Blog

A educação autônoma no mundo EAD

A educação autônoma no mundo EAD

No mundo da inovação educacional, a tendência está cada vez mais em direção à autonomia do aluno. E o que isso quer dizer? A EAD veio como uma alternativa para facilitar a inclusão na educação e acabou trazendo alguns benefícios ao método de aprendizagem.

Esta alternativa promoveu a autossuficiência do estudante, graças à internet e plataformas digitais, em que o aluno pode acessar materiais de estudo quando quiser e consequentemente estudar por conta própria.

 

O que é aprendizado autônomo?

Estamos imersos em um mundo cheio de informações, em que temos acesso a tudo. Desta forma é possível aprender por conta própria.

A educação autônoma, ou seja, o processo de aprendizado em que o estudante faz de modo independente é um facilitador para quem cursa EAD.

Por mais que haja a mediação da tecnologia e do professor, o estudante consegue ser o principal agente de transformação e capaz de se conscientizar com a responsabilidade de seu próprio aprendizado.

E para isso é necessário ter alguns atributos, como: ser proativo, ser responsável, ter organização e vontade de aprender.

 

Como ter sucesso no aprendizado autônomo

É comum imaginar que na educação autônoma o estudante é uma pessoa que busca o conhecimento de forma solitária. Entretanto, esta ideia é errônea!

É possível que o estudante tenha um aprendizado de forma colaborativa. Quando o estudante compartilha seus conhecimentos e experiências com outros estudantes, o ato de aprender se torna mais fácil, apresentando outros pontos de vista que contribuem para o processo de aprendizado.

Selecionamos algumas dicas para ter êxito no aprendizado autônomo na educação à distância:

  • Planejamento e organização são características essenciais para um estudo eficaz e conseguir gerenciar o tempo de forma eficaz. Quando não há planejamento, geralmente ocorre o ato de postergar o que poderia ser feito hoje.
  • O estudante deve valorizar o aprendizado e seus benefícios. A motivação tem uma relação direta com a percepção do indivíduo para atingir seus objetivos.
  • É necessário que o aluno desenvolva a capacidade de ter autonomia, ou seja, aprender com a experiência e realizar a autogestão.
  • O estudante deve seguir estratégias que sejam dirigidas às suas necessidades e estilos de aprendizagem.
  • É importante que os objetivos de aprendizagem sejam claros e atingíveis, com foco no domínio e não apenas no desempenho.
  • Quando necessário, é essencial saber quando pedir auxílio ao tutor ou professor.

 

A Plataforma eadSimples, está a mais de oito anos no mercado, ajudando a desenvolver tecnologia de qualidade para disseminar a educação a distância. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados