Blog

Plataforma EaD e a transformação social com a educação

plataforma-ead-eadsimples-estudando-educação pode-transformar-o-mundo

Sabemos que a educação pode transformar o mundo, pois é através dela que adquirimos conhecimentos e desenvolvemos habilidades que aperfeiçoam todas as capacidades humanas, que permitem atuar na sociedade em prol da evolução e do bem comum.Nesse cenário, a plataforma EaD exerce um importante papel, pois viabiliza o ensino à distância, que amplia o acesso ao conhecimento e facilita o processo de ensino e aprendizagem.

No post de hoje, trazemos uma reflexão sobre esse assunto, confira!

Papel da educação na transformação do mundo

Para transformar o mundo em nome dos povos e do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para alcançar até 2030.

Firmados em uma resolução aprovada pelos líderes mundiais, esses objetivos abordam uma visão comum para a humanidade, com o comprometimento de todos os povos.

Os ODS entraram em vigor em 2016, servem como uma lista das coisas a fazer em nome do desenvolvimento dos povos e da preservação do planeta, em que a educação exerce um papel fundamental.

O objetivo de número 4 é “Educação de qualidade”, para tanto, é preciso garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, bem como promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

As metas para alcançar esse objetivo até 2030, são:

  1. Garantir que toda a população complete o ensino primário e secundário, de forma gratuita, equitativa e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes;
  2. Acesso para todos a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, bem como a cuidados e educação pré-escolar, garantindo a aptidão para ingressarem no ensino primário;
  3. Assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade;
  4. Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo;
  5. Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade;
  6. Garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática;
  7. Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável;
  8. Construir e melhorar a infraestrutura das escolas, para que sejam apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos;
  9. Ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento;
  10. Aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

A educação pode transformar o mundo junto com as demais ações, que representam igual importância: 

  1. Erradicar a pobreza;
  2. Erradicar a fome;
  3. Saúde de qualidade;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energias renováveis e acessíveis;
  8. Trabalho digno e crescimento econômico;
  9. Indústria, inovação e infraestruturas;
  10. Reduzir as desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Produção e consumo sustentáveis;
  13. Ação climática;
  14. Proteger a vida marinha;
  15. Proteger a vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias para a implementação dos objetivos.

Sem a educação não é possível alcançar os demais objetivos, pois é ela que produz e dissemina os conhecimentos necessários para atingi-los, bem como conscientiza e engaja a população a cumpri-los.

Papel da plataforma EaD na transformação do mundo através da educação

A plataforma EaD viabiliza o ensino à distância, que tornou a educação mais democrática e acessível, adequada ao estilo de vida atual, em que a tecnologia facilita as atividades cotidianas.

Desse modo, ela contribui significativamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas, justamente por facilitar o aperfeiçoamento da população em seus conhecimentos.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), ensino à distância é “a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação”, como a plataforma EaD.

Essa modalidade de ensino foi regulamenta pela Lei n.º 9.394/1996, que em seu artigo 80, define:

O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino à distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”.

Posteriormente, o decreto 9.057/2017 estabeleceu diretrizes e bases para a educação a distância, definida no Art. 1.º como “a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos”.

Essa modalidade de ensino surgiu para atender diferentes necessidades sociais, primeiramente, ofereceu acesso à educação para a população localizada longe de centros urbanos, com poucas escolas.

Mais recentemente, atende ao estilo de vida dos grandes centros urbanos, que disponibiliza menos tempo para dedicar a educação, tonando o ensino à distância uma alternativa que facilita a realização de cursos online em plataforma EaD.

Além disso, atualmente existem diferentes cursos na modalidade a distância, não somente os formais, qualquer conhecimento pode ser compartilhado em cursos livres em plataformas EaD.

Isso torna a educação mais autônoma e eficaz, uma vez que os estudantes precisam de participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, entendem que depende do próprio comprometimento a aquisição do conhecimento.

Desse modo, o ensino à distância desencadeou uma transformação na educação, rompendo com o modelo tradicional e se aproximando da realidade atual, ampliando o acesso a diferentes cursos e públicos.

Isso ampliou a disseminação de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para tornar o mundo melhor, e a plataforma EaD é um recurso tecnológico que oferece ferramentas para tornar o ensino e aprendizagem eficaz nessa modalidade.

