Blog

Plataforma EaD para instituições religiosas

Plataforma-ead-para-instituicoes-religiosas

A plataforma EaD para instituições religiosas permite o ensino à distância das práticas de diferentes crenças. No Brasil, existem milhares de praticantes de diversas religiões, que frequentam instituições regularmente, entretanto, a rotina agitada da sociedade contemporânea, faz com que muitas pessoas não consigam participar presencialmente.

Nesse cenário, a plataforma EaD para instituições religiosas, permite realizar diferentes atividades que envolvem suas práticas a distância, ampliando o alcance para mais fiéis.

No post de hoje, vamos te mostrar como as instituições religiosas podem se beneficiar do ensino à distância e qual a melhor plataforma EaD. 

Como a plataforma EaD para instituições religiosas funciona?

A plataforma EaD para instituições religiosas, permite celebrar cultos e rituais online, oferecer cursos, ensino à distância sobre os princípios e práticas de cada crença, acessar livros digitais, participar de fóruns, ser usada como site, entre outros. 

O ensino à distância serve para complementar as práticas presenciais e ser uma alternativa para quem não pode comparecer à instituição, pode ser utilizadas no sistema híbrido também, visto que as relações e atividades presenciais não podem ser totalmente substituídas.

A plataforma EaD para instituições religiosas oferece ferramentas para hospedar cursos online, realizar transmissões ao vivo, disponibilizar materiais digitais, criar fóruns de discussão, entre outros.

Conheça como a plataforma EaD para instituições religiosas pode contribuir com as diferentes crenças e filosofias:

Plataforma EaD para Igreja Católica

A Igreja Católica tem como princípio religioso o cristianismo e suas práticas, baseadas na Bíblia Sagrada, realiza missas, catequese, pastoral da criança, cursos para noivos, padrinhos, coroinhas, ministros, capelania, canto e litúrgicos. Essas práticas são exemplos que podem ser realizadas na modalidade online na plataforma EaD para instituições religiosas, da seguinte maneira:

  • Missas: transmissão ao vivo da celebração realizada na igreja, para que os fiéis que não podem participar presencialmente, podem ficar gravadas e assistidas em outro momento;
  • Catequese: curso online para ensino à distância das doutrinas cristãs de origem católica;
  • Curso para noivos: padres e sacerdotes ensinam online sobre o sacramento do casamento e ajudam os noivos a ressaltar o amor envolvido;
  • Curso para padrinhos: capacita online pessoas para batizar uma criança com os princípios cristãos;
  • Curso para coroinhas: ensina online as práticas para auxiliar o padre nas missas;
  • Curso para capelania: capacita online os fiéis a realizar atividades de capelania, como visita a pessoas enfermas e necessitadas para oferecer suporte espiritual;
  • Curso de canto: aulas online para ensinar os fiéis a participar do grupo de louvor da igreja e cantar nas celebrações;
  • Curso para ministro: capacita os fiéis convocados a atuar como ministros na igreja para apoiar o trabalho de padres e sacerdotes;
  • Curso de liturgia: oferece ensinamentos online sobre as práticas católicas;
  • Curso pastoral da criança: capacita online os membros da igreja para servir como voluntários na comunidade e ajudar crianças com necessidades.

Plataforma EaD para Igreja Evangélica

A Igreja Evangélica tem como doutrina o cristianismo protestante, com diferentes denominações aborda as práticas cristãs baseadas na Bíblia. A religião é praticada em diferentes atividades, que podem ser realizadas também na plataforma EaD para instituições religiosas, entre elas:

  • Cultos: celebração que realiza adoração a Deus e apresenta ensinamentos da Bíblia através de sermões, podem ser acompanhados a distância com transmissão online, além disso, podem ficar gravados e assistidos em outro momento;
  • Escola Bíblica Dominical (EBD): aulas online sobre os princípios cristãos;
  • Discipulado: encontro online realizado periodicamente, em que membros da igreja recebem orientação espiritual para seguir a religião e praticar a fé, apoiados por membros mais experientes;
  • Curso de batismo: curso online com ensinamentos e orientações para pessoas que desejam ser batizadas na Igreja Evangélica;
  • Curso de noivos: preparação online para casais, com palestras e orientações pautadas nos princípios cristãos do casamento;
  • Curso de formação de pastores: capacitação online para membros da igreja se tornarem pastores;
  • Curso de liderança: capacitação online para membros da igreja liderar grupos de fiéis e acompanhar seu desenvolvimento espiritual, dando suporte aos pastores;
  • Curso de Teologia: formação online para fiéis interessados a aprender de maneira mais aprofundada a bíblia.

Plataforma EaD para Terreiro de Umbanda

A Umbanda é uma religião monoteísta, que crê em orixás e entidades, que juntos guiam os fiéis no caminho da espiritualidade, na busca por luz, caridade e amor. Mescla elementos do candomblé, espiritismo, cristianismo e também tem Jesus como referência espiritual.

