Blog

Como vender um curso online de sucesso

Como vender um curso online de sucesso

Um curso online é um produto digital que fornece conhecimento sobre um assunto específico e permite ao aluno aprender em seu próprio ritmo – com alta eficácia devido a interação online e flexibilidade. Idealizar e vender um curso online de sucesso pode ser complicado, mas com as ferramentas certas torna-se possível!

Os pilares do êxito na venda de cursos online são: marketing (captação de clientes), conversão (transformar leeds em monetização) e seleção (manutenção/fidelização de alunos).

Destes três, o marketing é considerado um dos principais fundamentos, justamente porque é responsável pelo resultado de alto impacto no projeto de ensino à distância. 

 

Mas antes de pensar no marketing, é indispensável criar uma página e hospedá-la em uma plataforma de ensino a distância. Caso contrário, o cliente chegará à página através das estratégias que você aprenderá neste post, mas não se converterá.

 

Maneiras de vender cursos online

No ambiente digital, as vendas vêm de estratégias de marketing digital. Com isso, é necessário utilizar métodos para chegar na etapa final, ou seja, a venda do curso online. Algumas das maneiras mais utilizadas para isso, são:

  1. Investir no tráfego pago – Para obter resultados positivos e vender um curso online de sucesso, pode-se utilizar estratégias de um planejamento pago para alavancar as vendas de tal produto.
  2. Criar uma lista de emails e gerar tráfego com o marketing de conteúdo – A ideia é que através desta lista de contatos, possa alcançar as pessoas interessadas e apresentar seu produto mais facilmente.

 

Tráfego pago

A parte mais importante do seu negócio é o funil de vendas, ou seja, sem um funil, não há vendas, portanto, não terá lucros. Mas, o que isso quer dizer? Para o tráfego pago funcionar é preciso acertar o público-alvo, o que requer estudo do cliente em potencial, em seus interesses e também em seu poder aquisitivo.

Embora requeira investimento, o tráfego pago é uma estratégia muito utilizada para vendas e conversão. Também é de grande importância para que o anúncio seja bem sucedido, a definição de palavras-chave mais procuradas pelo público-alvo, assim o anúncio é focado apenas nas pessoas que realmente estão interessadas, portanto, mais propensas a comprar.

O público pode ser alcançado nas plataformas: Google Ads, Facebook Ads, YouTube, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Native Ads e entre outros meios.

Além de ser uma estratégia eficaz para captação de clientes e consequentemente vender um curso online de sucesso, também é necessário alinhar com outros métodos para ajudar a estruturar e melhorar a transmissão de maneira orgânica.

 

Email Marketing

O email marketing não se trata apenas de enviar emails em massa para uma lista de pessoas, significa estabelecer um relacionamento com cada um deles e assim torná-los clientes potenciais a longo prazo.

Essa é uma das estratégias do marketing digital que, quando bem executada, gera um enorme retorno no alcance de pessoas. Além do principal intuito ser a comunicação com cada destinatário, geralmente é realizado usando ferramentas de automação com custo mais acessível que o tráfego pago.

Hoje, 4 bilhões de usuários de email existem, e este número deve crescer para 4,5 bilhões até 2024. Já nas redes sociais, estima-se que 3,8 bilhões de pessoas possuem contas ativas. Portanto, não é surpresa que o email marketing tenha tido um desempenho superior há muitos anos, e ajude a construir um forte relacionamento com seu público.

 

Para começar o email marketing, algumas dicas são essenciais para ter vender um curso online de sucesso:

  1. Identifique e segmente seu público;
  2. Construa uma lista de emails;
  3. Escolha uma plataforma/ferramenta de email marketing (para automação);
  4. Crie ofertas envolventes;
  5. Analise as medições de desempenho.

 

Não se esqueça, para vender um curso online de sucesso é necessário possuir um produto de qualidade, com conteúdo relevante e estar hospedado em uma plataforma qualificada do mercado.

Agora que você já sabe como vender um curso online de sucesso, que tal hospedar seu curso na plataforma eadSimples? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados