Blog

Como beneficiar profissionais com a tutoria EAD

Como beneficiar profissionais com a tutoria EAD

A tutoria EAD é um processo de aprendizagem informal no qual um especialista ou pessoa experiente ajuda um ou mais estudantes a refinar seus conhecimentos.

Mas o que é uma tutoria no formato EAD? No caso, o tutor atua no ensino à distância (e-learning) como apoio para seus estudantes de forma personalizada, incitando a motivação do aluno e aprimorando seus conhecimentos.

O tutor/professor transmite de forma simplificada determinado assunto e também pode orientar sobre como estudar e quais técnicas que ajudam a compreender seu método de ensino. O aluno/profissional tem a oportunidade de tirar dúvidas e até aprender a estudar de uma maneira mais eficaz.

Ou seja, a tutoria EAD é um suporte do professor, no ensino básico ou superior, que ajuda o profissional em seu aprendizado e orienta-o em suas dúvidas. Entretanto, o tutor de ensino à distância tem um papel protagonista, já que os alunos estão fisicamente mais distantes, o que pode dificultar a interação.

 

Universidade Corporativa/Empresarial

Este formato de educação formal, sendo cursos livres a distância, destacam-se no ambiente organizacional através do ensino corporativo.

As universidades corporativas são uma evolução da área de treinamento e desenvolvimento de uma empresa. Promovem a educação contínua e ensino de novas habilidades para funcionários, parceiros e fornecedores.

É necessário que haja uma constante troca de informações entre funcionários e gerência para que possam determinar qual tipo de treinamento é mais fundamental em determinado momento.

Em termos gerais, as universidades corporativas são criadas por grandes empresas que trabalham de uma quantia significativa de pessoas, mas nada impede que este ambiente seja implantado em empresas menores.

Para que tudo isso esteja alinhando, a visão estratégica da instituição deve estar ligada à missão da empresa e seus valores.

 

Benefícios da tutoria EAD em uma empresa

  • Facilita o aprendizado: Ausência de interação física entre professor e aluno faz com que autonomia seja maior e aumente a troca de informações em tempo real entre ambos. 
  • Aumenta a motivação e engajamento: O tutor atua como incentivador da equipe, fazendo com que o aluno atinja o melhor desempenho no curso, mantendo o foco e aumentando o engajamento.
  • Expansão do aprendizado: Continuar atualizando os conhecimentos, mesmo após o término do curso. Assim, os tutores situam o aluno dentro do assunto e podem contribuir para seu aprendizado dando sugestões de livros, filmes, vídeos e aulas que aprofundem sua compreensão.
  • Auxílio professor – aluno: Os tutores devem ser capazes de dar apoio aos alunos em todos os aspectos do curso, seja ele técnico ou pessoal. Eles devem saber como lidar com situações que podem surgir, tais como problemas de linguagem, motivação ou dúvidas sobre o ensino. 

 

A importância do trabalho realizado pelos tutores EAD é um aspecto fundamental para o desenvolvimento humano. Garantindo que os profissionais se mantenham atualizados com as tendências do mercado e que possam melhorar seu desempenho na carreira.

 

A eadSimples é uma plataforma de ensino a distância completa  utilizada por instituições de educação e empresas para universidades corporativas. Desde 2008 desenvolvendo tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Quer falar com o atendimento no WhatsApp? Clique aqui.

Artigos Relacionados