Blog

Como criar conteúdo para o seu curso online

como criar conteúdo para o seu curso online plataforma de ensino para produção de conteúdo EaD

Como criar conteúdo para o seu curso online? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem na hora da produção de conteúdo EaD para os alunos acessarem na plataforma de ensino.

O conteúdo é o principal produto da internet, ainda mais se você tem ou pretender ter um negócio digital, como a venda de curso online, onde a produção de conteúdo EaD é o que atrai o público.

Justamente pelos conteúdos educacionais compartilhados na internet com os cursos online, que o ensino à distância cresceu tanto, as pessoas podem aprender sobre os mais diversos assuntos na modalidade EaD.

Com isso, qualquer pessoa que domine um assunto pode fazer produção de conteúdo EaD e ministrar um curso online, e também ganhar dinheiro compartilhando seus conhecimentos.

Porém, tudo que envolve a divulgação de conhecimento e informação, precisa ter qualidade para atrair as pessoas, que fazem o investimento no curso para obter conteúdos valiosos.

Não adianta dominar o assunto, mas não conseguir passar de maneira adequada aos alunos, a eficácia do ensino e aprendizagem a distância requer maior atenção. Por isso, vamos te dar algumas dicas para criar conteúdo para o seu curso online de maneira assertiva, confira!

A importância de criar conteúdo para o seu curso online com qualidade

Criar conteúdo para o seu curso online com qualidade, é o diferencial nesse mercado para que o seu negócio tenha sucesso, diante da quantidade de cursos ofertados, os seus alunos precisam ter o mais completo!

Para garantir a aprendizagem, a produção de conteúdo EaD precisa ser assertiva, com diferentes materiais para apoiar a assimilação dos conhecimentos pelos alunos, com acesso a uma variedade de informações e recursos na plataforma de ensino.

Conheça a eadSimples! Plataforma de ensino completa para o seu curso online e produção de conteúdo EaD. Clique aqui e saiba mais!

A produção de conteúdo EaD de qualidade depende primeiramente de um bom planejamento, com objetivos e metas bem definidos, bem como a reunião de todas as informações e conhecimentos que compõem o curso.

Confira a seguir, algumas dicas para criar conteúdo para o seu curso online com qualidade!

Como criar conteúdo para o seu curso online com qualidade

Elegemos 2 principais critérios para criar conteúdo para o seu curso online atrativo e de qualidade, a objetividade e linguagem adequada, e a diversificação de formatos de conteúdos na plataforma de ensino.

  1. Objetividade e linguagem adequada

Um dos principais atrativos do curso online, é a praticidade e agilidade para aprender, por isso a produção de conteúdo EaD deve considerar essa exigência dos alunos, apresentando as informações de maneira objetiva e com linguagem facilitada.

Nesse caso, para criar conteúdo para o seu curso online com objetividade e linguagem assertiva, que facilita a assimilação das informações, confira a seguir algumas dicas:

Apresentação organizada

Sintetize as informações, criando tópicos e listas, estabeleça também uma hierarquia para o que você vai ensinar, ou seja, a ordem de conhecimentos necessários para aprender um conteúdo. 

A partir daí, crie aulas e materiais que sigam essa hierarquia, assim, o aluno vai acessando os conteúdos na ordem que precisa para compreender o assunto, começando por uma introdução e depois se aprofundando nos conhecimentos mais complexos.

Linguagem adequada para o aluno

Para escrever um e-book, gravar uma aula ou um podcast, considere o perfil dos alunos, por exemplo, se eles não têm conhecimento nenhum sobre o curso, utilize uma linguagem mais simples.

Se adéque também ao tema do curso, a linguagem de um curso de maquiagem, por exemplo, difere da utilizada em um curso de Filosofia. Alguns cursos têm uma proposta mais acadêmica, outros são mais informais.

Suporte de uma agência de produção de conteúdo EaD

Embora você domine o assunto do seu curso, ter a ajuda de profissionais especialistas em projetos digitais garante maior qualidade para criar conteúdo para o seu curso online.

Existem agências especializadas na produção de conteúdo EaD, que podem melhorar ainda mais o seu curso online, com os seguintes serviços: 

  • Produção e revisão de material didático;
  • Elaboração de questões e avaliações;
  • Roteiros para videoaulas;
  • Preparação das apresentações.
  1. Diversificação de formatos de conteúdos

Para entregar ainda mais qualidade nos conteúdos do seu curso, aproveite as diferentes possibilidades que a internet e a plataforma de ensino oferecem para a produção de conteúdo EaD, como:

Podcasts

Disponibilizar conteúdos em áudio é uma alternativa para os alunos ouvirem as aulas enquanto fazem outras atividades, colocam o fone e podem acompanhar pelo celular, por exemplo.

E-book

O e-book é um material versátil e acessível, pode ser lido em diferentes dispositivos e em qualquer lugar para facilitar os estudos, desde que tenha uma boa diagramação, tamanho ideal das fontes e a utilização de imagens e infográficos nas páginas.

Veja algumas dicas para elaborar um e-book para o seu curso online.

Vídeos

Todo conteúdo em vídeo é atrativo, recursos audiovisuais costumam facilitar ainda mais a aprendizagem a distância, além disso, tem contato com o professor e simula uma aula presencial.

A produção de conteúdo EaD em vídeo, deve ser feita com qualidade, considerando o áudio, a imagem e a iluminação.

Confira 7 programas para gravar as suas aulas EaD.

Plataforma de ensino

Hospedar seu curso online em uma plataforma de ensino certamente garantirá uma variedade de conteúdos, você pode disponibilizar diversos materiais em diferentes formatos.

Além disso, ela funciona como ambiente virtual de aprendizagem e permite a interação entre alunos e professor, para otimizar o processo de ensino e aprendizagem

Confira o que disponibilizar na plataforma de ensino.

________________________________________________________________________________

Para hospedar, criar, ministrar e realizar a venda do curso online, conheça a eadSimples! Uma plataforma de ensino completa e com plano grátis para iniciar o seu negócio sem pagar nada!

Para saber mais, confira esse artigo.

Solicite acesso grátis agora mesmo!

Artigos Relacionados