Blog

O que é necessário para ser um professor EAD?

O que é necessário para ser um professor EAD

O sistema educacional está se adaptando cada vez mais ao mundo tecnológico, devido à disseminação de escolas e universidades de ensino à distância. E por este motivo, o conhecimento não deve ser privado apenas ao ensino presencial. 

O cenário EAD é uma ótima oportunidade para professores que gostam de flexibilidade mas ainda querem continuar em sua rotina de aulas físicas nas instituições.

Se você já tem uma carreira na área da educação, certamente possui uma boa base de conhecimentos e didática, então apenas falta transferir seu método de ensino para uma plataforma de ensino à distância.

Este post irá ampliar sua visão e esclarecer dúvidas para você se tornar um professor EAD de sucesso.

 

O que um professor EAD faz?

O professor de ensino à distância é o encarregado no processo de ensino/aprendizagem e responsável em orientar, aconselhar e ajudar o aluno de forma online.

Ser um professor EAD não se trata apenas de ensinar os alunos – é necessário estar sempre atualizado para que as informações ensinadas não sejam obsoletas.

Assim, este profissional busca maneiras de transmitir conhecimento, além de aprender novos métodos de desenvolvimento dos estudantes dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – ambiente virtual projetado para ajudar professores e tutores a gerenciar materiais, tarefas e atividades para seus alunos e também gerenciar o processo de coordenação de ensino do curso EAD.

E para isso, é necessário estudar o ambiente de aprendizagem digital e saber como utilizá-lo da melhor maneira possível.

 

Plataforma de ensino EAD

Cada instituição possui uma plataforma digital que facilita as atividades online, pois com ela são feitos os agendamentos de aulas, compartilhamento de conteúdo, apresentação das atividades, comunicação com os alunos e o monitoramento de desempenho.

O uso desta ferramenta é essencial para o ensino à distância. Por esta razão, professores e tutores têm que estar familiarizados para que possam tornar o trabalho mais agradável e fácil.

Lembrando, que além do domínio da matéria a ser ensinada, é necessário ter proximidade com a tecnologia e estar confortável com computadores e câmeras.

 

Conheça a melhor plataforma EAD, com planos mensais gratuito e com planos pagos a partir de R$49,90. Clique aqui para saber mais!

 

Adaptação

A adaptação é outra característica muito importante para o professor EAD. Aqueles que estão acostumados a ensinar em uma sala de aula precisam se adaptar a metodologia de ensino virtual.

No ensino tradicional, o professor tem um papel muito ativo na aprendizagem, enquanto os alunos assumem um comportamento mais passivo. No ensino à distância, acontece exatamente o contrário e os alunos estão no controle.

Pois, são eles que decidem onde, a que horas e a que velocidade irão assistir às aulas, tornando-se os protagonistas de seu próprio aprendizado. 

Por este motivo, é essencial remanejar-se e entender a melhor maneira de ensino para que não se torne cansativo. 

 

As principais tarefas de um professor EAD incluem:

  • Planejar a metodologia e atividades para as aulas realizadas através da internet;
  • Desenvolver habilidades que ajudem os alunos a atingir seus objetivos pessoais de aprendizagem;
  • Criar metas para avaliar o desempenho dos alunos em cada aula;
  • Fornecer feedback de desempenho sobre as tarefas e avaliações dos alunos;
  • Manter o registro de progresso de cada aluno sempre atualizado;
  • Dar apoio e assistência aos alunos de forma online, como em chats e salas de discussão;
  • Promover a interação com outros professores e tutores.

Este método de ensino está ganhando cada vez mais espaço no meio educacional, devido a sua interatividade e eficácia. Se você ficou interessado, entre em nosso site e conheça sobre os benefícios da plataforma de ensino eadSimples.

 

Artigos Relacionados