Blog

Como ser um youtuber de sucesso?

youtuber de sucesso

Confira 7 passos para se tornar um youtuber de sucesso!

A comunicação através de vídeos é bastante atrativa na sociedade contemporânea, principalmente no Brasil, diante disso, muitos visionários têm se perguntando “como ser um youtuber de sucesso” e fazer parte desse negócio online que só cresce.

Dados da pesquisa Videoviewers, do Think With Google, o consumo de vídeos cresceu 135% em 4 anos, desbancando a televisão, que ganhou apenas 13% mais adeptos. 

Atualmente, o YouTube é o canal mais procurado por quem busca conteúdo em vídeo segundo a pesquisa, 44% do público acessa a plataforma, enquanto 22% preferem o Netflix e 12% o WhatsApp. A TV aberta ficou em quarto lugar nesse ranking, com a preferência de 8% dos espectadores. 

Esses dados permitem concluir que a carreira de youtuber é bastante promissora nesse cenário, não é mesmo? Então, se você deseja investir nessa área, continue lendo o artigo! Vamos te contar tudo o que você precisa saber para ser um youtuber de sucesso! 

O que define um youtuber de sucesso? 

Primeiramente, considere a seguinte pergunta: o que define um youtuber de sucesso? Para responder a isso, você deve estar pensando em coisas como conquistar muitos inscritos, faturar muito dinheiro, fazer diversas parcerias e assim por diante.

E se eu te contar que, na verdade, o que define um youtuber de sucesso pode ser resumido um único fator? É isso mesmo, a soma de diversos fatores que só funcionam se houver engajamento

Um youtuber com alto nível de engajamento pode influenciar e motivar seus espectadores com sua produção de conteúdo em vídeos — essa é a base para o sucesso de qualquer canal no YouTube.

Só para você ter uma ideia, confira o ranking dos 5 maiores canais brasileiros do YouTube em março de 2020:

  1. KondZilla — 57 milhões de inscritos
  2. Whindersson Nunes — 39,5 milhões de inscritos
  3. Felipe Neto — 38 milhões de inscritos
  4. Você sabia — 34,5 milhões de inscritos
  5. Luccas Neto — 30 milhões de inscritos 

Se analisarmos cada um dos perfis, perceberemos muitas diferenças entre cada youtuber. Entretanto, é possível identificar aspectos que todos têm em comum e considerar detalhes importantes:

  • todos têm um público muito bem definido;
  • oferecem conteúdo relevante para esse público;
  • possuem grande volume de interações nos comentários; 
  • todos os vídeos têm um grande número de visualizações de seus seguidores;
  • são coerentes com o perfil e proposta do seu canal. 

Podemos concluir, então, que esses são os elementos-chave para entender como se tornar um youtuber de sucesso, lembrando que todos eles envolvem o engajamento.

Mas como colocar esses elementos em prática? É o que você vai descobrir com as dicas que separamos a seguir!

Como ser um youtuber de sucesso? Confira o passo a passo com 7 dicas

Agora que você já sabe quais são os elementos que te tornam um youtuber de sucesso, é hora de colocar em prática. Confira os itens essenciais para criar um canal coerente com o seu perfil e começar a conquistar novos seguidores e fãs. 

1. Fale sobre algo que você gosta

O primeiro passo para se tornar um youtuber de sucesso é encontrar um assunto que você gosta e tenha bastante conhecimento para compartilhar. 

Por mais que você tenha o objetivo de ganhar dinheiro com o YouTube, é um grande erro tratá-lo exclusivamente como um negócio. O grande diferencial para ser um youtuber de sucesso é se basear no novo modelo de comunicação criado pelos influenciadores digitais — a humanização. 

Mesmo que você ainda não saiba sobre o que falar em seus vídeos, não se preocupe! Invista em técnicas para estimular a criatividade, como um brainstorming, pode também pesquisar referências para se inspirar.

2. Se planeje bem

Após delimitar seu nicho de atuação, se dedique ao planejamento! Essa etapa é dividida em fases, que devem ser cumpridas com a máxima atenção e cuidado, afinal, esse é o seu negócio! 

