Blog

7 desafios da tecnologia na educação

7 desafios da tecnologia na educação com recursos digitais

7 desafios da tecnologia na educação estão associados aos pontos negativos que os recursos digitais desencadeiam em algumas áreas, que podem afetar professores, alunos e instituições de ensino.

Embora haja desafios da tecnologia na educação, ela não minimiza os seus benefícios. Confira no post de hoje os 7 pontos negativos e como superá-los!

Pontos negativos da tecnologia na educação

Um especialista na área da informática aplicada a educação, José Armando Valente, livre docente da Unicamp e pesquisador da Nied, revela que a tecnologia na educação não é explorada adequadamente.

Isso se deve a baixa popularidade do uso dos recursos digitais para fins pedagógicos na Educação Básica, principalmente na rede pública, bem como a incompatibilidade entre os equipamentos disponibilizados e as tecnologias disponíveis no mercado.

Devido a esses fatores, surgem pontos negativos da tecnologia na educação, que apresentaremos a seguir.

1. Baixa acessibilidade a tecnologia na educação

A desigualdade social no Brasil, faz com que a tecnologia não seja acessível para todos, conforme dados do IBGE, 46 milhões de brasileiros não têm acesso à internet.

Essa parcela da população não consegue estudar a distância ou integrar os recursos digitais no processo de aprendizagem, não têm a opção de estudar com a ajuda de softwares e sistemas.

2. Deficit nas relações com a tecnologia na educação

A tecnologia na educação possibilita diversas ferramentas de interação mediadas pela internet e os recursos digitais de comunicação, entretanto, diminui o contato presencial entre as pessoas.

O intuito dessa tecnologia é facilitar a interação e a comunicação e aproximar quem está longe, mas não substituir as relações presenciais e o convívio social real. Porém, as pessoas acabam perdendo o interesse nos encontros devido à facilidade em se comunicar pela internet.

3. Dificuldade de concentração

Ao utilizar a tecnologia na educação, os alunos podem se distrair com a variedade de conteúdos e estímulos que a internet proporciona, dificultando a concentração nos estudos.

Segundo dados do portal DW, o tempo de concentração dos usuários da internet chega a 8 segundos, justamente pela agilidade da transmissão de informações nas redes sociais e sites de notícias, por exemplo.

As notificações de novas postagens, atrapalha a concentração, os usuários querem checar tudo o que recebem instantaneamente, o que pode diminuir a produtividade nas atividades acadêmicas online.

4. Menos atividades práticas

As atividades práticas da aprendizagem podem ser comprometidas com o uso da tecnologia na educação, uma vez que todos os conteúdos de um curso estão em um ambiente virtual.

Existe uma dificuldade em transportar a experiência prática para o ambiente virtual, havendo uma barreira para gerar o mesmo tipo de conhecimento de uma experiência real para a virtual.

5. Uso incorreto dos recursos digitais

Muitos usuários da tecnologia na educação, utilizam de maneira passiva a internet e os recursos digitais, não mantém controle sobre o que acessar e administrar suas prioridades.

As pessoas precisam desenvolver um uso consciente dessas tecnologias para usá-las a favor de suas atividades educativas, adquirindo melhores habilidades para se expressar no ambiente virtual para ser produtivo.

6. Foco nas notas

Como os professores não acompanham em tempo real o desempenho dos estudantes, as notas costumam ter um peso maior no processo de aprendizagem, que é mais autônomo.

É comum que o principal objetivo de um aluno de cursos online seja adquirir notas para ganhar um certificado após concluir o processo de ensino mediado pela tecnologia na educação.

7. Contato limitado com o tutor

Embora as plataformas EaD sejam bastante completas e ofereçam canais de comunicação online, esse contato é limitado pela opção de se comunicar ou não. Os alunos podem não trocar mensagens com o tutor se não desejarem.

Na sala de aula presencial, o contato é diário e em tempo real, todos estão reunidos no mesmo ambiente físico, estabelecendo uma relação mais próxima e constante, facilitando o acompanhamento do processo educativo.

Como superar os pontos negativos da tecnologia na educação?

Embora os pontos negativos da tecnologia na educação sejam um desafio, o estudo do Pew Research Center aponta que entre 2.500 professores, 71% acreditam que o impacto da internet e dos recursos digitais são positivos.

A tecnologia na educação pode ser muito vantajosa quando se tem acesso a ela e utilizam de maneira adequada, beneficiando professores, alunos e instituições de ensino, bem como adotar medidas para minimizar os pontos negativos, com as seguintes ações:

Ajudar na concentração

Como dissemos anteriormente, a tecnologia na educação reduz a concentração para estudar, portanto, o tutor pode produzir aulas e conteúdos mais dinâmicos e interativos.

Utilize metodologias como webinars, webconferencias e transmissões ao vivo para atrair e engajar os alunos, bem como recursos didáticos atrativos, como gamificação e realidade aumentada.

Explorar mais as ferramentas de interação

Estimule a comunicação e troca de mensagens através dos canais de interação das plataformas EaD e demais dispositivos digitais para se comunicar, faça calls com seus alunos, publique no fórum para promover discussões, crie grupos no WhatsAssp e páginas nas redes sociais, etc.

Acompanhar o desempenho

Por mais que os alunos tenham autonomia e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem mediado pela tecnologia na educação, é fundamental o acompanhamento pelo tutor.

Muitos alunos não buscam o tutor para tirar dúvidas e interagir sobre os conteúdos do curso, então o tutor pode enviar mensagens para perguntar como está seu desenvolvimento e acompanhar pela plataforma EaD seu progresso.

Plano de aula estruturado

Elabore um plano de aula bem estruturado, conforme o perfil dos alunos e contendo os itens anteriores, para garantir maior produtividade e aproveitamento da tecnologia na educação.

________________________________________________________________________________

Agora que você já conhece os pontos negativos da tecnologia na educação e como superá-los, crie e hospede seus cursos online na eadSimples!

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de interação, acompanhamento do desempenho dos alunos e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

 

Artigos Relacionados