Blog

E-learning: conheça 10 vantagens!

e-learning, educação a distância, plataforma ead

O e-learning tornou-se uma das principais tendências da educação a distância, devido a evolução dos recursos digitais no ensino e aprendizagem, como  a plataforma EaD, pois traz diversos benefícios para os alunos, professores e escolas, permitindo realizar o processo educacional online.

No post de hoje, iremos falar um pouco sobre o conceito e os tipos de e-learning, e também apresentar 10 vantagens! Confira!

O que é e-learning?

E-learning é um termo em inglês, em que o prefixo “e” remete à “eletrônico” e o sufixo “learning” significa “aprendizagem”, ou seja, traduzido para o portugês se refere à aprendizagem eletrônica.

Trata-se de uma modalidade da educação a distância, em que o processo de ensino e aprendizagem ocorre 100% online, através de uma plataforma EaD com um ambiente virtual de aprendizagem.

Nesse ambiente virtual de aprendizagem, é disponibilizado todo o conteúdo referente a um curso, videoaulas, materiais de apoio, atividades, avaliações, canais de comunicação e demais recursos que uma sala de aula tradicional contém.

O e-learning cria e distribui conteúdos digitais na internet, utilizando a plataforma EaD para hospedar o curso, tornando o processo de ensino e aprendizado totalmente à distância.

Basta professores e alunos terem um dispositivo eletrônico com acesso a internet, pode ser um computador, tablet ou smartphone, para acessar os conteúdos na plataforma EaD.

Mesmo a distância, alunos e professores podem interagir por meio dos canais digitais de comunicação, como os chats e fóruns da plataforma EaD, aplicativos de mensagens, e-mails e redes sociais.

Tipos de e-learning

O e-learning pode ser dividido em duas categorias da educação a distância, com propostas específicas em cada caso, são elas:

E-learning educacional

Essa modalidade de e-learning envolve cursos de graduação, pós-graduação, técnicos, livres, profissionalizantes e preparatórios, que podem ser realizados totalmente a distância através da plataforma EaD.

O e-learning rompe as barreiras geográficas e permite estudar em instituições de outras cidades, estados e até países, pois é 100% online, aproximando professores e alunos por meio da internet.

E-learning corporativo

O e-learning corporativo consiste em cursos de treinamento, formação e capacitação dos colaboradores de uma empresa, visando o desenvolvimento profissional dentro da organização.

Seu objetivo é qualificar os profissionais conforme as necessidades da empresa, ou seja, com os conhecimentos e habilidades específicas que a organização precisa para executar seu trabalho, com cursos 100% online na plataforma EaD.

Síncrono

A educação a distância síncrona consiste na realização das aulas em tempo real, ou seja, o professor ensina os conteúdos através de transmissões ao vivo, podendo interagir com os alunos e promover debates durante a apresentação.

Assíncrono

As aulas do e-learning na modalidade assíncrona são gravadas e assistidas em tempos diversos, são disponibilizadas na plataforma EaD e ficam arquivadas para os alunos acessarem quando quiserem. A interação ocorre também em momentos aleatórios, através do fórum ou chat.

10 vantagens do e-learning

Sintetizamos a seguir, as principais vantagens do e-learning:

  1. Economia para a instituição;
  2. Foco nas necessidades do aluno;
  3. Flexibilidade de horários;
  4. Personalização dos conteúdos;
  5. Atualização constante dos conteúdos;
  6. Diversificação de oferta dos cursos;
  7. Baixo custo da mensalidade em relação à modalidade presencial;
  8. Incentivo ao autoaprendizado;
  9. Acompanhamento de desenvolvimento e desempenho dos alunos e dos cursos;
  10. Escalabilidade do negócio.

_________________________________________________________________________

Conheça a eadSimples! Uma plataforma EaD completa para realizar o e-learning e implementar a educação a distância na sua empresa, escola ou negócio de cursos online.

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de interação, acompanhamento do desempenho dos alunos e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Fale com um especialista e saiba mais!

 

Artigos Relacionados