Blog

Brainstorming em 5 passos

brainstorming, negócio digital, vender cursos online

Brainstorming é uma técnica bastante utilizada para auxiliar o processo criativo em diferentes áreas, como publicidade, artes, setor corporativo e educação, que também pode ajudar que tem um negócio digital e precisa de novas ideias para vender cursos online.

Confira 5 passos para realizar um brainstorming eficiente!

O que é brainstorming?

Brainstorming é um termo em inglês, que em tradução livre para o português significa tempestade de ideias, ou seja, através dessa técnica é possível estimular a produção de ideias a partir do fluxo de pensamentos.

A partir de um problema levantado, o brainstorming nos leva a pensar em possíveis soluções, ao passo em que diferentes ideias surgem ao pensar no assunto, podemos construir uma saída a partir delas.

Quando visualizamos todas as possibilidades, fica mais fácil traçar planos de ação, pois amplia a criatividade para encontrar uma solução mais eficiente, pois vai além do óbvio e da zona de conforto.

Outra característica essencial do brainstorming, é que pode ser realizado em grupo, ou seja, quanto mais pessoas pensando juntas sobre o problema, mais ideias são desenvolvidas para solucioná-lo.

Para o seu negócio digital, o brainstorming pode te ajudar a traçar estratégias de marketing para vender cursos online, bem como realizar dinâmicas com seus alunos sobre os temas estudados.

Tipos de brainstorming

Existem diferentes tipos de brainstorming, que diferem na maneira como as ideias são produzidas, mas continuam com o mesmo objetivo: trazer à mente qualquer pensamento que possa, de alguma forma, contribuir para a solução do problema apresentado.

Brainstorming Individual

O brainstorming individual é recomendado para pessoas autônomas que precisam buscar sozinhas as soluções para os problemas levantados, não precisam de uma equipe para realizar essa tarefa.

Se você quer vender cursos online e está com dificuldades, por exemplo, o brainstorming individual pode te ajudar a desenvolver ideias e aplicar estratégias mais adequadas para o seu negócio digital.

Pense sobre o assunto e anote todas as ideias que tiver durante o brainstorming e depois analise cada uma delas, assim você pode estudar todas as possibilidades e testá-las.

Brainstorming em grupo

O brainstorming em grupo consiste na construção coletiva de ideias, bastante utilizado em empresas, onde os colaboradores se reúnem para discutir sobre soluções para os problemas levantados.

Cada um expressa suas ideias e analisam as possibilidades, para que juntos encontrem maneiras de resolver, a partir da criatividade compartilhada, mais insights são gerados.

Se você está criando uma empresa para vender cursos online, por exemplo, desenvolver um brainstorming em grupo com os tutores, administradores e alunos, pode te ajudar muito na construção de um negócio digital com maior potencial de sucesso! 

Brainstorming ordenado

O brainstorming ordenado serva para organizar melhor as ideias, geralmente utilizado em grupo, devido à quantidade de pessoas envolvidas, ele cria uma ordem de apresentação.

Mesmo individual, o brainstorming ordenado sugere as seguintes etapas: 

  1. Estabelecer o problema e analisá-lo;
  2. Pensar em formas de resolvê-lo;
  3. Reunir as ideias e buscar uma solução entre elas.

Brainstorming livre

O brainstorming livre é o que mais estimula a criatividade e a imaginação, ele nos convida a compartilhar todas as ideias que surgem na mente, fazendo sentido ou não.

Entretanto, esse formato pode levar mais tempo para trazer respostas concretas, mas é válido para promover um momento de diálogo e interação entre os colaboradores.

Para quem faz um brainstorming livre individual, esse é um momento de abstração que pode ser bastante criativo para ajudar a desenvolver ideias para o seu negócio digital e vender cursos online, se for o seu caso.

5 passos para um brainstorming eficiente

Agora que você já sabe o que é um brainstorming e quais os tipos podem ser utilizados, confira 5 passos para aplicar na sua empresa ou no seu negócio digital para vender cursos online.

1. Defina uma meta relacionada ao problema

Para realizar um brainstorming eficiente, o primeiro passo é levantar o problema e definir uma meta. Por exemplo, se você está criando um negócio digital e quer vender cursos online, sua meta pode ser “como captar alunos”.

Assim, você pode direcionar seus pensamentos para buscar ideias e solucionar esse problema em específico, ou seja, todas as opções levantadas podem ajudar a identificar meios para captar alunos.

2. Considere todas as ideias

A partir do problema e meta em mente, siga o fluxo de pensamentos e considere todas as ideias que surgirem, inclusive as consideradas mais improváveis, pois elas podem ajudar na construção de um plano de ação.

Faça a anotação de todas as ideias para analisá-las e mensurar se podem ser aplicadas e como proceder, você pode aperfeiçoar o plano de ação conforme surgirem novas ideias.

3. Dê atenção as ideias incomuns

Como mencionamos no passo anterior, considere as ideias incomuns e se dedique a pensar sobre elas, no primeiro momento podem parecer inúteis ou inviáveis, mas tem o potencial de trazer inovação e um diferencial para o seu negócio digital ou qualquer outro empreendimento.

4. Combine todas as ideias

Isoladas, as ideias podem não fazer tanto sentido, principalmente as mais incomuns, entretanto, se combinadas e pensadas como complemento as demais, podem ser muito produtivas para o brainstorming.

O brainstorming estimula justamente explorar todas as possibilidades, uma vez que o óbvio não estava sendo eficaz, portanto, estude todas as ideias levantas e tente combiná-las para elaborar um plano de ação mais completo e eficaz na solução do problema.

5. Elabore um plano de ação

O brainstorming serve para buscar soluções para um problema, sendo assim, é preciso fazer algo com as conclusões levantadas. As ideias precisam ser avaliadas, reunidas e organizadas para chegar a uma conclusão, que motivará a aplicação.

Elabore um plano de ação com as ideias levantadas para aplicar na solução do problema, por exemplo, se com o brainstorming você concluiu que precisa ampliar a divulgação do seu negócio digital para vender cursos online, é preciso utilizar novos canais de comunicação para alcançar o público.

Dicas para potencializar seu brainstorming

Além dos 5 passos para realizar um brainstorming eficiente, estas outras dicas podem otimizar ainda mais esse processo:

  • Estimule a criatividade;
  • Não interrompa o fluxo criativo, mantenha o foco na tarefa;
  • No brainstorming em grupo, estimule a participação de todos;
  • Busque fontes de ideias, livros, podcasts, vídeos, entre outros conteúdos;
  • Cultive a curiosidade como uma fonte de informação; 
  • Se permita ter novas ideias a qualquer hora! 

___________________________________________________________________

Para criar um negócio digital e vender cursos online, conheça a eadSimples!

Oferecemos um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para disponibilizar videoaulas e materiais, canais de interação, site, loja, opções de venda e muito mais!

Experimente grátis!

Nosso plano gratuito é para sempre! Crie sua página para vender e ministrar cursos, assim você monetiza antes de assinar um plano para mais alunos. Saiba mais, acessando aqui.

Artigos Relacionados