Blog

Plataforma EaD para empresas: 3 diferenciais

plataforma ead para empresas, educação corporativa ead, capacitação dos colaboradores, cursos online

Plataforma EaD para empresas proporciona diversos benefícios, tanto para a própria organização, quanto para a sua equipe, que crescem juntos através da educação corporativa EaD — uma modalidade de aprendizagem que permite a capacitação dos colaboradores com cursos online.

A educação corporativa consiste em um conjunto de ações desenvolvidas para treinar os novos colaboradores e promover a aprendizagem continuada a equipe que já faz parte da empresa, garantindo o aperfeiçoamento das habilidades para atender novas demandas que surgem.

Segundo a Pesquisa do Treinamento no Brasil 2021/2022, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), 56% das empresas oferecem cursos online ou educação corporativa EaD para a capacitação dos colaboradores.

Proporcionar aprendizagem através de uma plataforma EaD para empresas, é a principal tendência apontada pela pesquisa, as organizações vêm ampliando essa oferta, devido aos resultados que geram.

Confira no artigo de hoje, 3 diferenciais que a plataforma EaD para empresas pode proporcionar na aplicação dessa tendência com maior qualidade.

Qual a importância da plataforma EaD para empresas?

A educação corporativa EaD tornou-se uma tendência nas organizações, pois promove o desenvolvimento dos profissionais de maneira mais acessível, eles podem estudar em tempos diversos acessando os cursos online na plataforma EaD para empresas.

Na plataforma EaD para empresas, os colaboradores acessam online os conteúdos com os conhecimentos que precisam adquirir para o aperfeiçoamento de suas práticas, para aprender novas habilidades e para se adequar a proposta da organização.

Quando a própria empresa oferece treinamento e capacitação dos colaboradores, ela garante que toda a equipe receberá a mesma formação, atendendo as suas necessidades, com os conhecimentos e habilidades específicos que a organização precisa para executar seu trabalho e atingir melhores resultados.

A educação corporativa EaD é uma estratégia de crescimento da empresa, alinhada ao desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, dividida em duas modalidades: treinamento e desenvolvimento.

O treinamento se refere às iniciativas pontuais de curto prazo, buscando melhorar habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo, trazendo melhores resultados para a empresa também.  

Já o desenvolvimento, envolve práticas de longo prazo para auxiliar o colaborador no seu crescimento profissional, seu foco está nos cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.

Além de oferecer capacitação aos colaboradores, a educação corporativa EaD pode disponibilizar também para clientes, parceiros e fornecedores cursos online que envolvem as práticas da empresa e dos negócios da área, assim a aprendizagem é mais completa, pois envolve todos os agentes que contribuem com a organização.

Todas essas ações podem ser disponibilizadas na plataforma EaD para empresas para facilitar o processo e obter os seguintes benefícios com a educação corporativa EaD:

  • Cursos online: treinamento e capacitação dos colaboradores sem precisar de um espaço físico para aprender, podem acessar os conteúdos em casa com horários flexíveis;
  • Fácil acesso a conteúdos: tendo acesso à Internet, é possível ler o material ou assistir às aulas pelo celular, em qualquer lugar, dia e horário;
  • Escalabilidade: como os conteúdos estão sempre disponíveis, podem ser acessados em diferentes momentos, independente do dia em que é acessado, será o mesmo conteúdo para todos, conforme a disponibilidade de cada um, sem comprometer a produtividade das tarefas diárias da empresa;   
  • Diferentes formatos: a plataforma EaD para empresas possibilita disponibilizar conteúdos em diversos formatos para atender as necessidades de cada organização, ela pode optar somente por aulas ao vivo ou disponibilizar podcasts, por exemplo. Permite que a empresa personalize seus cursos online;
  • Incentiva o aprendizado: por oferecer praticidade e facilidade, motiva os colaboradores a aprenderem novas habilidades, o que é bastante vantajoso para eles e para a empresa;
  • Promove a cultura digital: utiliza a tecnologia a favor da empresa e de seus colaboradores, assumindo um perfil inovador e conectado com as novas gerações;
  • Inovação: rompe com os modelos tradicionais de formação e capacitação dos colaboradores, se adequando as tendências;
  • Menor custo: hospedar cursos online em uma plataforma EaD para empresas, ajuda a reduzir gastos, uma vez que os mesmos conteúdos podem atender diversas turmas, além disso, existem diferentes planos de contratação, com certeza um deles atenderá sua necessidade.

3 diferenciais da plataforma EaD para empresas

Para aplicar a educação corporativa EaD com qualidade, é fundamental contratar uma boa plataforma EaD para empresas, que ofereça todas as ferramentas necessárias para disponibilizar seus cursos online e atender as demandas da sua organização.

Existem 3 diferenciais que uma plataforma EaD para empresas oferece, que vão otimizar o processo de capacitação dos colaboradores, confira a seguir!

1. Oferecer API

API é uma sigla para a expressão em inglês “Application Programming Interface”, traduzida para o português, significa “interface de programação de aplicação”, ou seja, um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões e protocolos.

Utilizar os recursos de API da plataforma EaD para empresas, permite a integração com o sistema da organização para usufruir das funcionalidades que a plataforma oferece, facilitando e simplificando o trabalho dos desenvolvedores.

O uso das APIs, dispensa a criação de códigos personalizados para cada função que um programa precisa executar, é possível aproveitar a interface e funções da plataforma.

Além disso, as APIs proporcionam maior segurança da plataforma EaD para empresas, uma vez que bloqueiam acessos e concedem permissões a dados que algumas aplicações não podem usar.

Um exemplo de API é a integração da lista de contatos do nosso celular ao WhatsApp, ou seja, o aplicativo automaticamente reconhece e integra um número salvo no dispositivo a lista de conversas. Outro exemplo bastante utilizado nas redes sociais, é a integração das publicações compartilhadas no Instagram direto no Facebook.

A plataforma eadSimples oferece esse diferencial, possibilitando consumir a API para ações automáticas integradas com outros sistemas, para que as empresas possam usufruir das funcionalidades que oferece, entre elas:

  • Realizar matrículas de vários colaboradores de uma vez só;
  • Realizar consultas para acompanhar a evolução de cada colaborador;
  • Importar planilhas;
  • Criar polos, sedes, sub-plataformas identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal;
  • Criar universidade corporativa;
  • Personalizar a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa;
  • hospedar todo seu conteúdo para direto na plataforma;
  • Construir seu site direto na plataforma eadSimples ou usar o seu site atual apenas com a página de acesso eadsimples;
  • Criar módulos, aulas e trilhas de aprendizagem com diversos recursos;
  • Transferir módulos inteiros de um curso para outro;
  • Clonar cursos e abrir uma nova turma totalmente independente da anterior.
  • Utilizar o mesmo conteúdo em vários cursos e poupe espaço de armazenamento.
  • Criar módulos e conteúdos com interdependência para visualização/aprovação;
  • Recursos para aula ao vivo;
  • Utilizar vídeos de plataforma externas;
  • Recursos de avaliações;
  • Cadastrar usuários ilimitados;
  • Recursos de segurança;
  • Atendimento humanizado;
  • Suporte técnico;
  • Emitir certificados personalizados;
  • Tecnologia própria;
  • E muito mais!

Para conhecer a solução completa da plataforma EaD para empresas da eadSimples, acesse o link.

Na eadSimples, é possível utilizar a nossa API para se comunicar com o sistema da empresa, permitindo fazer o cadastro e a matrícula dos colaboradores nos cursos online e acessar pela plataforma eadSimples com a página personalizada.

2. Acesso através de um portal

Para realizar a capacitação dos colaboradores, através da educação corporativa EaD, a empresa precisa de um portal de acesso aos conteúdos que compõem seus cursos online, com uma tela para login e senha.

Pode ser o próprio site da organização, desenvolvido como um portal intranet em uma plataforma EaD para empresas, ou importado de outra ferramenta exclusiva da empresa.

Na plataforma eadSimples para empresas, oferecemos esse diferencial com duas opções:

  1. Construir seu site direto na plataforma eadSimples:
  • Arrastar e soltar os elementos, trocando cores, marca, texto, imagem;
  • Inserir seu Google TagManager, Pixels e demais ferramentas externas para monitorar o site.
  • Criar páginas para os produtos, institucionais, para contato, blog, etc 
  • Utilizar a URL (endereço) do seu site personalizado de acordo com o seu domínio ou sub-domínio (de acordo com plano contratado). 
  1. Utilizar o site atual da empresa (em outra ferramenta) e aproveitar apenas a página de acesso eadsimples (login personalizado com sua marca, usuário e senha).

3. Cadastrar polos, sedes e filiais

Para as organizações maiores, é um diferencial importante a plataforma EaD para empresas possibilitar o cadastro de polos, sedes e filiais, para oferecer os mesmos cursos online de capacitação dos colaboradores para toda a equipe.

Na plataforma eadSimples, é possível criar cursos online e distribuir as vagas para  setores e filiais da empresa, com opção de sub-plataformas conectadas a principal. Além disso, permite cadastrar os gestores de cada filial e setores, para conseguirem acompanhar a evolução dos seus colaboradores.

Distribua vagas para setores e filiais com a ferramenta para gestão de polos, criando grupos de usuários específicos, colocando um gestor pontualmente para eles.

___________________________________________________________________

A eadSimples oferece uma solução completa para a educação corporativa EaD, com cursos online na plataforma EaD para empresas!

Crie sua plataforma de educação corporativa EaD com a eadSimples! Ela é ideal para empresas, foi desenvolvida de forma personalizada para seu negócio.

Experimente grátis!

Nossos planos mensais e anuais, garantem o melhor custo/benefício! Acesse aqui e saiba mais!

Para falar com um especialista da eadSimples, basta acessar o link.

Artigos Relacionados