Blog

Plataforma EAD e WordPress: Qual a relação entre as ferramentas?

Plataforma EAD e Wordpress: Qual a relação entre as ferramentas?

Atualmente há diversos sistemas que suprem muito bem o universo do ensino à distância, mas a junção entre a plataforma EAD e WordPress passaram a ser muito utilizadas devido a dois pontos cruciais, a vasta possibilidade de personalização e as infinitas extensões. 

O WordPress, sistemas de gerenciamento de conteúdo, foi concebido como uma plataforma de publicação de artigos em blogs com design simples. Entretanto, com o tempo, esta ferramenta evoluiu e tornou-se um dos sistemas mais utilizados na internet.

Em média, 60 milhões de usuários utilizam a plataforma, devido a sua facilidade de uso, flexibilidade e alcance em websites, blogs e comércio eletrônico. Além disso, sendo um programa de código aberto, facilita o desenvolvimento de plugins e melhorias em suas características.

Para quem está iniciando no mundo EAD, uma dica é buscar por alternativas de sistema e-learning mais econômicas para iniciar o curso online a distância. Neste artigo iremos destacar algumas dicas de como estruturar cursos online usando o WordPress e quais são as vantagens de usar essa ferramenta.

 

Estruturar e definir o curso EAD

O WordPress oferece uma série de especificidades que o tornam ideal para o desenvolvimento de sistemas EAD. Uma das principais razões é que possui um editor de conteúdo muito fácil de usar. 

A interface facilita a customização, permitindo adicionar imagens e elementos de texto em diferentes níveis de detalhe, além de utilizar recursos multimídia, como arquivos de áudio e vídeo.

Existem vários modelos pré-desenvolvidos que podem ser utilizados – acelerando o processo de criação, facilitando a personalização e eliminando a necessidade de criar tudo do zero.

 

Entretanto, este processo não pode ser feito sem planejamento. Em outras palavras, antes de implementar o sistema de ensino à distância com WordPress, é necessário planejar o conteúdo de seu sistema EAD. Para isso, os primeiros passos a serem dados são:

  • Estruturar a meta e objetivo do curso;
  • Definir o público-alvo: Para quem o curso é destinado? Precisa ter conhecimento prévio para este curso? Quem são meus concorrentes?
  • Determinar o material do curso, como: o conteúdo programático, número de aulas, plano de aula, entre outros;
  • Quais formatos de conteúdo serão utilizados? Vídeos, áudios, textos, questionários, fóruns ou jogos?
  • Definir se o curso será pago ou gratuito e considerar se será necessário contar com uma empresa de cartão de crédito/débito, emissão de boletos e plugins extras.

 

Plugins essenciais para a plataforma EAD

Learning Management System ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS), é o nome dado ao sistema que abriga o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ele fornece os recursos necessários para tornar o conteúdo EAD disponível, como aulas, avaliações e outros materiais didáticos.

E para que sua plataforma EAD funcione plenamente no WordPress, é necessário que o LMS esteja em formato “plugin”. 

Mas o que é um plugin? Um plugin, por sua vez, é uma espécie de “anexo” ao sistema, que pode ser instalado e incorporado conforme a necessidade.

 

Alguns dos melhores plugins LMS para instalar em seu wordpress: LearnDash, Lifter LMS, LearnPress, Tutor LMS, Sensei, WP Courseware, Good LMS, Namaste! LMS e MasterStudy LMS.

 

Quais são as vantagens de usar o WordPress?

Além de estar disponível gratuitamente, o WordPress possui várias características que simplificam a construção do sistema EAD.

  • Controlar a gestão de estudantes para saber quantas pessoas estão inscritas nos cursos e receber pagamentos com base nas inscrições (caso seja um curso pago).
  • Conteúdo do gotejamento para revelar lentamente alguns materiais do curso à medida que os alunos progridem.
  • Recursos de discussão como fóruns ou comentários para permitir que os alunos interajam uns com os outros.
  • Testes para que os estudantes avaliem quanto absorveram do material estudado.
  • E-mails automatizados para aumentar os incentivos, dando aos estudantes uma maneira tangível de ver como estão progredindo.
  • Gamificação e certificados são utilizadas como forma de incentivo quando determinada atividade é completa ou um curso é concluído. 

Assim, a plataforma EAD aliada ao WordPress permite criar um site de qualidade com um bom SEO – além de todas as necessidades do EAD atendidas devido a ampla gama de plugins e extensões.

 

A eadSimples é uma plataforma de ensino a distância completa  utilizada por instituições de educação e empresas para universidades corporativas. Desde 2014 desenvolvendo tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados