Blog

7 programas para gravar videoaulas

programas para videoaula plataforma ead cursos online

Gravar videoaulas é o recurso mais utilizado para ministrar cursos online disponibilizado na plataforma EaD, segundo o Censo ABED 2018, 92,6% dos cursos a distância usam a ferramenta e 81,8% dos semipresenciais também.

Portanto, se você trabalha com cursos online, é importante produzir videoaulas de qualidade para se destacar no mercado, para isso precisa utilizar bons programas de gravação.

Fizemos uma lista com os 7 programas mais utilizados para gravar videoaulas e criar conteúdos dinâmicos, entre eles tem opções gratuitas e pagas, confira!

Por que investir em programas para gravar videoaulas?

Os cursos online precisam de conteúdos diferenciados para engajar os alunos que estudam a distância, bem como ter interação com o professor através das videoaulas, pois são ferramentas pedagógicas no EaD.

As videoaulas ajudam a manter os alunos interessados no curso, sobretudo quando são diferenciadas e dinâmicas, ajudando a evitar a evasão, visto que muitos abandonam o estudo quando não se sentem motivados.

Outras ações importantes para manter os alunos engajados nos cursos online, incluem:

  • Melhorar a comunicação e interação entre o tutor EaD e o aluno;
  • Promover treinamentos com instruções de uso da plataforma EaD, alguns alunos podem ter dificuldade para utilizar e não participam das videoaulas e atividades, decidindo abandonar o curso;
  • Compartilhar conteúdos mais atrativos.

Para evitar que seus alunos abandonem o curso com videoaulas atrativas, escolha um dos 7 programas para produzi-las! 

7 programas para gravar videoaula

Softwares gratuitos

1. oCam

É totalmente gratuito gravar videoaulas com esse programa, ele permite gravações diretamente da tela do computador, facilitando a criação de conteúdos mais completas e ligados ao material de apoio.

Além disso, a interface do oCam é bastante didática e o programa é fácil de usar, ideal para quem está começando agora a ministrar cursos online.

2. ActivePresenter

Mesmo sendo gratuito, esse programa de gravar videoaulas oferece a versão completa, sem marca d’água e sem limite de tempo para os vídeos, assim você consegue produzir livremente seus conteúdos.

O ActivePresenter também permite gravar videoaulas da tela do PC e oferece bons recursos de edição, como cortes, colagem e otimização do áudio. Além disso, é bem fácil de usar, pode criar layouts personalizados, dar zoom em determinadas áreas do seu desktop, para dar foco para alguma informação. 

3. Loom

O Loom é uma extensão do Google Chrome, ideal para gravar videoaulas em séries de vídeos curtos, em takes de até 5 minutos. Também é possível capturar tanto a sua tela quanto a imagem da sua webcam, isso permite que você apareça no vídeo enquanto ensina o conteúdo.

Disponibiliza também funções de edição, a inclusão de botões de call-to-action e thumbnails personalizadas.

Softwares pagos

4. Screenflow

O Screenflow é um programa para gravar videoaulas para quem utiliza o Mac. Ele permite gravar da tela do PC e editar os vídeos. Desse modo, você consegue mesclar gravações de tela com videoaulas convencionais ao mesmo tempo. É possível fazer um teste grátis antes de assinar um plano!

5. Movavi

O Movavi é uma opção interessante para quem não tem tanta experiência na gravação de videoaulas, ele combina as funções de gravação de tela e edição de vídeo, o que permite gravar aulas e tutoriais com um mesmo padrão estético.

Possui uma interface intuitiva e permite exportar conteúdos com grande facilidade. Além disso, é possível compartilhar o conteúdo online.

6. CyberLink PowerDirector

O CyberLink PowerDirector é uma opção com comandos um pouco mais complexos, ideal para quem já conhece sobre programas de gravação e edição.

Seu grande diferencial é a rapidez de processamento, por ser um programa leve, é recomendado inclusive para a função MultiCam, que usa diversas câmeras ao mesmo tempo.

Detalhe importante! Cada função avançada tem um preço, com diferentes planos de assinatura, mas os valores são em euro. 

7. Sony Vegas

O Sony Vegas é um programa para gravar videoaulas mais profissional, requer entendimento sobre o assunto. Ele permite fazer ajustes detalhados no conteúdo do vídeo e no áudio.

Realiza capturas de altíssima qualidade e permite o complemento do material bruto com diversos efeitos e transições. O software também possibilita um teste gratuito por 30 dias. 

Agora que você conhece os melhores programas para gravar videoaulas, que tal hospedar seus cursos online na melhor plataforma EaD?

A eadSimples é uma plataforma completa, tem todas as ferramentas para você hospedar, ministrar e gerenciar cursos online, funciona também como loja para seu negócio decolar!

Conheça as soluções da eadSimples:

  • Site: permite personalizar seu site (páginas, cores, logos, templates) com a eadsimples ou utilizando seu site já existente;
  • Loja: oferece sistema de pagamento com diferentes possibilidades; 
  • Plataforma para EaD: hospeda cursos online com toda a estrutura de um ambiente virtual de aprendizagem;
  • Atendimento CRM: direcione as demandas para pessoas e setores corretos criando protocolos dentro da plataforma de ensino;
  • Sala de aula ao vivo: totalmente funcional em smartphones e tablets;
  • Vídeos na plataforma: alta qualidade e segurança para entregar de acordo com a velocidade da internet do seu aluno!
  • Gestão: gerencie completamente suas matrículas, vendas, cursos, POLOS, site, cadastros, perfis de acesso e muito mais!
  • Área de membros: através dos relatórios acompanhe de perto a evolução dos seus alunos;
  • Criar cursos: utilize recursos como clonar cursos completos ou importar módulos inteiros de um curso para outro, reaproveitando conteúdo apenas com 1 clique!
  • Modelos prontos: após criar seu curso, basta preencher as características e uma landing page será criada para vender seus cursos online;
  • Certificados: a plataforma para EaD permite gerar automaticamente os certificados;
  • Suporte técnico: treinamento para utilizar a plataforma de ensino, tutoriais para solucionar problemas, atendimento via WhatsApp, reunião para instalação e tirar dúvidas;
  • Início/plano gratuito e preços acessíveis: seu site cresce sem ficar limitado pela quantidade de acessos simultâneos, com opções de planos acessíveis para quando seu negócio crescer e precisar de recursos adicionais.

Experimente nosso plano grátis!

Artigos Relacionados