Blog

Gamificação nas empresas

gamificação nas empresas com universidade corporativa e plataforma de ensino

A gamificação nas empresas é uma tendência para engajar os colaboradores e facilitar o desenvolvimento de habilidades profissionais, pode ser aplicada na universidade corporativa e disponibilizada na plataforma de ensino.

Saiba mais sobre essa estratégia, quais as 5 habilidades que ela  promove e como aplicar na sua empresa, acompanhando o post de hoje!

O que é gamificação nas empresas?

A gamificação nas empresas consiste na utilização da dinâmica dos games para promover desafios e metas aos colaboradores e clientes, quando alcançados são recompensados.

Partindo de um tema relacionado as atividades laborais, o game possui várias fases que o jogador precisa percorrer para finalizar o objetivo, no final ele é recompensado.

É uma estratégia para promover a evolução dos colaboradores, conforme avançam nas fases, vão adquirindo conhecimentos essenciais para aprimorar suas práticas profissionais.

A gamificação nas empresas pode ser uma das atividades propostas na universidade corporativa, para tornar a aprendizagem mais dinâmica e interativa na plataforma de ensino.

Para os clientes, o game pode envolver um produto ou serviço que a empresa deseja divulgar, estimulando a interação com seu público, que pode ser recompensado quando concluir o desafio, seja um desconto ou um brinde especial.

Além de utilizar a gamificação nas empresas para fins de aprendizagem, ela pode ser aplicada na execução de projetos, nas ações de marketing, para melhorar a cultura organizacional e dinamizar o processo de recrutamento.

5 habilidades desenvolvidas pela gamificação nas empresas

Confira na prática quais são as principais habilidades desenvolvidas pela gamificação nas empresas:

1. Engajamento e motivação com a gamificação nas empresas

Ao ter desafios com metas a serem alcançadas, os colaboradores sentem-se motivados a dar o seu melhor e sentem-se engajados com suas tarefas, pois geram resultados positivos quando se dedicam a um objetivo concreto.

Quando alcançam as metas e atingem o objetivo, sentem a satisfação de dever cumprido e realização profissional, que os motiva a continuarem comprometidos com o trabalho dentro da empresa e o aperfeiçoamento de suas habilidades participando da universidade corporativa.

2. Determinação e persistência com a gamificação nas empresas

A proposta da gamificação nas empresas a partir de um jogo com fases a serem vencidas e uma recompensa no final, promove uma competição saudável, ou seja, estimula o colaborador a vencer a si mesmo e se superar, alçando resultados mais satisfatórios a cada desafio. 

Desse modo, os colaboradores estarão sempre comprometidos e determinados a perseguir os próximos desafios e metas, ao passo em que percebem que evoluem e se desenvolvem a cada fase.

3. Colaboração

Os games propõem a interação entre as equipes para que o jogo avance e atinjam os objetivos em conjunto e com a colaboração, que trarão resultados e recompensas para todos.

4. Foco

Com um desafio e objetivo em mente, os colaboradores conseguem manter o foco em cada tarefa que realizam para alcançarem o resultado esperado, aumentando a concentração em interesse nas atividades diárias e evolução profissional com o aprimoramento de suas habilidades.

5. Evolução

A gamificação nas empresas proporciona aos colaboradores a possibilidade de autoavaliação e que provoca uma evolução, ou seja, podem identificar a necessidade de aprimorar suas práticas e adquirir novas habilidades participando da universidade corporativa.

Como aplicar na sua empresa?

Como vimos, a gamificação nas empresas promove o engajamento e a evolução profissional, uma vez que estimula o aperfeiçoamento das práticas e a aquisição de novas habilidades com a universidade corporativa e com o auxílio da plataforma de ensino. 

Considerando os benefícios que traz para a empresa, vale a pena investir nessa estratégia, considerando os seguintes aspectos:

Cultura organizacional

Defina os objetivos da empresa e o que se espera dos colaboradores, elaborando games baseados na cultura e princípios organizacionais, para que todos estejam comprometidos a alcançar melhores resultados.

Objetivos

Identifique quais ações precisam ser aprimoradas na empresa e quais habilidades que os colaboradores precisam desenvolver para alcançar tais resultados, propondo games que atendam essas necessidades.

Teste

Faça um teste antes de aplicar a gamificação nas empresas (você pode utilizar a plataforma de ensino), selecione um grupo experimental para colher resultados iniciais e corrigir possíveis falhas com o feedback dos participantes, depois é possível ampliar para todos os colaboradores com maior assertividade.

___________________________________________________________________

Para implementar a universidade corporativa na sua empresa, escolha eadSimples! Nossa plataforma de ensino é completa para o processo de ensino e aprendizagem a distância, com planos acessíveis para a sua empresa!

As empresas hospedam seus treinamentos online em um ambiente virtual de aprendizagem para a Universidade Corporativa, com toda a estrutura necessária para compartilhar videoaulas, materiais e muito mais!

Conheça nossos planos!

Artigos Relacionados