Blog

7 exemplos de universidade corporativa

universidade corporativa

Os 7 exemplos de universidade corporativa são tendências na área empresarial, pois promovem a aprendizagem e o compartilhamento de conhecimento, visando o desenvolvimento profissional e organizacional.

Investir no capital humano traz excelentes resultados para as empresas, pois torna os colaboradores mais capacitados, alinhados aos objetivos e engajados com a qualidade do trabalho.

Confira nesse artigo o que é universidade corporativa e 7 exemplos de empresas que atingiram o sucesso com essa ação empresarial.

O que é universidade corporativa?

Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresa, tanto do setor público quanto privado, para formar e qualificar os colaboradores através de cursos e treinamentos.

É um modelo de aprendizado focado no desenvolvimento profissional dos colaboradores vinculados a empresa, alinhado a proposta organizacional, cujos cursos e treinamentos refletem sua missão, valores e política.

Surgiu da necessidade de profissionais qualificados, visto que os cursos de instituições de ensino tradicionais nem sempre ensinam conhecimentos e habilidades específicas que as empresas buscam.

A solução foi a própria empresa capacitar seus colaboradores com os conhecimentos e habilidades que precisa, com cursos e treinamentos cujos objetivos são definidos de acordo com seus interesses.

Objetivos da universidade corporativa

A universidade corporativa pretende agregar valor a empresa e alcançar resultados mais satisfatórios, por meio da aprendizagem de conhecimentos e habilidades, atendendo aos seguintes objetivos:

  • Investimento em capital humano: é um dos principais ativos das empresas de sucesso, visto que os colaboradores que colocam em prática o trabalho e contribuem com o crescimento da organização;
  • Aumento da produtividade: os colaboradores possuem as habilidades específicas para atuar de maneira assertiva, evitando erros e retrabalho;
  • Melhores resultados: a equipe está alinhada aos objetivos e planejamento da empresa, facilitando alcançar as metas;
  • Melhorar o clima organizacional: toda a equipe possui o mesmo conhecimento e oportunidade de se desenvolver, tornando o ambiente mais amistoso e melhorando o trabalho em equipe;
  • Facilitar o Onboarding: o novo colaborador recebe os conhecimentos específicos necessários para atuar na empresa, facilitando sua integração a equipe e aos processos do trabalho;
  • Reduzir o turnover, absenteísmo e presenteísmo: atuar em uma empresa que valoriza os profissionais, os tornam mais satisfeitos e motivados para trabalhar;
  • Otimizar a gestão de conhecimento organizacional: tornam mais eficazes os processos que concretizam as operações da empresa;
  • Integrar todos os setores: oferecer os mesmos conhecimentos para todos os colaboradores, permite que todos os processos da empresa estejam alinhados e se complementem, trazendo melhores resultados;
  • Promover as Hard/Soft skills: colaboradores com essas habilidades apresentam um desempenho mais satisfatório;
  • Aprendizagem customizada: os gestores da empresa definem o que precisa ser aprendido e podem acompanhar o progresso de cada colaborador e da equipe, podendo reforçar o que for necessário;
  • Cursos online: ofertar cursos e treinamentos online facilita os processos da universidade corporativa, pois atende diferentes necessidades;
  • Melhor custo-benefício: oferecer cursos online reduz gastos com espaço físico para a universidade corporativa, dispensa a impressão de materiais e custos com transporte e alimentação, por exemplo.

7 empresas que atingiram o sucesso com a universidade corporativa

1. Universidade Ambev

A Universidade Ambev, antiga Universidade Brahma, foi criada em 1995 para treinar e capacitar os colaboradores da empresa, a partir de três eixos: liderança e cultura, funcional e método. Cada eixo possui sua própria sequência de aprendizagem.

Ela utiliza uma plataforma de ensino inspirada no Netflix, disponibilizando conteúdos em vídeo, texto, áudio, live e redes sociais como Tik Tok e Instagram. Todos esses recursos permitem aos colaboradores adotarem o formato de ensino que preferirem.

2. Petrobrás

A Petrobrás atua com exploração e produção de petróleo e gás natural, o que dificulta encontrar colaboradores capacitados a atuarem nessa área. Por isso criou a universidade corporativa interna para capacitar os profissionais, conforme as necessidades da empresa. 

Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 40 mil colaboradores, e a grande maioria participou da universidade para iniciar o trabalho. A universidade conta com plataformas de ensino à distância, salas de aula, laboratórios especiais e auditórios para conferências, além de oferecerem bolsas de incentivo à pesquisa.

3. Leroy Merlin

A universidade corporativa da Leroy Merlin funciona de um modo diferente, com multiplicadores de conhecimentos, ou seja, os próprios colaboradores transmitem o aprendizado, pois já conhecem bem a realidade da empresa, facilitando o processo.

Além dos multiplicadores, a universidade corporativa da empresa disponibiliza videoaulas, laboratórios e feiras, demonstrações à fornecedores, mentorias de atendimento e gamificação.

4. Caixa Econômica Federal

A universidade corporativa da CEF foi implementada em 2001, para promover o desenvolvimento das competências de colaboradores, clientes, parceiros e da comunidade. 

A instituição oferece seminários, cursos, bolsas de estudos para graduação, incentivo ao mestrado, doutorado e idiomas estrangeiros, com ações de aprendizagem à distância.

São aproximadamente 100 cursos ministrados na modalidade presencial e à distância, sobre variados temas, como serviços financeiros e cidadania corporativa. 

5. Googleplex

Googleplex é a universidade corporativa do Google, uma das mais inovadoras e criativas da América. Seu objetivo é habilitar os colaboradores como ocorre em uma instituição convencional, explorando as interações com os colegas enquanto aprendem.

Ela também permite que os colaboradores invistam em outros projetos relacionados a empresa, para aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores na criação de novas tecnologias para o Google.

6. UniBB

A universidade corporativa do Banco do Brasil é uma das primeiras criadas no Brasil, existe desde 1965. Existem diversas unidades em todo o país, além de plataforma EaD. 

Seu objetivo é concretizar a visão do futuro para o banco, atingir os objetivos estratégicos e desenvolver crenças e valores, com a aprendizagem para desenvolvimento profissional e pessoal.

7. Universidade Corporativa Apple

A Universidade Corporativa Apple capacita seus colaboradores a criarem produtos inovadores, bem como acolher os colaboradores na cultura da empresa e ensiná-los sobre a sua história. 

A procura é grande, mesmo que a participação não seja obrigatória. Os funcionários são preparados para assumirem funções de liderança e assumir riscos de maneiras visionárias.

___________________________________________________________________

Como você pode ver, grandes empresas a nível nacional e mundial investem na universidade corporativa para alcançar o sucesso!

Para criar uma universidade corporativa na sua empresa também, conheça a eadSimples! Nossa plataforma de ensino é ideal para realizar cursos online corporativos.

Confira nossos diferenciais para empresas:

  • Crie cursos e distribua as vagas para  setores e filiais da empresa.
  • Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
  • Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
  • Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
  • Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
  • Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou  ambiente loja da sua plataforma.
  • Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal. 

Para conhecer nossos planos, acesse o link

Artigos Relacionados