Blog

O que é LMS?

O que é LMS

LMS é um termo bastante conhecido no ensino à distância, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem virtual, tanto para os professores, quanto para os alunos. Confira no post de hoje tudo sobre o assunto!

LMS: o que é?

LMS é abreviação de Learning Management System, traduzido para o português significa Sistema de Gestão de Aprendizagem.

  • Sistema: plataforma virtual que hospeda cursos online e oferece as ferramentas necessárias para realizar as atividades educativas;
  • Gestão: permite organizar os cursos online, armazenar e compartilhar aulas virtuais, materiais e atividades, incluir alunos e acompanhar o processo de aprendizagem;
  • Aprendizagem: serve para proporcionar aprendizagem a distância, nas mais diversas modalidades de conhecimento.

Para entender melhor, tome como exemplo o Word, que ajuda você a escrever documentos, e o Gmail, que ajuda você a gerenciar seus e-mails — o LMS é uma plataforma digital que ajuda a criar, gerenciar e oferecer cursos online.

Podemos considerar o LMS como o “motor” que faz o ensino à distância funcionar, que depende de duas partes separadas:

  1. Servidor: executa a funcionalidade principal (criação, gerenciamento e hospedagem de cursos, autenticação de usuários, fornecimento de dados e notificações, entre outros);
  2. Interface de usuário: é a página que aparece para quem acessa, que apresenta os recursos do sistema e instruções para utilizar cada item.

Quem usa LMS?

Qualquer pessoa que está cursando ou ensinando no ensino à distância, ou seja, alunos e professores — mas não é somente utilizado por instituições educacionais:

  • Empresas: universidade corporativa e treinamentos para colaboradores;
  • Organizações: Organizações Não-Governamentais, organizações sem fins lucrativos, cooperativas, igrejas;
  • Instituições públicas: agências governamentais e governos locais.
  • Instituições de ensino tradicionais: escolas, universidades, faculdades.
  • Instituições de ensino à distância: cursos livres e formais na modalidade online.

Como o LMS pode ser usado?

O LMS pode ser usado para todos os tipos de atividades de aprendizagem, mas também funciona como uma ferramenta para negócios, adotada por empresas e organizações.

Funcionalidades mais comuns de uma plataforma LMS:

Treinamento de colaboradores

Toda empresa precisa treinar novos colaboradores, ensinar novas habilidades aos que já fazem parte da organização ou aperfeiçoar suas práticas, também precisa oferecer treinamento quando há a necessidade de implantar outros serviços ou habilitar alguém para assumir um cargo diferente do atual.

A plataforma LMS ajuda a reduzir os custos com cursos presenciais em instituições formais, além disso, torna esse processo mais prático, permitindo que seus colaboradores estudem o material online, em casa ou na própria empresa, e no próprio ritmo.

Assim, a própria empresa pode montar um curso que atenda suas especificidades, com conteúdos voltados a sua realidade, bem como acompanhar o processo de aprendizagem dos colaboradores sem intermediários. 

Orientação aos colaboradores

Na plataforma LMS, os colaboradores podem ter acesso a todas as informações e processos da empresa, ideal para realizar o onboarding de novos contratados de maneira automatizada — ele pode acessar sempre que precisar, até aprender.

Também funciona como um canal de informação e comunicação para todos os colaboradores, para aprenderem sobre a história da empresa, o detalhamento de seu papel e responsabilidades, informações sobre oportunidades de carreira e benefícios, código de conduta, diretrizes de privacidade e políticas de preconceitos, discriminação e assédio sexual.

Retenção de conhecimento

Ao oferecer treinamento aos seus colaboradores, as empresas também aprendem, por isso, ter um programa de retenção de conhecimento garante que as habilidades, técnicas e informações permaneçam na organização, mesmo quando as pessoas saem.

Esses conhecimentos ficam disponíveis na plataforma LMS e podem ser acessados sempre que necessário, nunca se perdem, podem ser usados em treinamentos futuros.

Negócio online

Muitos professores autônomos criam um negócio online ministrando cursos EaD em plataformas LMS, monetizando seus conhecimentos e experiências, até mesmo profissionais que desejam ter um trabalho complementar.

Os cursos online são uma ótima opção para empreender na área da educação, é um setor que só cresce na sociedade atual, devido as facilidades e vantagens que oferece.

 

Educação

A plataforma LMS é principalmente utilizada para proporcionar o processo de ensino e aprendizagem tradicional, com disciplinas online, por exemplo, mas também cursos livres nas mais diversas áreas.

Essa modalidade de ensino, promove a aquisição de conhecimento e amplia o acesso à educação, pois é mais acessível em diversos aspectos, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade.

Conclusão

Para resumir, o LMS permite criar conteúdos para o ensino à distância, organizá-los em cursos, compartilhar os conhecimentos com alunos, monitorar e avaliar seu desempenho, enfim — realizar todo o processo de ensino e aprendizagem na modalidade virtual.

Certamente, o LMS amplia as possibilidades para ensinar e aprende na modalidade a distância, podemos, então, considerá-lo o próprio futuro da aprendizagem.

___________________________________________________________________

A plataforma eadSimples é um ótimo exemplo de LMS, oferece a hospedagem e venda de cursos online, ferramentas para ministrar aulas e disponibilizar materiais, além de funcionar para a gestão da aprendizagem.

Você pode começar hoje mesmo com o plano grátis! Clique aqui e saiba mais!

 

Artigos Relacionados