Blog

Comunicação síncrona e assíncrona na EaD

comunicação na EaD e venda de curso online

A comunicação síncrona e assíncrona ajuda você que trabalha com venda de curso online ou produção de conteúdo EaD a se comunicar melhor com seus alunos e clientes.

Mais do que isso, essas ferramentas também podem otimizar o processo de aprendizado a distância, desde que sejam utilizadas adequadamente, criando ambientes educacionais mais democráticos, acessíveis e fluidos. 

No post de hoje, vamos te contar o que é a comunicação síncrona e assíncrona e como utilizar cada uma na EaD.

O que é comunicação síncrona? 

A comunicação síncrona ocorre quando o emissor e o receptor da mensagem estão presentes simultaneamente para concretizar o diálogo, ou seja, a ausência de uma das partes prejudica a compreensão da informação e prejudica o processo de aprendizagem. 

Um exemplo de comunicação síncrona é o chat online, onde é possível estabelecer diálogos instantâneos, em que ambos estão conectados em simultâneo, trocando mensagens respondidas no ato, com uma interação mútua.

Quando utilizar?

A comunicação síncrona é uma das principais formas de interação na EaD, mais próxima do ensino presencial, pois oferece a possibilidade de trocar informações e conhecimento em tempo real. 

Desse modo, utilizar canais de comunicação síncrona na EaD ajuda você que trabalha com venda de curso online a garantir que os seus conteúdos estejam sendo assimilados corretamente pelos alunos e clientes. 

Outras maneiras que pode ajudar na aprendizagem, são: 

  • tirar dúvidas em tempo real; 
  • estimular a interação entre alunos e tutores; 
  • solucionar questões que precisam de endereçamento rápido.

O que é comunicação assíncrona? 

A comunicação assíncrona funciona de modo contrário da síncrona, a troca de mensagens e interação não precisa ocorrer com as duas partes do diálogo conectadas em simultâneo. 

Ela não depende da presença em tempo real de professor e aluno, o primeiro pode enviar uma mensagem, a qual fica gravada na ferramenta de comunicação digital, e o segundo responde quando visualizar o recado no tempo disponível.

Um exemplo de comunicação assíncrona é o fórum EaD, os participantes não precisam estar conectados em tempo real para trocar mensagens, alguém posta um recado e os demais respondem quando acessarem a plataforma.

O fórum possibilita o armazenamento do histórico de conversas, assim os outros alunos e o professor podem acessar o conteúdo mesmo depois do horário da publicação da mensagem e também interagem na conversa. 

Quando utilizar?

A comunicação assíncrona é fundamental para viabilizar a EaD, pois atende todos os alunos que não podem estar presentes em um determinado momento, tornando mais inclusiva e democrática a aprendizagem a distância. 

Isso acontece porque os alunos podem acessar mensagens e conteúdos em horários distintos, bem como responder e interagir conforme sua disponibilidade.

Para você que trabalha com venda de curso online, a comunicação assíncrona não pode faltar, considerando que o público dessa modalidade de ensino é atraído justamente pela flexibilidade de participação. 

Principais exemplos de comunicação síncrona e assíncrona na EaD 

Para se beneficiar da comunicação síncrona e assíncrona na EaD e utilizá-las corretamente, confira uma lista com os principais canais que possibilitam esse tipo de interação: 

Canais de comunicação síncrona na EaD

  • chat online;
  • webinar ao vivo;
  • aula ao vivo;
  • reuniões online; 
  • chamadas de áudio; 
  • chamadas de vídeo. 

Canais de comunicação assíncrona na EaD

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
  • fórum EaD; 
  • e-mail;
  • videoaulas;
  • e-book;
  • blog.

Para você que trabalha com venda de curso online, conhecer os canais de comunicação síncrona e assíncrona na EaD ajuda a melhorar a troca de informações, estabelecer diálogos assertivos e ampliar a interação com seus alunos e clientes.

Quer oferecer canais de comunicação síncrona e assíncrona para a venda de seu curso online? Então conheça a plataforma eadSimples! Disponibilizamos todos os recursos para a interação na EaD, incluindo fóruns, chats online, aulas ao vivo, ambiente virtual de aprendizagem e muito mais!

Solicite acesso grátis e experimente agora mesmo! Basta acessar o link.

Artigos Relacionados