Blog

Como dar aula pelo WhatsApp?

Aula pelo WhatsApp ensino à distância

Quer saber como dar aula pelo WhatsApp, mas não sabe como funciona? No post de hoje vamos te ajudar! Confira 5 funcionalidades do aplicativo e dicas para colocar em prática. Afinal, a tecnologia é uma aliada para quem deseja dar aula online no ensino à distância.

O ensino à distância ampliou o acesso à educação, mas ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de internet em casa de boa parte da população. Conforme a pesquisa TIC Domicílios, 20 milhões de residências não têm internet, mas 58% das pessoas acessam a web somente pelo celular.

Nesse cenário, dar aula pelo WhatsApp é bastante vantajoso, porque o celular é o dispositivo mais utilizado pelos brasileiros. Acompanhe o artigo e conheça mais uma possibilidade do EaD!

5 funcionalidades para dar aula pelo WhatsApp

Para saber como dar aula pelo WhatsApp, você precisa conhecer os recursos que o app oferece e entender como adaptá-los para fins pedagógicos. 

1. Whatsapp Business para dar aula no WhatsApp

O Whatsapp Business é destinado para contas comerciais, muito utilizado para escolas particulares, curso online livre e outras finalidades de negócios. Sua função é melhorar o relacionamento com os clientes e a automação de marketing.

Com isso, é possível segmentar a comunicação e classificar as mensagens. Trata-se de estratégias de captação e fidelização, que também podem ser usadas para o ensino à distância, enquanto um negócio. Você pode enviar mensagens prontas para todos os clientes com informações sobre o curso online, por exemplo. 

2. Grupos 

Os grupos do WhatsApp podem funcionar como uma sala de aula online, onde todos os alunos participam e discutem sobre o curso. Além disso, o professor pode enviar as atividades, compartilhar links e arquivos e esclarecer dúvidas.

3. Conteúdos de áudio e vídeo

O WhatsApp permite o envio de áudios e de vídeos diversos, que ajudam a compreensão de conteúdos complexos. O professor pode enviar áudios e vídeos com explicações mais aprofundadas, bem como compartilhar materiais nesse formato para complementar a aprendizagem.

4. Listas de transmissão

As listas de transmissão servem para organizar os contatos e enviar mensagens com mais agilidade, ou seja, você escreve uma única vez e envia para todos da lista. Faça uma segmentação, uma lista para cada turma, por exemplo.

5. WhatsApp conferência

A conferência é uma chamada de vídeo que pode ser realizada com grupos de até 50 pessoas, com esse recurso você pode dar aula pelo WhatsApp para todos os alunos. Trata-se de uma transmissão ao vivo com chat integrado para os participantes interagirem em tempo real.

5 dicas para dar aula pelo WhatsApp

Agora que você já sabe como utilizar os recursos do para dar aula pelo WhatsApp, confira 5 dicas essenciais para fazer sua ministração e engajar os alunos:

1. Interatividade

Para dar aula pelo WhatsApp e gerar engajamento dos alunos no ensino à distância, a interatividade é fundamental! Promova troca de experiências e troque feedbacks, mantendo a regularidade na  comunicação com os alunos. 

2. Link universal

Crie um link universal caso você não tenha acesso aos contatos de todos os alunos, dessa forma, os colegas podem compartilhar com os demais. Além disso, o link permite acessar seu contato no WhatsApp para trocar mensagens e iniciar uma conversa direta com você. 

3. Videochamadas

Esse recurso é ideal para fazer reuniões pontuais com até 8 pessoas simultaneamente. As videochamadas também podem ser utilizadas para os alunos apresentarem seus  trabalhos ou  criarem grupos de estudo.

4. WhatsApp Web

Para facilitar a troca de mensagens, opte pela versão para desktop do WhatsApp, ao invés do mobile. Pode ser mais ágil responder os alunos pelo computador, quando há um grande volume de mensagens, utilizando o teclado e o mouse e uma tela maior.

5. Evite o bloqueio da conta

Quando há muita troca de mensagens por números desconhecidos, algumas pessoas podem te bloquear se não reconhecer o seu contato, procure informar aos alunos o seu número para evitar isso, assim, quando mandar mensagem já sabem que é você.

O WhatsApp é uma boa ferramenta para dar aula online?

O aplicativo não foi projetado para este fim, mas pode ser utilizado como alternativa em alguns casos, como aula online particular, por exemplo, pois possibilita chamadas de vídeo, áudio e comunicação instantânea.

Entretanto, se você pretende lançar um curso online, vale considerar o investimento em uma plataforma EaD, que oferece recursos completos para o processo de ensino e aprendizagem.

________________________________________________________________________________

Para hospedar seu curso online em uma plataforma EaD, conheça a eadSimples! Uma plataforma completa, sem pagar comissão e com opção de plano gratuito para sempre!

Conheça o plano grátis da eadSimples!

Artigos Relacionados