Blog

Saiba a importância do curso ser reconhecido pelo MEC

Saiba a importância do curso ser reconhecido pelo MEC

Vários aspectos devem ser levados em consideração para escolher onde cursar a sua graduação. Antes de avaliar o preço, a localização e referências é necessário verificar se a instituição tem seus cursos reconhecidos perante o Ministério da Educação (MEC).

O reconhecimento do curso superior pelo MEC é responsável por validar e monitorar as instituições de ensino, checar devidamente as suas informações, título e suas metodologias.

 

Uma instituição reconhecida conta com:

Qualidade ensino – Classificação dos cursos de acordo com o nível de preparação que eles oferecem aos estudantes, levando em conta diversos critérios. Esse método de avaliação é fundamental para acertar na instituição escolhida, quanto maior a nota melhor classificada!

Corpo docente – Docentes especializados e com experiência é o que MEC analisa para qualificação dos professores na estrutura da faculdade.

Notas atribuídas aos cursos – Além da regulação geral da instituição, o Ministério da Educação atribui notas para cada curso. Levando em consideração: as instalações, a equipe, os recursos pedagógicos e o desempenho dos estudantes – Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Um curso/instituição reconhecido é o caminho para que sua formação seja oficializada e garanta o título para o qual estudou, caso contrário o aluno corre o risco de receber um diploma que não terá validade.

 

Como verificar se o curso é reconhecido pelo MEC

O site do e-MEC é a fonte mais confiável para obter essa informação, além da consulta ser gratuita. Basta acessar o site e clicar na aba “consulta avançada”, após isso é só colocar o nome ou sigla da instituição e finalizar com o curso que deseja pesquisar. Se estiver registrado “em atividade”, significa que o curso EAD ou presencial é reconhecido pelo MEC.

 

Que tal hospedar seu curso na plataforma eadSimples? Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição!

Artigos Relacionados