Blog

Roteiro para live no Instagram

roteiro para live

Live no Instagram é um conteúdo bastante utilizados para quem tem um negócio online, mas precisa ser produzida com qualidade, por isso é fundamental planejar com um roteiro.

O Instagram se tornou uma plataforma de marketing digital bastante eficaz para quem quer divulgar seu produto ou serviço, devido justamente as ferramentas audiovisuais que oferece e o grande número de usuários que consomem esses conteúdos.

As transmissões de live no Instagram aumentou 70% durante a pandemia, por ser atrativa para quem acessa a plataforma, que conta atualmente com quase 70 milhões de usuários brasileiros.

Para ter sucesso nessa estratégia, não basta saber usar a ferramenta, é preciso se planejar para entregar o conteúdo com qualidade e atender as expectativas de quem assiste, pois são clientes ou potenciais clientes — por isso o roteiro é importante,  serve como um guia para conduzir a live no Instagram.

Se você deseja promover seu curso online com esse recurso, mas não sabe como produzir um roteiro para live no Instagram, nesse artigo vamos te dar dicas e revelar os elementos essenciais que compõem um roteiro, confira!

Qual a importância do roteiro para live no Instagram? 

Ter um roteiro para seguir na live do Instagram, ajuda você a não ficar com ansiedade e nervosismo, permitindo fluir melhor sua fala e interação com seus espectadores, além disso, evita que você esqueça os tópicos a serem abordados, pois estarão anotados e podem ser consultados se precisar.

Apesar de ter tudo anotado e planejado, você também pode improvisar e acrescentar algo que achar relevante no momento, a diferença é que você estará mais preparado e sentirá mais segurança. Isso será percebido por quem assiste, aumentando seu engajamento.

Qual ferramenta usar para elaborar o roteiro da live no Instagram?

O roteiro para a live no Instagram pode ser elaborado em um papel e escrito á mão mesmo, mas também pode ser feito no Google Docs, assim você consegue acessá-lo pelo computador enquanto estiver fazendo a transmissão.

Com essa ferramenta você consegue criar tabelas, arquivos de texto e imagens. Inclusive, o Docs disponibiliza modelos de arquivos semiprontos, para te ajudar a colocar as informações do roteiro de forma organizada.

Antes de criar seu roteiro, você precisa definir a duração da sua live no Instagram e dividir o tempo total em 3 partes com os elementos que falaremos a seguir. Lembrando que o máximo permitido pela plataforma são 4 horas de transmissão direta.

Vamos supor que sua live terá 1 hora, então cada parte terá 20 minutos, divididos entre os tópicos que pretende abordar. Essa organização é fundamental para a sua apresentação ser organizada e objetiva.

Depois de definir a duração e o tempo para cada tópico, já pode começar a criar seu roteiro para a live no Instagram e ensaiar, assim é possível mensurar melhor o tempo a fazer alterações se necessário.

3 elementos que o seu roteiro precisa ter

1. Introdução

É a primeira parte da sua live no Instagram, onde você vai prender a atenção das pessoas que estão assistindo. Sem uma apresentação inicial, algumas pessoas podem não saber do que a live se trata e abandonar a transmissão. 

Se apresente, fale sobre a proposta do seu negócio e sobre o que a live vai abordar, assim desperta o interesse e a curiosidade dos seguidores ou pessoas que estão assistindo, podendo se tornar clientes.

2. Interaja com os espectadores 

A proposta da live no Instagram é justamente interagir com o público, sendo assim, é fundamental fazer perguntas para responderem nos comentários em tempo real, assim você conhece a opinião de quem te assiste e pode entender melhor o que buscam.  

Faça enquetes prévias perguntando o que gostariam de ver na live e responda durante a transmissão, para mostrar que considera importante a opinião do seu público, tornando-os fidelizados e engajados.

Peça feedbacks durante a live, sobre a qualidade do som, se estão acompanhando o conteúdo ou tem alguma dúvida, se gostariam de acrescentar algo, convide-os a participar. 

3. Conclusão com chamada para ação

Para finalizar a sua live no Instagram, engaje os espectadores que te acompanharam até o final a tomar atitudes com relação ao conteúdo que receberam, convide para assistir as próximas transmissões, peça para acompanhar e compartilhar suas publicações e se inscrever no seu curso online, se for o caso.

Não esqueça de se despedir cordialmente e agradecer pela audiência! 

Agora que você aprendeu como criar um roteiro para uma live no Instagram, é só colocar em prática!

Para hospedar seu curso online gratuitamente, conheça a eadSimples! Inicie seu negócio digital com nosso plano grátis sem pagar comissão por vendas.

Solicite agora mesmo o acesso grátis!

Artigos Relacionados