Blog

7 dicas para dar aula online

7 dicas para dar aula online

7 dicas para dar aula online é para você que trabalha com EaD e disponibiliza conteúdos em plataforma de ensino, para proporcionar aprendizagem de qualidade aos alunos e ter sucesso no seu negócio.

O mercado de cursos online cresce cada vez mais e se torna uma possibilidade de ganhar dinheiro na internet para professores ou qualquer pessoa que tenha interesse em monetizar seus conhecimentos.

Para ter sucesso nessa área, é fundamental dar aula online de qualidade! Confira algumas dicas essenciais!

1. Dar aula online com organização

Para dar aula online com qualidade, é fundamental definir um local para fazer as gravações, escolha um espaço com privacidade e silencioso para evitar interrupções e ruídos no vídeo.

Organize o espaço com todos os recursos necessários durante a gravação e faça um roteiro sobre os conteúdos que serão abordados na aula, se possível, tenha um local exclusivo para essa tarefa.

Confira dicas de iluminação para gravar vídeos.

2. Dar aula online com horário definido de trabalho

Geralmente, para dar aula online, os tutores fazem o planejamento e as gravações em casa, mas precisam definir um horário específico de trabalho para não haver excessos — pessoas cansadas não produzem conteúdos de qualidade — respeite seu horário de descanso e momentos em família.

Além disso, cumprir um horário definido torna mais produtivo o trabalho e evita atrasos na entrega de conteúdos para a plataforma de ensino.

3. Faça um plano de aula para dar aula online

O plano de aula é fundamental para dar aula online, ele é o guia do seu trabalho, contém todos os conteúdos que serão abordados em cada dia, a previsão de atividades avaliativas, os recursos e ferramentas que serão utilizados e materiais de apoio.

Seu objetivo é aprimorar as práticas pedagógicas e o aprendizado dos alunos, seguindo um cronograma com todo o percurso necessário para adquirir os conhecimentos do curso.

4. Produza conteúdos de qualidade

Os conteúdos disponibilizados na plataforma de ensino são essenciais para dar aula online, eles servem como referência para a aprendizagem e contém todos os conhecimentos necessários para dominar o tema do curso. Um grande diferencial, é produzir conteúdos autorais!

As aulas precisam proporcionar o entendimento dos conteúdos, por isso é importante uma imagem de qualidade, boa iluminação e áudio, apresente também slides e compartilhamento de tela para tornar mais interativa.

5. Disponibilize canal de comunicação

Para dar aula online e garantir a aprendizagem dos alunos, é preciso interagir com eles, tirar dúvidas, receber feedbacks, compartilhar avisos e trocar mensagens diversas. Também é interessante fazer transmissões ao vivo para interagir em tempo real!

Estimule a comunicação na plataforma de ensino, pelo chat e pelo fórum, criando uma relação próxima com os alunos, semelhante às aulas presenciais, oferecendo suporte e engajamento.

6. Boa conexão a internet

A conexão a internet é fundamental para acessar a plataforma de ensino e dar aula online, principalmente se for uma transmissão ao vivo, mas também para fazer o upload dos arquivos, trocar mensagens no chat e outras funcionalidades.

7. Escolha uma boa plataforma de ensino

Hospedar seu curso em uma boa plataforma de ensino é um grande diferencial para dar aula online com qualidade, com todas as ferramentas para proporcionar o EaD, como a eadSimples, que oferece os seguintes recursos:

  • Site personalizado;
  • Aulas ao vivo;
  • Loja com opções de pagamento;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Espaço para armazenamento de arquivos em diferentes formatos;
  • Avaliações;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Atendimento CRM;
  • Gestão dos cursos;
  • Área de membros;
  • Certificados;
  • Modelos prontos;
  • Suporte técnico;
  • Plano gratuito;
  • Planos acessíveis.

Para conhecer todos os planos da eadSimples, acesse aqui.

Solicite acesso grátis para experimentar!

 

Artigos Relacionados