Blog

Músicas sem direitos autorais

músicas sem direitos autorais, videoaulas, conteúdos ead, plataforma de ensino, curso online

Músicas sem direitos autorais costumam ser inseridas nas videoaulas para melhorar os conteúdos EaD da plataforma de ensino e tornar o curso online mais atrativo, mas alguns tutores não sabem onde encontrar esse tipo de mídia.

Pensando nisso, elaboramos este post para te ajudar! Confira 10 sites onde você pode encontrar músicas sem direitos autorais para produzir suas videoaulas.

Por que preciso de músicas sem direitos autorais?

Utilizar músicas sem direitos autorais para produzir suas videoaulas, evita problemas legais para o seu curso online, uma vez que esses materiais são considerados bens móveis, conforme a Lei n.º 9.610/1998.

Sendo assim, você não pode utilizar qualquer música para produzir seus conteúdos EaD e disponibilizar na plataforma de ensino, é necessário pagar pelos royalties ou utilizar um material que dispense essa formalidade.

A lei garante que nenhuma pessoa pode utilizar músicas protegidas por direitos autorais para fins comerciais sem a devida autorização, ou seja, você não pode utilizar nas videoaulas do seu curso online.

Quem utilizar músicas com direitos autorais sem autorização, para produzir conteúdos EaD, estará sujeito a implicações jurídicas, com condenações penais e civis previstas na lei.

Por isso, o mais indicado é utilizar músicas sem direitos autorais para inserir nas suas videoaulas, assim você evita problemas legais relacionados ao uso indevido de um material protegido pela referida lei.

Confira a seguir, 10 sites para você encontrar músicas sem direitos autorais!

10 sites com músicas sem direitos autorais

Elaboramos uma lista com 10 sites que disponibilizam músicas livres para download, assim você pode inserir esses materiais em suas videoaulas sem se preocupar em infringir a lei.

1. Free Music Archive para músicas sem direitos autorais

O Free Music Archive é uma biblioteca virtual que reúne áudios de alta qualidade para download, essas músicas são autorizadas para uso livre e possuem uma seção exclusiva para arquivos MP3, que podem ser usados em vídeos.

É um site aberto e gratuito, onde você pode pesquisar músicas e ouvir uma prévia antes de iniciar o download. As escolhidas podem ser inseridas nas suas videoaulas e disponibilizadas na plataforma de ensino. 

2. Coleção de sons do Facebook

A coleção de sons do Facebook disponibiliza uma biblioteca gratuita de músicas sem direitos autorais, que podem ser utilizadas para produzir seus conteúdos EaD, basta pesquisar e fazer o download da escolhida.

É possível adicionar, mixar e editar as músicas que você baixou nas videoaulas criadas, mas é preciso usar seu próprio programa de criação de vídeos para adicionar os sons aos seus conteúdos EaD.

3. Dig cc. Mixter

O Dig cc. Mixter disponibiliza músicas livres de direitos autorais para inserir nas suas videoaulas e deixar seu curso online mais atrativo e dinâmico, basta acessar a biblioteca de áudios, pesquisar o som e fazer o download.

É um site aberto sob a licença da Creative Commons (CC), organização não-governamental sem fins lucrativos, que amplia o acesso às obras criativas através de licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições.

4. YouTube Audio Library

O YouTube Audio Library disponibiliza uma biblioteca de áudio com músicas sem direitos autorais, para ajudar você a produzir suas videoaulas, basta acessar o YouTube Studio para utilizar.

Você pesquisa por música ou efeito sonoro que deseja e realiza o download gratuitamente, depois é só inserir nos seus conteúdos EaD e disponibilizar na plataforma de ensino.

5. Bensound

O Bensound disponibiliza músicas exclusivamente para uso em vídeo, não é possível utilizar para podcasts ou audiolivros, por exemplo. Você escolhe uma música e realiza o download gratuitamente, sem pagar por royalties.

6. Incompetech

Nesse site, as músicas sem direitos autorais podem ser pesquisadas por gênero, duração e sentimento (calmo, feliz, triste, etc.), ideal para as trilhas sonoras das videoaulas.

7. Open Music Archive

A Open Music Archive é uma plataforma colaborativa que reúne um acervo de músicas sem direitos autorais, ela distribui áudios e também recebe de outros usuários. Basta pesquisar o que deseja e realizar o download gratuitamente.

8. Jamendo Music

O Jamendo Music é bastante atrativo para te ajudar a produzir conteúdos EaD para o seu curso online, porque tem a facilidade de estar traduzido para o português. Conta com um amplo catálogo de músicas livres. Entretanto, é preciso pagar pelo download.

9. OpSound

O OpSound também disponibiliza músicas conforme a licença Creative Commons, sem pagar por direitos autorais. Nesse site você pode encontrar áudios e trilhas sonoras gratuitos para suas videoaulas. É possível se cadastrar na Newsletter do site para receber as novas canções disponíveis na plataforma.

10. Josh Woodward

Josh Woodward é um artista que libera suas músicas sem pagar por direitos autorais, são mais de 200 canções disponíveis para download gratuito em seu site, basta seguir os critérios de uso. Para quem quiser contribuir com o seu trabalho, é possível fazer uma doação através do Paypal ou por Bitcoin.

Como baixar músicas sem direitos autorais?

Para fazer o download das músicas sem direitos autorais é bastante simples, a maioria dos sites que oferecem uma biblioteca de áudio livre permitem que o arquivo seja descarregado diretamente na página do site, sem precisar fazer cadastro. Já outros sites, solicitam a realização de um cadastro simples para permitir ao usuário baixar as músicas escolhidas.

Quer dicas para produzir conteúdos EaD e gravar videoaulas? Então confira nossos artigos sobre o assunto:

Dicas para gravar as videoaulas

7 programas para gravar videoaulas

Editor de áudio: conheça os 5 melhores!

7 dicas para dar aula online

6 dicas de cenário para YouTube

Dicas de iluminação para gravar vídeos

___________________________________________________________________

Para criar, hospedar, ministrar e vender curso online, a eadSimples é a melhor plataforma de ensino! Seus vídeos podem ser disponibilizados com alta qualidade e com bastante espaço para armazenamento.

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados