Blog

Quanto ganha um YouTuber?

quanto-ganha-um-youtuber

Quanto ganha um youtuber? Será que vale a pena investir? Este é um questionamento de muitas pessoas, pois a plataforma do Youtube é uma das mais acessadas na atualidade, tal crescimento se dá pela quantidade de conteúdos disponíveis e a facilidade que eles viralizam na Internet. 

Diante desse cenário, se tornar um youtuber tem sido um sonho para aqueles que querem fazer seu nome crescer no mundo digital. Mas fica o questionamento: Youtuber é um mercado promissor?

Devemos considerar, primeiramente, que o Youtube está no top 3 das redes sociais mais acessadas do mundo. O número de usuários da rede social tem registrado cerca de 2,29 bilhões, sendo 105 milhões de usuários ativos entre 18 e 65 anos. Com relação às métricas da presença digital, a plataforma acumula 1 bilhão de canais e 4 bilhões de vídeos vistos diariamente.

Após a pandemia, o número de pessoas que utiliza a esfera digital tem crescido exponencialmente, tal fato se deu pela falta de acesso ao mercado físico e a grande procura por serviços e produtos na internet. Sem poder sair de casa, as pessoas perceberam que a rede é um grande instrumento de trabalho, tendência para o futuro.

Essa crescente onda de influenciadores digitais e produtores de conteúdo pós-pandemia, se deve à possibilidade de monetização de conteúdo na internet. Para quem gostam de produzir conteúdos e gravar vídeos, este é o cenário perfeito para iniciar a carreira de youtuber.

Embora pareça fácil, é preciso criar um canal na plataforma, elaborar um cenário, planejar um roteiro e dedicar seu tempo utilizando a linguagem e os recursos visuais adequados para atingir o público alvo e ter visibilidade.

Além disso, é necessário investir em equipamentos de filmagens e edição para tornar mais profissional seu trabalho como youtuber, mantendo a qualidade do canal e atraindo mais seguidores.

Os Youtubers podem ser considerados marqueteiros digitais, visto que produzem conteúdo de valor e trabalham para captar seguidores, por isso é reconhecido como uma profissão, e nada mais justo do que receber por isto.

Qualquer pessoa podia ganhar dinheiro no Youtube ao monetizar seu canal, mas após o ano de 2017, a plataforma passou por reformas e definiu requisitos para quem deseja investir e lucrar na rede social.

O futuro youtuber precisa ser maior de 18 anos, alcançar um bom desempenho e engajamento no canal, ter no mínimo 1.000 inscritos e apresentar pelo menos 4.000 horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.

Antes de se dedicar à produção de vídeos, a pergunta mais pesquisada é: quanto ganha um Youtuber? O pagamento é feito em dólares e se baseia no cálculo de Custo Por Mil (CPM), ou seja, a cada mil visualizações nos vídeos do canal, o Youtuber ganha em média de 0,25 a 4,50 dólares.

Desse modo, é necessário manter uma rotina de publicações se deseja ganhar dinheiro como Youtuber. Para manter o nível de engajamento elevado, é preciso postar no mínimo 1 vídeo por dia. 

Pode parecer pouco, mas se considerar toda a produção de vídeos, é um trabalho que requer esforço e dedicação, pois nem sempre a criatividade está presente com facilidade.

Com base no número de inscritos no canal e as visualizações de cada vídeo, a monetização tende a sofrer variações devido à base de cálculo do Custo Por Mil (CPM). 

Sendo assim, para calcularmos quanto ganha um Youtuber com 1 milhão de inscritos no canal, há indicadores que rastreiam as estatísticas dos usuários do Youtube e estabelecem a média de ganhos com o canal.

A Social Blade é uma agência que oferece estes indicadores para calcular quanto ganha um Youtuber. Ao analisar um canal com 1 milhão de inscritos e 900 visualizações por vídeos postados na plataforma, o retorno é de 227 a 3.000 dólares. Um ótimo faturamento considerando que o dólar é valorizado no Brasil.

Já um canal com 1,6 milhões de inscritos e com 1,8 milhões de visualizações por vídeos postados, a análise da Social Blade apresenta uma variação da margem de lucro, que é de 362 a 5.800 dólares.

Como podemos ver, a plataforma traz uma possibilidade altíssima de retorno financeiro, desde que o Youtuber invista e trabalhe corretamente, com os requisitos citados acima.

Por ser uma profissão que não exige Ensino Superior, muitas pessoas têm se dedicado ao máximo para trabalhar com o Youtube. Entretanto, para ter sucesso, grande parte dos Youtubers investem na imagem do canal, contratam produtores e gestores, adquirem câmeras profissionais e acessórios de vídeo, além de trabalharem incansavelmente para atingir o maior número de pessoas.

Vale ressaltar que além do investimento técnico, um youtuber deve investir em conhecimento intelectual e estudar o mercado digital, para que o canal esteja atualizado com boas informações e possa ajudar as pessoas com aquilo que elas procuram.

O Youtube tem um universo de possibilidades para os criadores de conteúdos nos mais diversos ramos, dentre os maiores canais do Youtube no Brasil, temos conteúdos voltados para humor, música, jogos e entretenimento.

Mesmo com tantas possibilidades de ganhar dinheiro com o Youtube, ainda existem pessoas com receio de começar, por não saberem a forma correta. Entretanto, com um bom planejamento, um público alvo definido e uma área que desperte o interesse das pessoas, as chances de se destacarem na plataforma digital são grandes.

Por fim, é importante ressaltar que não precisa de muito dinheiro para investir em tecnologia para a plataforma. Muitos influenciadores digitais começaram do zero, apenas com um celular, como foi o caso do humorista Whindersson Nunes, um dos canais mais assistidos do Brasil atualmente.

Agora que você já sabe quanto ganha um youtuber e como o mundo digital tem crescido e oferecido tantas possibilidades, é sua oportunidade de colocar os planos em prática! Criar um canal no Youtube, inovar nos conteúdos e monetizar seus vídeos é uma possibilidade real!

Outra maneira de ter um negócio digital lucrativo, é ministrar cursos online em uma plataforma EaD. A eadSimples é a melhor plataforma EaD do mercado, tanto para escolas, empresas e instituições públicas, quanto para professores.

Conheça a eadSimples e inicie agora mesmo seu negócio online! Solicite acesso grátis!

Artigos Relacionados