No terreiro de umbanda são realizadas cerimônias conhecidas como “passe”, que consiste em reorganizar o campo energético astral do fiel, com a ajuda de uma entidade espiritual. São feitas também celebrações e cerimonias, em que um sacerdote ensina as doutrinas aos discípulos. Além disso, existem diversas outras práticas, algumas delas podem ser realizadas em plataforma EaD para instituições religiosas:

  • Teologia da Umbanda: cursos online que ensinam sobre a doutrina e suas práticas para pessoas interessadas em seguir a religião;
  • Rituais: realizar rituais e ensiná-los online;
  • Cursos de canto: oferece aprendizagem online de instrumentos e músicas tradicionais da umbanda, utilizados em suas cerimônias;
  • Oferendas: curso online que ensina o significado dessas práticas e como fazê-las;
  • Práticas de magia: curso online que ensina a fazer magia, prática bastante comum na umbanda;
  • Treinamentos diversos: ministrados por sacerdotes experientes, oferecem cursos online para ensinar diversas práticas da umbanda.

Plataforma EaD para Templo Budista

O Budismo é uma doutrina filosófica não teísta, mas explora a espiritualidade através do processo de iluminação, guiado pelos ensinamentos de Siddhārtha Gautama (Buda). Entre suas práticas, as que podem ser realizadas em plataforma EaD para instituições religiosas, estão:

  • Aulas de yoga: disciplina física de exercícios, bastante praticada no budismo, que pretende unificar corpo, mente e espírito, pode ser ensinada em aulas online;
  • Meditação guiada: processo pelo qual um ou mais participantes meditam em resposta à orientação fornecida por um professor treinado, pode também ser feita online;
  • Aulas de sutras: ensinamentos de Buda sobre as práticas para alcançar a iluminação, com os princípios do budismo;
  • Curso sobre purificação do corpo: os maus hábitos de alimentação, vícios e sedentarismo, interferem em nosso estado mental e espiritual, portanto, cuidar do corpo é fundamental para alcançar a iluminação;
  • Videoaulas de mantras: ferramentas que ajudam a acalmar a mente e aprofundar a compreensão, disponibilizadas por uma sequência de vídeos online na plataforma.

Benefícios da plataforma EaD para instituições religiosas

Oferecer cursos online para os fiéis e praticantes da crença ou filosofia, amplia o conhecimento sobre a religião, ajuda a seguir seus princípios e desenvolver sua espiritualidade com maior orientação e autonomia, pois podem acessar os conteúdos a qualquer horário e lugar, quantas vezes sentir vontade.

Ter uma plataforma EaD para instituições religiosas aproxima as pessoas da religião e da espiritualidade, contribuindo com a melhora da qualidade de vida, visto que são pilares da vida humana.

Os praticantes sentem-se amparados por terem diferentes possibilidades de estarem integrados e participando da instituição mesmo a distância, pois funciona como uma igreja online, por exemplo.

Ajuda também a alcançar mais fiéis, pois conhecem a instituição religiosa pela internet, acessam os conteúdos na plataforma EaD e desperta o interesse em frequentar presencialmente.

Criar um fórum para conversas, tirar dúvidas e discussão sobre os assuntos da religião, promove a interação e aproxima os membros, permite que mais pessoas se conheçam e ajuda a integrar os novos participantes.

Além disso, os cursos e conteúdos disponibilizados na plataforma EaD permitem capacitar membros para atuar nos trabalhos realizados pela instituição, contribuindo com o seu desenvolvimento.

Ter uma plataforma EaD para instituições religiosas, permite criar uma página personalizada, conforme as necessidades de cada igreja ou templo, tornando um ambiente virtual para os fiéis e praticantes.

Para ter todos esses benefícios, sua instituição religiosa precisa escolher a melhor plataforma EaD, com ferramentas que ofereçam todas essas possibilidades com qualidade e segurança, para uma boa experiência aos usuários.

Qual a melhor plataforma EaD para instituições religiosas?

A eadSimples é a melhor plataforma EaD para instituições religiosas, pois oferece ferramentas que permitem personalizar o próprio site, hospedar e vender cursos online, realizar transmissões ao vivo, ambiente virtual de aprendizagem, opções de pagamento e muito mais!

Desde 2008, a eadSimples desenvolve tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino à distância. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Como a melhor plataforma EaD para instituições religiosas, emite certificados personalizados dos cursos online, totalmente conforme a arte gráfica fornecida por sua instituição.

A eadSimples também possui diferencial em segurança, pois permite ao administrador monitorar os acessos e garantir que apenas usuários matriculados possam acessar a plataforma.

Oferecemos suporte técnico facilitado, com atendimento humanizado, disponibilizamos o contato direto via WhatsApp com a equipe de suporte técnico ou comercial.

Existem diferentes planos, entre pré-pagos e pós-pagos, que atendem a necessidade da sua instituição religiosa. Temos a opção também de inscrição gratuita para os membros.

A eadSimples busca uma sociedade mais justa e igualitária pela vivência dos nossos valores, pela inclusão profissional e social, pela proteção do meio ambiente, pelo desenvolvimento de soluções aos principais desafios da atualidade e faremos tudo isso com nosso ecossistema de parceiros e clientes.

Mais do que uma empresa de tecnologia, inovação ou soluções digitais, a eadSimples é uma empresa de pessoas para pessoas e tem nelas o foco de seus trabalhos e por elas o desejo de crescer e se reinventar.

  • Colaboramos com nosso ecossistema para inovar e incluir.
  • Acreditamos nos nossos valores e temos pessoas comprometidas.
  • Usamos nossa expertise a serviço de transformações positivas.

Procurando a melhor plataforma EaD para instituições religiosas? Agora você já sabe que é a eadSimples! Experimente grátis, clicando aqui.

Artigos Relacionados