Blog

Webinar: como fazer em 5 passos!

webinar, webconferência, cursos online, treinamentos corporativos

Webinar é uma tendência que veio para ficar na área da educação, esse conteúdo digital é utilizado como ferramenta educacional para facilitar a comunicação e interação nos cursos online e nos treinamentos corporativos.

Consiste em uma webconferência, onde um palestrante apresenta para os participantes algum tema relacionado ao curso, ocorre através de uma transmissão ao vivo, permitindo interação em tempo real através de um chat, ou pode ser gravado e compartilhado depois.

Para ser eficaz, o webinar precisa ser planejado e executado com qualidade. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar, confira as dicas!

Por que utilizar o webinar como ferramenta educacional?

O webinar é uma ferramenta aliada ao processo educacional para os cursos online e treinamentos corporativos, devido às vantagens a seguir:

  • Potencializa a autoridade do professor: realizar uma palestra sobre um tema, mostra o conhecimento que o professor possui e gera credibilidade, pois seu formato expositivo coloca o palestrante como autoridade no assunto;
  • Estimula a atenção os alunos: os conteúdos em vídeo são os mais acessados na internet, devido a sua interatividade e entretenimento, portanto, apresentar temas relacionados ao curso nesse formato, desperta maior interesse nos alunos;
  • Fideliza alunos e gera leads: um webinar de qualidade torna o palestrante referência no assunto, mantendo os alunos interessados em realizar os seus cursos e indicar para outras pessoas;
  • Ferramenta educacional e de marketing: ao mesmo tempo em que ensina os conteúdos aos alunos, atrai o público a se inscrever no seu webinar quando utilizado como divulgação do seu produto.

5 passos para fazer um webinar

Para promover um webinar e engajar seus alunos, bem como atrair o público para seus cursos online ou treinamentos corporativos, esses 5 passos são essenciais:

1. Escolha do tema

Escolha um tema relacionado aos cursos online ou treinamentos corporativos, em que você tem mais familiaridade, isso ajudará a conduzir o webinar com mais facilidade e ampliar a imagem de autoridade sobre o assunto.

Um diferencial é convidar um palestrante especialista na área, para enriquecer a webconferência, ambos podem discutir a respeito do tema e complementar a fala um do outro.

Por exemplo, se os seus cursos online tratam de marketing digital, seu webinar pode abordar os temas “como captar clientes nas redes sociais” ou “como fazer anúncios de sucesso”.

2. Formato de exposição do tema

Para realizar um webinar de qualidade e agregar valor aos seus cursos online ou treinamentos corporativos, a exposição dos conteúdos precisa ser planejada, organizada e atrativa.

Faça um roteiro dos conteúdos a serem abordados e recorra a materiais de apoio, infográficos, apresentação de slides, vídeos complementares ou palestrante convidado. Quanto mais interativo e organizado, melhor será seu webinar!

3. Canal de exibição

Após planejar o que e como será abordado, é preciso definir em qual canal será exibido o webinar. Os webinars educacionais costumam ser exibidos na plataforma EaD do curso, mas se você deseja alcançar o público que ainda não é seu aluno, considere disponibilizar sua webconferência também em outros canais, como o YouTube, por exemplo.

Assim, o público interessado em seus cursos online ou treinamentos corporativos também pode acessar o webinar, mesmo não sendo seu aluno ainda, podendo realizar matrícula após assistir.

4. Convide os espectadores

Para realizar o webinar é preciso ter espectadores, certo? Após planejar o seu conteúdo, divulgue e convide o público para assistir, seus próprios alunos e pessoas interessadas.

Divulgue o evento em seus canais de comunicação, redes sociais, site, blog, WhatsApp, e-mail e na própria plataforma EaD, informando a data, o horário e o(s) canal(is) que será exibido. 

Você também pode criar um grupo para os participantes inscritos no seu webinar e interagir, compartilhar materiais e pedir sugestões, essa ação ajuda a engajar o público e atrair novos alunos.

5. Organize a estrutura

Por se tratar de um conteúdo em vídeo, é preciso planejar o ambiente em que será gravado ou transmitido o webinar, bem como cuidar de detalhes técnicos, como:

  • Escolha um cenário apropriado;
  • Ajuste corretamente a iluminação, áudio e qualidade da imagem;
  • Boa conexão com a internet;
  • Equipamentos de gravação;
  • Reunir todos os materiais que serão utilizados durante o webinar;
  • Ensaie o roteiro.

Dicas para otimizar sua webconferência

Além de seguir os 5 passos apresentados, confira outras ações contribuem com a qualidade do seu webinar:

  • Interaja com o público antes e durante a transmissão;
  • Peça ajuda para te apoiar durante o webinar, alcançar objetos, ajustar os equipamentos e direcionar perguntas dos espectadores;
  • Inclua enquetes e pesquisas durante a exibição;
  • Crie um clima descontraído para acolher o público, mas sem perder a seriedade do conteúdo.

___________________________________________________________________

Para ministrar cursos online e treinamentos corporativos em uma plataforma EaD, bem como realizar um webinar com seus alunos, conheça a eadSimples!

Oferecemos um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para disponibilizar videoaulas e materiais, canais de interação e muito mais!

Experimente grátis!

Nosso plano gratuito é para sempre! Crie sua página para vender e ministrar cursos, assim você monetiza antes de assinar um plano para mais alunos. Saiba mais, acessando aqui.

 

Artigos Relacionados