Blog

Crescimento do EAD em 2022

crescimento do ead, aprendizagem a distância, cursos online, plataforma ead

O crescimento do EAD em 2022 aponta a qualidade dessa modalidade de educação e a satisfação dos estudantes, professores e instituições de ensino com a aprendizagem a distância, que permite realizar cursos online 100% na plataforma EAD.

Pela primeira vez na história, o EAD superou os cursos presenciais de graduação em 2020, tanto na rede pública quanto na privada, os cursos online receberam mais matrículas do que a modalidade presencial, conforme o Censo Educação Superior realizado pelo Inep.

Desde então, o crescimento do EAD segue em expansão, além do Ensino Superior, outras modalidades de educação têm sido cada vez mais realizadas online, como os cursos livres, técnicos, profissionalizantes e corporativos.

Acompanhe no post de hoje mais informações sobre o crescimento do EAD em 2022 e os fatores que contribuem para o sucesso da aprendizagem a distância!

Fatores que contribuíram com o crescimento do EAD

O EAD já é realizado há muito tempo no Brasil, mas em menor proporção, somente nos últimos 10 anos teve um crescimento de 400%, conforme o Censo Educação Superior 2020, especialmente após a pandemia da Covid-19.

Pandemia e o crescimento do EAD

A pandemia contribuiu muito com o crescimento do EAD, devido ao isolamento social e o fechamento das instituições de ensino, todos os alunos experimentaram a aprendizagem a distância para não interromper as atividades educativas e prejudicar sua formação.

Nesse cenário, todos os profissionais da educação e instituições de ensino precisaram se adaptar para oferecer o EAD — única opção durante a pandemia — embora tenha trazido diversos desafios e preconceitos, se mostrou bastante eficaz e agradou muitos alunos, além de se tornar mais uma possibilidade para estudar.

De outro modo, muitos alunos não teriam tido a oportunidade de experimentar a aprendizagem a distância e optar por cursos online, por esse motivo é seguro afirmar que a pandemia contribuiu com o crescimento do EAD.

Segundo os dados do censo, entre os mais de 3,7 milhões de alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2020, 53,4% optaram pela aprendizagem à distância e 46,6% se matricularam em cursos presenciais, mas adotaram as atividades remotas de maneira provisória devido à pandemia.

A pandemia influenciou o comportamento da população, que passou a realizar mais atividades online, principalmente compras, transações bancárias, home office, estudo, entre outros. 

Além de prevenir contra a doença, por não precisar sair de casa e interagir fisicamente com as pessoas, facilitam a vida cotidiana e se adéquam a cultura digital.

Mesmo com o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino, devido à flexibilização das restrições sanitárias para a Covid-19 e o avanço da vacinação, o EAD pode superar o ensino presencial.

Assim como muitos profissionais optaram por continuar no home office mesmo com o retorno das atividades presenciais, muitos alunos também preferiram permanecer com a aprendizagem a distância.

Percebemos, então, uma alteração no perfil dos estudantes brasileiros, que adotaram o EAD como principal modalidade de educação por atender as necessidades da vida cotidiana atual.

Vantagens que a aprendizagem a distância oferece

O crescimento do EAD também se deve as diversas vantagens que ele proporciona, como a flexibilidade de horários e localização, menor custo, maior praticidade e autonomia, bem como o certificado reconhecido pelo MEC.

O EAD permite que os estudantes realizem toda a aprendizagem a distância, sem precisar frequentar um espaço físico, nas diferentes modalidades de educação: graduação, pós-graduação, cursos técnicos, profissionalizantes, livres e corporativos.

Dessa forma, estimula os estudos, o ingresso no Ensino Superior, promove o aperfeiçoamento profissional e a aprendizagem constante, podendo ser realizado no conforto da sua casa.

Crescimento do EAD: opções de cursos diversificadas

Diferentes opções de cursos online também estimularam o crescimento do EAD em 2022, é possível aprender sobre qualquer coisa na modalidade a distância, tanto na educação formal quanto livre. Confira as opções que o EAD oferece:

Cursos à distância

No cenário educacional atual, as universidades oferecem cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos técnicos e profissionalizantes, na modalidade a distância através da plataforma EaD.

