Blog

Curva do esquecimento: Você sabe o que é?

Curva do esquecimento: Você sabe o que é?

É da natureza do ser humano processar informações, armazená-las e também esquecê-las. A curva do esquecimento é um conceito criado no século XIX, pelo psicólogo alemão e pioneiro nos estudos de memória Hermann Ebbinghaus, indica que quanto mais o tempo passa, mais esquecemos o que foi estudado.

Ele foi o primeiro a estudar este fenômeno há mais de um século para quantificar como as memórias se desvanecem. O psicólogo alemão realizou testes em si mesmo memorizando uma série de sílabas sem sentido como ret, roh, ciq e paf, para quantificar quanto tempo elas permaneceram em sua mente.

A partir desses estudos, Ebbinghaus concluiu que após um dia de memorização, o conhecimento retido era de apenas 67%. O gráfico que ilustra a teoria da curva do esquecimento mostra que, a função é exponencial, ou seja, ela sobe rapidamente (o conteúdo estudado está fresco na memória) e depois se aplana (após algumas horas e dias, o conteúdo acaba se perdendo e é esquecido).

Curva do esquecimento: Você sabe o que é?

Portanto, para que o cérebro guarde informações novas, é necessário revisá-las e criar pequenos estímulos para que o cérebro possa armazená-las a longo prazo.

 

Importância da revisão

O cérebro funciona de forma diferente e existem três etapas fundamentais da memória: a codificação da informação, o armazenamento e a recuperação.

Quando o estudo é finalizado e assimilado, 100% da informação em nossa memória é retida. Nosso cérebro atua como um grande computador e os arquivos que não estão sendo mais “utilizados” acabam na lixeira e após algum tempo descartados.

Isto significa que quanto menos um conteúdo é visto, menos relevante ele é para o cérebro. É importante mudar o estímulo do método de aprendizagem constantemente, como: videoaulas, áudios, podcasts, e-books entre outros exemplos.

 

As revisões funcionam como lembrete para o cérebro e a informação que está sendo estudada precisa ser guardada. Contudo, existe uma metodologia adequada para a realização destas revisões.

  • 1a revisão: deve ser feita após o estudo, algo curto em torno de 10 minutos, uma simples leitura dos seus resumos e anotações;
  • 2a revisão: um dia após o estudo com revisão de 10 minutos;
  • 3a revisão: uma semana após o estudo, em torno de 10 minutos de leitura;
  • 4a e outras revisões: 5 minutos de revisão a cada um mês;

 

Sessões curtas facilitam mais o aprendizado do que as mais longas e também permitem que o foco e a concentração não se percam. Não se esqueça, o conteúdo estudado deve ser visto mais de uma vez e com estímulos diferentes para fixá-lo a longo prazo.

 

Gostou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma de ensino a distância e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados