Blog

Copywriting: conceito e prática

copywriting, vender cursos online, plataforma de ensino

Copywriting é um conceito famoso para quem trabalha com marketing e busca estratégias para otimizar as vendas do seu negócio, também pode ser aplicado para vender cursos online em plataforma de ensino.

Vamos te explicar neste post tudo o que você precisa saber sobre copywriting, acompanhe!

O que é copywriting?

Copywriting é uma estratégia de escrita utilizada para convencer o leitor a realizar determinada ação, que através das palavras presentes em um texto, consegue influenciar quem lê. Podem ser textos de sites, blogs, e-mails, catálogos, anúncios e afins.

É bastante utilizado no marketing para impulsionar a venda de produtos e serviços, fazer o download de algum material ou cadastrar o e-mail no site da marca. No caso de quem trabalha com uma plataforma de ensino, o copywriting pode ser aplicado para gerar leads e vender cursos online.

O que significa copywriting? 

Copywriting é um termo em inglês que significa, em tradução livre, cópia (copy) de escrita (writing). A origem do termo se refere a atividade de copiar o texto nas mídias impressas para divulgar produtos e serviços, antes de surgirem as impressoras. 

Esse trabalho era feito a mão por um copywriter e remetia ao que atualmente um redator publicitário realiza, divulga uma marca através de anúncios com textos amplamente distribuídos nos jornais e revistas.

Atualmente, copywriting é traduzido para o português como “redação”, mas tem um significado diferente da redação publicitária, é mais voltado para o marketing com foco em gerar conversão e vendas, principalmente em textos veiculados na internet.

Como funciona o copywriting?

Um texto de copywriting é produzido com palavras estratégicas, que utilizam a persuasão para convencer o leitor a realizar uma ação específica, como a compra de um produto ou serviço.

A redação desperta o desejo de quem lê, pois atinge seu subconsciente, e o faz ficar interessado na compra do produto, uma vez que atende suas necessidades e soluciona seus problemas.

O texto faz com que o leitor seja convencido de que precisa daquele produto ou serviço, utilizando palavras que mexem com as suas emoções, ou seja, associa o produto ou serviço a boas experiências e bons sentimentos.

Estudos indicam que a tomada de decisão da compra ocorre a partir de gatilhos mentais que despertam o desejo, não é feita de maneira racional, mas sim emocional, por isso o copywriting é tão assertivo se aplicado corretamente.

A decisão da compra motivada pelo copywriting, envolve as seguintes etapas: exposição ao produto ou serviço, gatilhos mentais, exploração, avaliação, experiência e compra.

Exemplos de copywriting

Um copywriting, para ser assertivo, precisa aplicar a persuasão corretamente. Se você trabalha com EaD e quer vender cursos online na sua plataforma de ensino, confira alguns exemplos para aplicar essa estratégia.

Reciprocidade 

O gatilho de reciprocidade no copywriting funciona da seguinte maneira: você oferece algo para o público e ele retribui. Esse texto pode ser publicado no seu site, blog ou rede social, com informações relevantes para o público.

Se você quer vender cursos online, por exemplo, pode despertar esse gatilho oferecendo um e-book gratuito com os principais temas abordados na plataforma de ensino, em troca, a pessoa faz um cadastro no seu site.

O cadastro ajuda a gerar leads, que receberão informações futuras sobre o seu curso ou novos produtos e farão parte da lista de possíveis clientes, além disso, ao ler o e-book, podem tomar a decisão de compra — retribuindo pelo presente que recebeu.

Escassez

A escassez é uma estratégia do copywriting bastante utilizada para estimular uma ação rápida do público, caso contrário, perderão a oportunidade. Alguns exemplos desse gatilho são: 

  • Restam apenas três produtos;
  • A promoção é válida somente até a meia-noite de hoje;
  • Cupom de desconto exclusivo para as primeiras 15 pessoas que realizarem a compra.

Perceba que nesses textos, as palavras “apenas”, “somente” e “exclusivo”, são escritas estrategicamente para despertar o gatilho mental da escassez, ou seja, se não comprarem podem ficar sem. 

Desse modo, você pode vender cursos online despertando o sentimento de escassez no público, por exemplo: “última semana para acessar a plataforma de ensino com 30% de desconto”.

Autoridade 

Utilizar a autoridade no copywriting desperta um sentimento importante nos consumidores, decisivo no processo de compra: ela passa confiança, ou seja, quem comprar seu produto ou serviço terá a garantia de qualidade.

Coloque nos textos dados de estudos e pesquisas, bem como citações de nomes importantes sobre o assunto e depoimentos de clientes satisfeitos, mostrando que você é comprometido com o que vende e garante resultados positivos para quem compra.

Se você quer vender cursos online, por exemplo, o ideal é escrever conteúdos relevantes sobre essa modalidade de educação e sobre os benefícios de estudar em uma plataforma de ensino.

Além disso, utilize palavras de afirmação sobre o nível de satisfação de seus alunos, peça feedbacks e compartilhe com o público, certamente quem tem interesse no seu produto, irá se sentir estimulado a efetivar a compra.

Vantagens do copywriting

Além de ser uma carta de vendas, que estimula a compra do seu produto ou serviço, o copywriting traz outros benefícios para as suas estratégias de marketing digital.

Ele ajuda você a se aproximar com o público, que acompanha seus textos e se interessa cada vez mais pelo que compartilha, uma vez que são conteúdos relevantes.

Isso potencializa a fidelização e captação de novos clientes, que tem você como referência no assunto, devido à credibilidade e autoridade que passa para o leitor com textos estrategicamente elaborados.

Como a principal ferramenta do copywriting é a palavra, elas devem ser utilizadas para despertar os gatilhos mentais:

  • Você: gera aproximação;
  • Somente: sentimento de escassez;
  • Dados e informações relevantes: constrói autoridade;
  • Depoimentos: passa credibilidade.

Vale ressaltar que as palavras não devem ser utilizadas com exagero, como escrever as vantagens de maneira irreal, pois compartilhar informações falsas pode prejudicar sua estratégia.

___________________________________________________________________

Agora que você já aprendeu sobre o copywritng, que tal aplicar essa estratégia para vender cursos online?

Para hospedar, criar, ministrar e vender cursos online, a plataforma de ensino eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para disponibilizar videoaulas e materiais, canais de interação e muito mais!

Experimente grátis!

Nosso plano gratuito é para sempre! Crie sua página para vender e ministrar cursos, assim você monetiza antes de assinar um plano para mais alunos. Saiba mais, acessando aqui.

 

Artigos Relacionados