Blog

Microlearning e Pílulas de Conhecimento no EaD

Pílulas de Conhecimento e microlearning

A educação tem se transformado em ritmo acelerado, devido aos avanços tecnológicos e o estilo de vida da sociedade atual, as maneiras de ensinar e aprender também mudaram. Nesse cenário, o Microlearning e as Pílulas de Conhecimento, são metodologias que surgiram para otimizar a capacitação de colaboradores e alunos.

Essas metodologias são tendencias na educação, pois trazem mais facilidades ao ensino à distância e atendem o mercado de capacitação online, permite estudar de forma prática e objetiva.

Saiba mais no post de hoje!

O que é Microlearning?

A palavra Microlearning pode ser traduzida como “micro aprendizado”, ou seja, se refere a um tempo reduzido para aprender, cerca de 5 minutos. Essa metodologia trabalha com pequenas sessões de ensino.

O processo de aprendizagem ocorre em atividades rápidas, mas que proporcionam um treinamento sintetizado e eficaz, através de um curso subdividido, ou seja, um assunto é dividido em pequenas etapas.

Não quer dizer que os conteúdos são abordados de maneira superficial, são subdivididos  em pequenos blocos de informação, para ampliar o foco e acelerar o aprendizado com conhecimentos mais objetivos, descartando informações irrelevantes naquele momento. 

Em outras palavras, cada pequeno bloco de informação sintetizado, oferece toda a informação necessária para construir um conhecimento específico por vez. Assim, o aluno aprende por partes no Microlearning, encerra um tópico para iniciar outro.

Se estender muito em um conteúdo, gera mais tempo e requer maior investimento, o que não é produtivo para empresas realizarem seus treinamentos, nem para professores de cursos online.

Essa metodologia torna mais rápido, prático e eficaz um treinamento ou curso, trazendo benefícios para as empresas e seus colaboradores, bem como aos professores EaD e seus alunos.

Por exemplo, considere que uma empresa inclui um novo serviço, ao invés de ensinar seus colaboradores sobre todo o processo, se concentra naquela nova atividade, somente atualizando a lista as atividades a serem executadas.

Onde pode ser utilizado?

  • Onboarding de novos colaboradores ou clientes;
  • Atualização nas políticas de privacidade, segurança, LGPD da empresa, por exemplo;
  • Formação de vendedores para novos produtos ou serviços específicos;
  • Engajamento de colaboradores;
  • Ensinar atividades pontuais;
  • Cursos livres sobre um tema específico;
  • Aquisição de uma habilidade pontual.

O que são Pílulas de conhecimento?

Diferente do Microlearning, são conteúdos completos e independentes, ou seja, assuntos curtos, que não dependem de outras informações, também são de curta duração para aprender.

São focadas em dicas e lembretes para reforçar algum outro conteúdo, aplicadas em forma de exercícios de aprendizagem, vídeos, um feedback ou até mesmo mais informações sobre o tema.

Utilizar as Pílulas de Conhecimento é uma estratégia que otimiza a aprendizagem, pois reforça o conteúdo para o aluno com uma abordagem mais leve e reduzida, sem parecer repetido com o estudo anterior.

Onde são utilizadas?

Empresas

  • Atualização de produtos ou serviços;
  • Ensinar a utilizar uma função avançada de uma plataforma;
  • Novas regras de utilização de um determinado ambiente.

Cursos livres

  • Notificação sobre novos cursos ou módulos;
  • Correção de exercícios ou provas;
  • Mensagens motivacionais e de engajamento;
  • Dicas rápidas de como estudar ou como se preparar em uma prova;
  • Novidades sobre o tema do curso que o aluno faz parte.

Conclusão

Resumindo, o primeiro é uma estratégia de aprendizagem que seleciona um tema e subdivide em pequenos ensinamentos, para facilitar a assimilação dos conteúdos, ou seja, o aluno aprende por partes.

Já o segundo, são pequenos conteúdos abordados de forma independente, ou seja, passam em uma única vez todo o assunto e informação necessária para o colaborador ou aluno.

Concluímos, então, que o Microlearning consiste em diversas Pílulas de Conhecimento.

_________________________________________________________________________

Se você deseja criar seu próprio negócio online na área da educação ou capacitar seus colaboradores com treinamentos a distância, a plataforma eadSimples pode te ajudar! 

Nossa plataforma de ensino à distância oferece todas as ferramentas necessárias para ensinar online. Clique aqui e conheça nossos planos. Se preferir, solicite acesso grátis.

Artigos Relacionados