Blog

O Moodle é gratuito?

moodle-gratuito

O Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem e plataforma de ensino à distância, possui acesso livre e oferece ambientes personalizados de aprendizado para os alunos.

Esse tipo de ferramenta possibilita aos professores criar disciplinas online, compartilhar conteúdos (vídeos/áudio/texto), montar fóruns, chats, avaliações, receber trabalhos dos alunos, criar wikis e toda tipo de compartilhamento de conhecimento online. A princípio, a plataforma é open source e regida pela licença GNU, mas será mesmo que não tem nenhum custo?

Você deseja começar a trabalhar com essa plataforma? Então será necessário ter um computador à disposição, configurar conforme a quantidade de usuários assistindo às aulas e um link de internet com velocidade alta de upload.

Outra opção para utilizar o Moodle é instalar o servidor em casa e contratar uma máquina virtual em um datacenter, isso tornará mais vantajoso o uso da plataforma e reduzirá o valor gasto mensalmente com internet. 

Após decidir o local onde será executado o serviço, basta instalar os pré-requisitos básicos: Apache, Mysql e PHP. 

É recomendado ter um gerenciador de bancos de dados para otimizar a plataforma, caso opte pelo MySQL, utilize o PHPMyAdmin. Você também pode contratar uma máquina virtual em um datacenter, mas terá que instalar uma ferramenta de FTP local, como o Filezilla, para subir seus arquivos para o servidor e um servidor de FTP na máquina que irá hospedar. 

Aparentemente não é complicado, mas todo esse processo leva tempo e dinheiro, sendo que é preciso pagar pelos serviços adicionais de instalação e configuração do Moodle. 

Assim como todos os sistemas de gestão de aprendizagem, existem ferramentas de mail gratuitas que usuários comuns podem instalar em casa, mas a manutenção é muito trabalhosa e gera custos, por isso todos preferem utilizar a ferramenta do Google, Yahoo Microsoft e afins.

Considerando tudo isso, será que vale mesmo a pena utilizar a plataforma Moodle?

Se você não é um profissional da área de TI ou não quer gastar para começar seu negócio online e pagar pela manutenção do seu curso ead, é recomendado que contrate uma empresa especializada, que entregue tudo pronto para você.

Na eadSimples é assim! O plano gratuito e os planos pagos entregam tudo pronto para você, é só criar seu curso online. Desenvolvemos tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino desde 2014, com recursos completos para atender diferentes necessidades.

Experimente grátis a eadSimples!

Acompanhe o blog para conferir todas as dicas sobre criar um negócio na área da educação com a nossa plataforma EaD.

Artigos Relacionados