Para realizar o planejamento, considere os seguintes aspectos: 

  • o público-alvo;
  • o formato do conteúdo digital utilizado no canal (vídeos, vlogs,  animações, webinars, entrevistas, etc.); 
  • a periodicidade que posta os vídeos;
  • se terão outros os canais de comunicação com o público (outras redes sociais, por exemplo) ou só o YouTube mesmo;
  • qual será o seu posicionamento de marca, ou seja, o objetivo do canal (Entreter? Informar? Divertir? Ensinar?);
  • a identidade visual; 
  • linguagem de comunicação com o público.

3. Invista em bons equipamentos e editor de vídeo

Para produzir vídeos de qualidade, é preciso investir em bons equipamentos, mas não quer dizer que precisa gastar uma quantia muito alta para adquirir esses materiais.

Mas vale ressaltar que para se tornar um youtuber de sucesso, o mais importante é a qualidade do conteúdo oferecido, independentemente do valor dos equipamentos, a estratégia que você adota acaba sendo o  que conta mais.

Tudo depende do objetivo dos seus vídeos, se você for um youtuber gamer, pode adquirir uma webcam ao invés de uma câmera profissional. Para vlogs, por exemplo, pode ser a câmera do celular.

Além da gravação, lembre-se também de investir em bons editores de vídeo e em uma boa finalização, como colocar música, efeitos de transição e corte. 

4. Estimule a interação com o público

Aqui entra o engajamento, chave para o sucesso como youtuber. Lembre-se sempre de estimular seus seguidores a comentar, compartilhar, acionar o sino e curtir seus vídeos, bem como solicitar para que os espectadores se inscrevam no canal.

Pode ser feito no próprio vídeo ou na descrição, independente da maneira que você fizer isso, o segredo é criar relações próximas com o seu público e fortalecer a sensação de troca entre você e seus seguidores. 

5. Seja presente 

Outra característica de um youtuber de sucesso, que tem a ver com o engajamento, é a presença. Não adianta você estimular a interação com o seu público, mas não estar disponível para respondê-los.

Sua popularidade no YouTube aumenta muito se você for conhecido por dar atenção aos seus seguidores e responder de maneira amigável, podendo te render muitos inscritos pela sua simpatia.

Além disso, os seguidores esperam vídeos novos regularmente, é importante estar sempre presente no canal publicando novos conteúdos, assumindo o compromisso de um negócio. 

6. Busque formas de monetizar seu conteúdo

A profissão de youtuber é o desejo de muitas pessoas atualmente, pois um canal que se torna famoso (como o do Whindersson Nunes), pode chegar a ganhar US$140.000 por mês! 

Entretanto, um canal de menor proporção também podem encontrar formas de monetizar seus conteúdos além do custo por mil (CPM) remunerado pelo próprio YouTube. 

Uma alternativa é apostar em conteúdo educacional, como criar um curso online. Nesse caso, o YouTube não será a plataforma principal do seu curso, mas um meio de captar novos alunos e direcioná-los à sua plataforma EaD.

Você pode compartilhar vídeos no YouTube para divulgar seu curso, usando recursos como videoaulas, divulgar trechos de conteúdos ou criar versões compactas de cursos para atrair alunos. 

7. Divulgue seu canal 

Por fim, a última dica para se tornar um youtuber de sucesso é divulgar muito seu canal! Algumas estratégias que você pode adotar, são:

  1. entender como funciona o SEO no YouTube; 
  2. criar divulgação em diversas redes sociais; 
  3. fazer parcerias com influenciadores digitais e outros canais de referência no seu segmento;
  4. analise sua divulgação e utilize como guia para melhorar seu marketing.

_________________________________________________________________________

Outra opção de negócio online é ministrar cursos EaD, se você deseja ter outra fonte de renda além do YouTube. A eadSimples pode te ajudar! Conheça nosso plano gratuito!

Artigos Relacionados