Blog

Andragogia nas empresas: saiba tudo!

andragogia nas empresas: saiba tudo! usando educação corporativa na plataforma ead

A andragogia nas empresas está associada a educação corporativa, ou seja, é uma metodologia de ensino que visa capacitar os profissionais, pode ser aplicada através da plataforma EaD, uma tendência nas organizações.

Essa metodologia traz muitos resultados positivos para as empresas, que tem investido cada vez mais na educação corporativa e na valorização profissional dos seus colaboradores.

Confira no artigo o que é andragogia nas empresas, quais os seus benefícios e como aplicar!

O que é andragogia nas empresas?

Andragogia nas empresas é uma metodologia da educação corporativa voltada para  o ensino de adultos, ou seja, utiliza técnicas específicas para esse público nos treinamentos, inclusive a flexibilidade proporcionada para aprender na plataforma EaD.

Diferente do ensino de crianças, especialidade da pedagogia, a andragogia considera as particularidades dos adultos na hora de aprender, principalmente no que se refere a motivação.

Foi desenvolvida na década de 1970 por Malcolm Knowles, que definiu a andragogia como a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, que buscam conhecimentos que possam ser aplicados em sua vida cotidiana, como no trabalho.

Segundo Knowles, os 5 fundamentos da aprendizagem de adultos são:

  1. Adultos são motivados a aprender na medida em que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos; por isso, estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto;
  2. A orientação de aprendizagem do adulto está centrada na vida; por isso, as unidades apropriadas para organizar seu programa de aprendizagem são as situações de vida e não disciplinas;
  3. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender: por isso, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise de suas experiências;
  4. Adultos têm profunda necessidade de serem autodirigidos; por isto, o papel do professor/facilitador é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir- -lhes seu conhecimento e depois avaliá-los;
  5. As diferenças individuais entre pessoas crescem com a idade; por isso, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.

A andragogia nas empresas possui inúmeras vantagens, aliada a educação corporativa, torna a equipe mais produtiva e capacitada na execução das tarefas diárias.

Qual o benefício da andragogia nas empresas?

O principal objetivo da andragogia nas empresas é o aprendizado dos adultos de maneria eficiente e conforme as necessidades desse público, com metodologias específicas para a capacitação e o aprimoramento de suas habilidades profissionais com a educação corporativa.

Em síntese, os benefícios da andragogia nas empresas são:

  • Motiva a participação ativa dos colaboradores nos treinamentos e engaja no aperfeiçoamento de suas habilidades na empresa;
  • Foco nas necessidades reais dos alunos, abordando conhecimentos relevantes para as suas práticas no trabalho;
  • Feedbakcs construtivos para aprimorar a atuação profissional e evoluir na carreira; 
  • Atividades personalizadas conforme as experiências e vivências dos colaboradores, servindo como treinamento para tomadas de decisões mais assertivas;
  • Promove maior autonomia para os colaboradores se comprometerem a atingir metas e objetivos estabelecidos pela organização;
  • Melhora a troca de conhecimentos e favorece o trabalho em equipe;
  • Flexibilidade para aprender com a plataforma EaD.

Como aplicar andragogia nas empresas?

Para aplicar a andragogia nas empresas é preciso identificar quais são as necessidades de aprendizado dos colaboradores, ou seja, as habilidades que precisam ser aprimoradas na equipe.

Confira algumas dicas para facilitar esse processo:

Conheça bem seus colaboradores

Dialogue com a equipe e procure saber quais são as experiências dos colaboradores e suas expectativas profissionais, assim é possível elaborar treinamentos voltados a sua realidade e necessidades.

Essa atitude promove a valorização dos profissionais, que se sentem motivados a desenvolver novas habilidades que trarão resultados positivos para a empresa que investe em educação corporativa.

Utilize ferramentas assertivas

Para a andragogia nas empresas ser produtiva, adote ferramentas adequadas ao público adulto, que promova a autonomia, a praticidade e objetividade, como:

  • sala de aula invertida;
  • conteúdos na plataforma EaD;
  • técnicas de perguntas;
  • tutoria entre pares;
  • aprendizagem significativa;
  • entre outros.

Promova a cultura da educação corporativa continuada

Para ser um bom profissional é preciso estar sempre atualizado em suas práticas, portanto, incentivar o aprendizado contínuo e promover treinamentos frequentes, irá motiva os colaboradores no aperfeiçoamento constante.

Aplique a gamificação no processo

A gamificação é uma prática inovadora de aprendizado, essa estratégia aborda elementos lúdicos dos jogos para representar objetivos com resultados concretos, transformando o processo de aprendizagem em atividades mais dinâmicas e divertidas. 

Essa metodologia oferece uma experiência imersiva e interativa, ideal para promover um ambiente descontraído e produtivo ao mesmo tempo, bastante utilizada no onboarding, pode ser acessada na plataforma EaD da empresa.

___________________________________________________________________

Aplique a andragogia nas empresas com a eadSimples! Nossa plataforma EaD é completa para a educação corporativa, com planos acessíveis para a sua empresa!

As empresas hospedam seus treinamentos online e tem um ambiente virtual de aprendizagem para a Universidade Corporativa, com toda a estrutura necessária para compartilhar videoaulas, materiais e muito mais!

Conheça nossos planos!

 

Artigos Relacionados