Blog

Fast Learning: conheça os segredos empresariais sobre o ensino rápido e eficaz

Fast Learning: O ensino rápido e eficaz

O fast learning, traduzido do inglês – aprendizado rápido, tem se mostrado muito eficaz na retenção de informações e maximização do tempo. Essa técnica de aprendizado é feita através do ensino online e tem sido implantada em empresas com o intuito de treinamentos express para os colaboradores.

Muitas pessoas pensam no aprendizado como a aquisição de conhecimento, mas este é apenas o ponto de partida. A melhor maneira de entender o aprendizado é como um processo de desenvolvimento de novas competências. Desenvolver novas competências, portanto, significa soma do domínio do conhecimento de uma forma profunda, a capacidade de aplicar esse conhecimento a problemas reais e a capacidade de orquestrar.

 

O que é fast learning?

É uma forma de ensinar/aprender, na qual o conteúdo é separado em “pílulas de conhecimento”, fugindo das tradicionais aulas longas e apostando em resultados mais práticos. Ideal para quem tem pouco tempo para se dedicar ao estudo, mas tem interesse em temas que precisa conhecer ou melhorar.

O treinamento baseado no fast learning ajuda a guardar os conhecimentos por muito mais tempo. Isto porque existem dois tipos de memória: curto prazo e memória de longo prazo. Tudo o que aprendemos é transferido para a memória de curto prazo, e apenas o que é mais necessário é guardado na memória de curto prazo.

 

Aulas curtas

O conteúdo é dividido em pílulas de conhecimento, cada “pílula” geralmente possui cerca de três a cinco minutos. O objetivo é que, após este tempo, o funcionário tenha adquirido novos conhecimentos, para sua função – apenas o conteúdo indispensável é apresentado.

Quando o treinamento é extenso, boa parte do conteúdo é esquecido rapidamente, isso porque o cérebro humano não viu propósito em armazenar algo que, aparentemente, não será usado.

 

Ensino online e videoaulas

Na rotina agitada e sem tempo, a melhor maneira é aprender de forma online e no horário que se tem disponível. O aprendizado através de vídeos curtos retém a atenção e concentração, pois conteúdos em vídeo facilitam a fixação.

 

Vantagens do fast learning

  • Permite aprender um assunto específico mais rapidamente.
  • Não é necessário dedicar muito tempo, como nas aulas tradicionais.
  • O colaborador se concentra mais;
  • Aumenta a absorção do aprendizado;
  • O conteúdo é guardado durante mais tempo na memória;

 

Como utilizar em treinamento corporativo

Treinar equipes e encorajá-las a obter resultados mais rápidos é um grande desafio. Aulas de alto impacto, conceitos e fundamentos de assuntos que podem transformar a capacitação dos funcionários. Especialmente nas organizações, ele auxilia a solucionar rapidamente as necessidades emergenciais de treinamento de equipes ou de indivíduos de maneira isolada.

Faça uma lista de tudo o que os funcionários necessitam para realizar seus trabalhos e deixe de fora o que já é esperado que eles saibam. Uma vez tudo organizado, é hora de dividi-lo em “pílulas” de até cinco minutos. Cuidado para não errar e acabar com um vídeo muito curto ou muito longo.

A dica aqui é tentar “resumir” o máximo possível o conteúdo essencial. Não se esqueça de sempre gravar tudo em um lugar tranquilo e com boa iluminação.

 

O melhor é disponibilizar os conteúdos em uma plataforma de ensino online. Assim, facilita na hora de acompanhar o desempenho dos colaboradores e garantir que os conteúdos sigam uma ordem específica de ensino.

Entre em contato com a eadSimples para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados