Blog

Habilidades essenciais para ter êxito no século da internet

Habilidades essenciais para ter êxito no século da internet

Estamos preparados para enfrentar o futuro? Embora muitos pensem que estão prontos, ainda há milhões de pessoas que precisam desenvolver habilidades essenciais (soft skills) para se adaptar à era da Internet nos próximos anos. Estamos falando de tecnologia e seu impacto na sociedade!

A Internet revolucionou muitas esferas, desde como viajamos até como encontramos informações online. O mundo está mudando, sendo assim, temos que adaptar-se a novas demandas.

No âmbito profissional, as expertises serão mais exigidas do que um bom desempenho acadêmico, por exemplo.

 

Neste artigo vamos falar sobre algumas habilidades essenciais que você deve aprimorar, mediante a um treinamento corporativo, se quiser ter sucesso no futuro da tecnologia.

 

Quais são essas habilidades profissionais?

É importante lembrar que não existe uma receita única para o sucesso. Não há “fórmula mágica” que possa ser aplicada em todos os casos, mas é possível dizer que uma empresa precisa de profissionais dedicados que possuíam habilidades, como:

 

Flexibilidade

Uma das maiores habilidades essenciais do século XXI é a flexibilidade. A forma de trabalhar se desenvolveu, e muitas empresas já aderiram ao home office, para reduzir custos e deixar seus funcionários trabalharem nos momentos em que são mais produtivos.

Mas isto requer muita disciplina, pois separar o profissional da vida doméstica pode ser muito difícil! É necessário aprender como separar o escritório (trabalho) da sala de estar (descanso) de forma muito madura.

Um treinamento adequado deve ter constantemente atualizado para quem trabalha apenas no online, para isso, universidades corporativas EAD são fundamentais nesta etapa.

 

Criatividade 

As competições nos trabalhos do futuro não se tratam apenas de quem tem mais habilidades, mas de quem tem as melhores habilidades. 

Todos querem ser criativos, mas nem todos sabem como. Mas o que é criatividade? É a capacidade de gerar ideias e encontrar novas maneiras de resolver problemas, o que pode resultar na criação de algo novo e útil. 

A criatividade não é um dom, ou seja, a criatividade não foi separada apenas para artistas e pessoas extrovertidas. Ela pode ser treinada e desenvolvida por todas as pessoas. 

Quem se sobressai são os profissionais que sabem como experimentar cada oportunidade, como por exemplo, saber mostrar e encontrar soluções criativas que ajudem as empresas.

 

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma capacidade extremamente importante, mais ainda quando se trata de um ambiente em que as pessoas não estão fisicamente presentes para verbalizar.

A Internet ao mesmo tempo pode conectar milhões de pessoas e nos permite interagir de outras maneiras. Então saber lidar com as pontes de comunicação entre estes profissionais deve ser levado a sério, para que o resultado seja positivo, assim como em um ambiente de trabalho presencial.

 

Liderança

A liderança é uma competência que pode ser aprendida e aperfeiçoada. O importante é não ter medo de cometer erros, pois eles são parte do processo de aprendizagem.

Por mais que você não goste da ideia de ser um líder neste momento, tenha em mente que esta habilidade é extremamente importante para o desenvolvimento profissional em qualquer área. Afinal, você será capaz de administrar pessoas e situações com mais agilidade, assim como participar e contribuir ativamente com suas ideias no trabalho.

Este profissional deve ter a capacidade de analisar o todo para propor propostas de desenvolvimento, acompanhar o progresso de colegas e oferecer ajuda quando necessário.

 

Além dessas, outras habilidades são essenciais para qualquer profissional ter sucesso em sua área de atuação, como: saber negociar, ter responsabilidade e proatividade. Por isso, é primordial que empresas adquiram plataformas corporativa de ensino à distancia, para melhorarem a excelência nos treinamentos.

A capacidade de saber adaptar-se, neste século, é fundamental para evitar a desatualização – as soft skills são as melhores habilidades para liberar-se da limitação!

 

Gostou do nosso conteúdo? A eadSimples é melhor plataforma de ensino a distância utilizada por instituições de educação e empresas para universidades corporativas. Desde 2014 desenvolvendo tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados