Blog

Estratégias pedagógicas para EaD

Estratégias pedagógicas para EaD

Estratégias pedagógicas para EaD são fundamentais para que o ensino à distância seja eficaz, utilizando os recursos tecnológicos, como a plataforma de ensino, de maneira adequada para a aprendizagem.

Confira neste artigo, as principais estratégias pedagógicas para EaD e 6 dicas para aplicar.

Principais estratégias pedagógicas para EaD

Para viabilizar o ensino à distância e ministrar aulas em uma plataforma de ensino, é preciso de recursos tecnológicos e estratégias pedagógicas para EaD para utilizá-los e concretizar a aprendizagem.

É preciso aplicar técnicas específicas para essa modalidade de educação e atender aos objetivos e também inovar, considerando:

  • visão estratégica para renovar o planejamento pedagógico da instituição;
  • adaptação da ação formativa em alinhamento com as práticas inovadoras;
  • investimento nos recursos digitais voltados para o contexto educativo;
  • capacitação da equipe para fazer uma imersão nas mídias e ferramentas;
  • seleção de práticas inovadoras para cada situação, bem como a combinação entre elas. 

Os 5 conceitos mais inovadores que transformaram a maneira de ensinar e aprender no ensino à distância, são:

1.Instructional design – estratégias pedagógicas para EaD

Refere-se ao planejamento educacional, que envolve o conjunto de métodos, técnicas e recursos tecnológicos utilizados no processo de ensino e aprendizagem, como as trilhas de aprendizagem disponibilizadas na plataforma de ensino para proporcionar maior autonomia no estudo dos conteúdos EaD.

2.Blended learning – estratégias pedagógicas para EaD

O blended learning, também conhecido como ensino híbrido e semipresencial, é uma tendência na educação, que combina aulas presenciais no ambiente escolar e aulas remotas na plataforma de ensino.

3.Project based learning

Refere-se a aprendizagem baseada e projetos, que aborda de maneira interdisciplinar os conteúdos do curso, onde os alunos aprendem ao desenvolverem projetos que podem ser realizados no formato EaD, aliando a teoria e a prática mesmo a distância.

4.Problem based learning

Trata-se de uma aprendizagem baseada em problemas, ou seja, os alunos estudam casos e precisam propor soluções para o problema apresentado, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. Também proporciona a prática a teoria trabalhada nas aulas e nos materiais.

5.Flipped classroom

As estratégias pedagógicas para EaD inovadoras também incluem a sala de aula invertida, que consiste na aprendizagem prévia fora da sala de aula (na plataforma de ensino, por exemplo) e o compartilhamento posterior do que o aluno aprendeu para o professor e a turma.

6 dicas de estratégias pedagógicas para EaD

A partir dos conceitos apresentados anteriormente, as 6 dicas de estratégias pedagógicas para EaD podem ser combinadas para potencializar ainda mais o ensino à distância e as metodologias utilizadas na plataforma de ensino.

1. Aprendizado em espiral

O aprendizado em espiral permite sistematizar as informações começando com níveis de complexidade menores e ir aprofundando conforme a evolução dos alunos. 

2. Aula ao vivo

As aulas ao vivo na plataforma de ensino, permitem a interação em tempo real entre alunos e professor, através do chat integrado para agilizar a comunicação e a troca de mensagens.

3.Team-based learning

A aprendizagem em grupo é uma das estratégias pedagógicas para EaD que engajam os alunos, promovem interação e desenvolvem habilidades interpessoais, como a argumentação.

Essa estratégia funciona da seguinte forma:

  • preparação: estudo prévio do tema informado pelo educador;
  • discussão: o tema é discutido em grupo, com diferentes perspectivas;
  • aplicação de conceitos: consenso do grupo em relação à solução proposta.

4.Webinar

É um seminário virtual transmitido pela plataforma de ensino, para discutir temas relevantes do curso, que facilita a troca de ideias e a interação em tempo real, bem como complementa a aprendizagem com conteúdos extras.

5.Gamificação

A gamificação propõe atividades relativas aos conteúdos do ensino à distância utilizando games, com várias fases que o jogador precisa percorrer para finalizar o objetivo de aprendizagem, e no final ele é recompensado.

6.Design Thinking

Essa é uma das estratégias pedagógicas para EaD que envolve a aprendizagem prática, onde o aluno transforma suas ideias em produtos ou processos concretos, que podem ser aplicados e testados.

___________________________________________________________________

Para aplicar as estratégias pedagógicas para EaD, a eadSimples é uma plataforma de ensino completa para o ensino à distância. Ela possibilita criar, hospedar, ministrar e vender cursos online.

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de interação, acompanhamento do desempenho dos alunos e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

 

Artigos Relacionados