Entre as ferramentas disponibilizadas estão:

  • Videoaulas ao vivo;
  • Videoaulas gravadas;
  • Sugestões de leituras de blogs e outros artigos na internet;
  • Disponibilização de materiais de apoio, como e-books e audiobooks, PDFs e slides criados pelo professor;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Convidar um palestrante ligado ao tema;
  • Exercícios online;
  • Lista de exercícios para entregar por e-mail ou pela própria plataforma;
  • Chats para tirar dúvidas;
  • Avaliações online.

Benefícios da plataforma EaD para o ensino à distância

Os diversos benefícios que a plataforma EaD oferece para o ensino à distância, promove a aquisição de conhecimento e amplia o acesso à educação, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade.

  • Flexibilidade: podem realizar o curso em qualquer lugar, com horários que atendem suas necessidades e menor carga horária, sem comprometer a rotina;
  • Menor custo: por serem realizados online e terem curta duração, costumam ser mais acessíveis financeiramente, o que motiva sua realização;
  • Autonomia: o próprio aluno decide quando ler o material ou as aulas gravadas, por exemplo;
  • Praticidade: não precisa realizar processo seletivo e sair de casa para fazer o curso;
  • Não requer comprovação de escolaridade: qualquer pessoa pode fazer os cursos EaD, não precisa ter ensino superior, por exemplo, para aprender na modalidade livre sobre contabilidade;
  • Agrega o currículo: para quem não tem condições de realizar um curso técnico, por exemplo, ter concluído um curso EaD na área de interesse faz a diferença.
  • Incentiva o aprendizado: permite que os alunos sejam ensinados conforme a necessidade e o seu próprio tempo. O uso da ferramenta incentiva o autoaprendizado.

Além dos cursos formais que o ensino à distância possibilita, como a graduação, existem diversos cursos livres que abordam diferentes áreas do conhecimento, que capacitam profissionais a atuarem no mercado de trabalho ou utilizarem para benefício pessoal.

Os cursos livres tem como foco a aquisição de conhecimentos e habilidades, pessoais e profissionais, de forma simplificada, pois costumam ser de curta ou média duração e na modalidade de ensino EaD.

Um dos principais objetivos dos cursos EaD é ampliar a qualificação dos profissionais para o mundo do trabalho, a partir do desenvolvimento de competências e de habilidades, sem precisar realizar uma graduação ou curso técnico. É um curso mais específico, para atender uma necessidade profissional pontual.

A busca por cursos EaD também se dá para adquirir habilidades pessoais, como aprender a fotografar, cozinhar, meditar, auto maquiagem, libras, projetos sociais, entre outros.

Vale ressaltar que os cursos livres são uma modalidade de educação não-formal, ou seja, não são regulamentados pelo MEC, mas estão previstos e autorizados em lei pelo Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004).

Entretanto, são considerados cursos de capacitação, atualização e extensão, bastante valiosos para agregar o currículo e desenvolver-se pessoal e profissionalmente.

De modo geral, a educação tem o objetivo de disseminar conhecimentos que contribuem com a evolução e desenvolvimento das pessoas e da sociedade, partindo do princípio que aprender agrega a vida humana.

___________________________________________________________________

Para oferecer seu curso online e contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, bem como com a transformação do mundo por meio da educação, conheça a eadSimples, uma plataforma EaD que oferece as ferramentas ideais para o ensino à distância.

Ela permite customizar o seu curso EaD, além disso, funciona como site, loja, canal de atendimento, sala de aula ao vivo e vídeos.

Sua missão é prover soluções tecnológicas educacionais inovadoras para o aprimoramento do conhecimento humano e fortalecimento do capital intelectual das pessoas e organizações, onde quer que estejam, gerando níveis de rentabilidade satisfatórios para os consumidores e acionistas.

Hospede seu curso EaD na eadSimples! Clique aqui e saiba mais!

Independente da modalidade de ensino, o conhecimento é o mais importante! Ter a liberdade para compartilhar conhecimento e contribuir com o crescimento pessoal e profissional das pessoas, é o principal objetivo dos cursos EaD!A educação pode transformar o mundo.

 

Artigos Relacionados