador a ocupar a gerencia ou supervisão de uma equipe, realizando um treinamento para preencher esses cargos via recrutamento interno;
  • Competência: realizar treinamentos com os conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas na empresa, permite suprir a carência de competências;
  • Integração e promoção de pessoas: treinamento realizado para adaptar o profissional ao cargo que irá assumir quando é contratado, abordando temas como as atividades que irá realizar, as normas de convivência, o que a empresa espera, entre outros;
  • Soft skills: treinamento voltado a comportamentos e atitudes, que promovem um clima organizacional favorável, como a relação entre a equipe, assiduidade, comprometimento, resolução de problemas, criatividade, etc.

Os cursos online voltados ao desenvolvimento de pessoas, também oferecidos na plataforma EaD da empresa, incluem:

  • Plano de carreira: cursos destinados ao crescimento do colaborador, de modo a prepará-lo para um cargo mais elevado e aumento de salário;
  • Formação continuada: na maioria das profissões existe a necessidade de atualização constante, pode ser uma especialização ou cursos de extensão;
  • Gestão de inovação: cursos destinados a buscar a evolução constante da empresa, se adequar as tendências e inovações.

Benefícios dos cursos de treinamento, desenvolvimento e universidade corporativa

 

  • Redução de gaps de competências: reduz a lacuna entre as competências que os colaboradores possuem e as que a empresa necessita;
  • Melhora indicadores de RH: colaboradores capacitados e valorizados, apresentam melhor desempenho e clima organizacional, diminuindo faltas e atrasos, bem como pedidos de demissão e conflitos;
  • Fortalece a cultura organizacional: a empresa assume um perfil de comprometimento com o desenvolvimento dos colaboradores, o que consolida a missão, os valores e política da empresa, reproduzidos mais facilmente pela equipe;
  • Desenvolve talentos: certas áreas de atuação carecem de profissionais qualificados, desse modo, os cursos podem revelar talentos e capacitar essas pessoas, melhorando o cenário geral.

Quais as vantagens de ter uma plataforma EaD na minha empresa?

Entre os benefícios da plataforma EaD para empresas, estão:

  • Ministrar cursos EaD: permite oferecer cursos online de capacitação e treinamentos para os colaboradores da empresa;
  • Fácil acesso a conteúdos: tendo acesso à Internet, é possível ler o material ou assistir às aulas pelo celular, em qualquer lugar, dia e horário. Por exemplo, pode fazer a leitura de uma apostila na sala de espera de uma consulta médica ou durante um voo de avião, a caminho de uma reunião a trabalho;
  • Escalabilidade: como os conteúdos estão sempre disponíveis, podem ser acessados em diferentes momentos, independente do dia em que é acessado, será o mesmo conteúdo para todos. Por exemplo, os colaboradores assistem a mesma aula em dias alternados, conforme a disponibilidade de cada um, sem comprometer a produtividade das tarefas diárias da empresa;   
  • Diferentes formatos: atende as necessidades de cada empresa, ela pode optar somente por aulas ao vivo ou disponibilizar podcasts, por exemplo. Permite que a empresa personalize seu curso EaD.
  • Incentiva o aprendizado: por oferecer praticidade e facilidade, motiva os colaboradores a aprenderem novas habilidades, o que é bastante vantajoso para eles e para a empresa.
  • Promove a cultura digital: utiliza a tecnologia a favor da empresa e de seus colaboradores, assumindo um perfil inovador e conectado com as novas gerações;
  • Inovação: rompe com os modelos tradicionais de capacitação e formação, se adequando as tendências;
  • Menor custo: hospedar um curso online em uma plataforma EaD ajuda a reduzir gastos, uma vez que os mesmos conteúdos podem atender diversas turmas, além disso, existem diferentes planos de contratação, com certeza um deles atenderá sua necessidade.

Desse modo, investir em cursos online através de uma plataforma EaD, é uma estratégia de negócio, pois melhora o serviço prestado e aumenta a satisfação do cliente.

Como criar uma plataforma EaD para a minha empresa?

Uma solução prática para ter uma plataforma EaD para sua empresa é contratar uma já existente no mercado e hospedar seus cursos online, personalizando de acordo com a sua marca.

É possível disponibilizar uma série de videoaulas ou fazer transmissões ao vivo sobre os conteúdos do curso, oferecer materiais de estudo, realizar discussões e chats no ambiente virtual de aprendizagem. 

Alguns critérios são essenciais na hora de escolher uma plataforma EaD para a sua empresa, sobretudo quanto a funcionalidade do que ela oferece. Fique atento as ferramentas disponíveis, a simplicidade para utilizar e sua performance de velocidade.

As principais funcionalidades que a plataforma precisa ter para facilitar a ministração dos cursos online, incluem:

  • Canal para disponibilizar videoaulas;
  • Gestão dos alunos;
  • Gestão de atividades administrativas do curso;
  • Aplicação de avaliações, exercícios e outras atividades;
  • Organização das disciplinas e conteúdos do curso.

Para os alunos, a plataforma precisa oferecer as seguintes funcionalidades:

  • Canal de contato direto com avaliadores e professores;
  • Possibilidade de promover e participar de fóruns discussão e debates;
  • Acesso a bibliografia e materiais de apoio;
  • Possibilidade de participar de atividades para assimilar os conteúdos.

Qual a melhor plataforma EaD para a minha empresa?

Existem diversas plataformas EaD disponíveis no mercado, desse modo, o ideal é pesquisar e analisar qual atende melhor as necessidade da sua empresa. 

A eadSimples é uma plataforma EaD bastante utilizada por empresas, tanto públicas quanto privadas, para universidades corporativas. Ela é ideal para cursos online e permite a personalização com a sua marca.

Desde 2008 desenvolve tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino à distância. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Os diferenciais da plataforma da eadSimples são:

  • Customização;
  • Sala de aula ao vivo;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • Canal de atendimento;
  • Opções de pagamento.

Entre em contato conosco e conheça nossos planos para hospedar os cursos EaD da sua empresa!

Artigos Relacionados