Blog

Vantagens e desvantagens do EaD

vantagens e desvantagens do EaD

Saber as vantagens e desvantagens do EaD é fundamental para tutores e alunos que participam de curso online, considerando o aumento da procura e oferta dessa modalidade de ensino em todo o país, realizada através de uma plataforma EaD.

Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o EaD promete superar totalmente o ensino presencial em número de matrículas no ano de 2022. 

Para saber melhor como funciona essa modalidade de ensino, conhecer as vantagens e desvantagens do EaD, acompanhe o post e saiba tudo! 

Vantagens e desvantagens do EaD

Confira as vantagens e desvantagens do EaD para se preparar e aderir ao ensino do futuro! Listamos 8 pontos positivos e somente 3 negativos!

Vantagens do EaD

1. Flexibilidade nos horários para os alunos

Uma das principais vantagens do EaD é a flexibilidade de horários e a autonomia que permite aos alunos, mas também requer o compromisso de participar das aulas online, entregar trabalhos e realizar avaliações. 

Os outros conteúdos que fazem parte do curso online, compartilhados na plataforma EaD, podem ser acessados e cumpridos conforme a disponibilidade e tempo do aluno.

2. Inclusão social

Devido a flexibilidade, a dispensa de local físico e logística, torna essa modalidade de ensino mais acessível e prática, ampliando o acesso a diferentes públicos, que não tem tanto tempo ou recursos disponíveis, até mesmo quem prefere estudar em casa.

Outra acessibilidade e inclusão proporcionada pelo EaD refere-se a facilitar a participação de pessoas com deficiência no curso online, idosos e qualquer público que apresente alguma dificuldade para realizar o ensino presencial. 

3. Menor custo

Um dos maiores atrativos do EaD é o menor custo, tanto para as escolas, professores e alunos, justamente por dispensar estrutura física e gastos com transporte, tornando mais econômico e acessível.

4. Gestão pedagógica facilitada

Os tutores têm a facilidade de uma gestão centralizada acessada pela plataforma EaD, ou seja, é um sistema que unifica todo o processo de ensino e aprendizagem do aluno em um único espaço, desde a matrícula à emissão de certificado.

A plataforma EaD funciona como hospedagem do curso online, realização de todas as atividades e gestão, garantindo a integração das informações para um melhor acompanhamento do tutor.

Outra vantagem que facilita a gestão, é a interação facilitada pela plataforma EaD, que permite trocar mensagens instantâneas, sem precisar marcar um horário e não tem interferências como em uma sala de aula presencial.

5. Diferentes canais de comunicação 

A plataforma EaD permite a comunicação em diferentes canais, fórum, chat online, e-mail e aulas online, além disso, grupos de WhatsApp.

Desvantagens

Entre as vantagens e desvantagens do EaD, encontramos somente 3 pontos negativos em comparação aos pontos negativos, mas mesmo assim podem ser superadas com dedicação e outras alternativas, confira!

1. Dificuldade de concentração

Uma das principais desvantagens do EaD tem a ver com a habilidade de concentração, muitos alunos têm dificuldade para focar nos estudos a distância, quando assume maior responsabilidade por sua aprendizagem, sem o contato direto do professor para prender a sua atenção e devido às distrações que a internet ocasiona.

Entretanto, essa dificuldade pode ser superada com organização do tempo dedicado ao estudo, em que o aluno assume o compromisso de definir um dia e hora determinados para se dedicar somente ao curso.

Quanto aos professores, podem motivar e engajar os alunos, produzindo aulas mais dinâmicas e atividades mais atrativas, adaptando os conteúdos para esse formato de ensino e aprendizagem, projetados para ser consumido em dispositivos móveis. 

2. Falta de contato presencial

No EaD professores e alunos podem sentir falta de contato presencial e conversar pessoalmente, como estudam e dão aulas sempre em casa ou em ambientes privados, tendem a sair menos de casa e ter pouca interação física.

Essa falta pode ser suprida com a comunicação digital, por mensagens de texto ou áudio, chamadas de vídeo, transmissões ao vivo, marcar encontros pontuais, entre outros.

3. Necessidade de gestão de tempo e maturidade

A autonomia e a flexibilidade relacionadas ao EaD requer maior responsabilidade, o aluno é o maior responsável pela aprendizagem, ele que define os horários em que vai estudar e quando irá ler os materiais e fazer as atividades.  Para superar esse desafio, basta se organizar e se comprometer com o curso! 

Considerações finais 

Mesmo com algumas desvantagens, o EaD continua crescendo e tendo preferência por alunos e professores, pois as vantagens superam as dificuldades, que com dedicação podem ser facilmente superadas!

Se você pensa em aderir à modalidade EaD, devido às suas vantagens, e criar um curso online, conheça a plataforma eadSimples! Com nosso plano grátis você inicia seu negócio sem pagar nada e ainda não precisa pagar comissão por vendas.

Clique aqui e saiba mais sobre a nossa plataforma EaD!

Artigos Relacionados