Todo o conteúdo dos cursos presenciais são disponibilizados na plataforma EaD e acessados pelos estudantes com seus respectivos login e senha, assistem às aulas, acessam os materiais, realizam as atividades e interagem com os professores.

Os alunos vão cumprindo o cronograma do curso conforme organizado na plataforma de ensino e concluem seus estudos, recebendo o certificado ao final, ou seja, seguem a metodologia pedagógica semelhante à educação presencial.

Segundo o Inep, existem hoje no Brasil um total de 3.177 cursos EaD em vigência, autorizados e reconhecidos pelo MEC, possibilitando milhares de estudantes em todo o país ingressar no Ensino Superior à distância e dar continuidade aos estudos de maneira mais acessível e democrática.

Cursos semi-presenciais

Os cursos semi-presenciais mesclam aulas e atividades realizadas na instituição de ensino e online na plataforma EAD, configurando uma modalidade de ensino híbrido, ou seja, o processo de ensino e aprendizagem acontece nos dois ambientes, contribuindo com o crescimento do EAD.

As disciplinas são dividas entre presenciais e online, conforme a proposta pedagógica, pois muitos cursos não podem ser realizados 100% a distância, como os cursos de saúde, por exemplo.

Desse modo, as aulas teóricas podem ser acessadas pela plataforma de ensino e as aulas práticas ocorrem no laboratório da instituição, com isso os estudantes têm ambas as experiências educacionais.

Complemento a cursos presenciais

Para os cursos presenciais, a plataforma EaD pode ser utilizada para complementar as aulas e atividades realizadas em sala de aula, com a disponibilização de materiais adicionais, entrega de trabalhos online, atividades extracurriculares e afins.

A plataforma de ensino também pode ser uma aliada na gestão dos cursos, organizando e disponibilizando informações aos alunos, como as notas, o calendário acadêmico, grade curricular, relação das aulas e avaliações, troca de mensagens entre professores e alunos, fóruns, entre outros.

Essa ferramenta pretende facilitar alguns processos, deixando registrado, arquivado e disponível todas as informações, conteúdos e materiais necessários para o curso, como um guia online a ser consultado quando necessário, tanto para alunos quanto professores.

Cursos livres

Cursos livres são cursos de pequena duração com foco no aprendizado de um conteúdo específico, para a aquisição de conhecimentos e habilidades de uso pessoal e/ou profissional.

São ministrados de forma simplificada, pois costumam ser de curta ou média duração e oferecem um conhecimento de aplicação rápida, ideal para a aprendizagem a distância.

Os cursos livres são uma modalidade de educação não-formal, ou seja, não são regulamentados pelo MEC, mas estão previstos e autorizados em lei pelo Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004).

Entretanto, são considerados cursos de capacitação, atualização e extensão, bastante valiosos para agregar o currículo e a vida pessoal, conferem certificados de participação também.

Treinamentos corporativos

Treinamentos corporativos consistem na capacitação dos colaboradores de uma empresa através de cursos online. Trata-se de um modelo de aprendizado focado no desenvolvimento profissional dos colaboradores vinculados a empresa, alinhado a proposta organizacional, cujos cursos e treinamentos refletem sua missão, valores e política.

O objetivo é qualificar os profissionais conforme as necessidades da empresa, ou seja, com os conhecimentos e habilidades específicos que a organização precisa para executar seu trabalho.

Cada vez mais as empresas investem em treinamentos corporativos online, devido à flexibilidade, menor custo, autonomia dos profissionais e inovação, portanto, nesse setor também houve o crescimento do EAD.

Aperfeiçoamento da plataforma EAD

Outro aspecto fundamental para o crescimento do EAD é a plataforma EAD, ferramenta que permite hospedar os cursos online e oferecer todos os recursos necessários para a aprendizagem a distância. 

A plataforma EAD foi se aperfeiçoando para oferecer a melhor experiência aos alunos e professores, hoje ela simula uma sala de aula presencial com seu ambiente virtual de aprendizagem.

Ela possibilita assistir aulas ao vivo e interagir em tempo real com o professor, assistir videoaulas gravadas a qualquer momento, acessar materiais de apoio, realizar atividades e avaliações, participar de fóruns de discussão, tirar dúvidas pelo chat, obter certificado e muito mais!

Qual a melhor plataforma EAD?

A eadSimples é uma plataforma EAD completa para realizar a aprendizagem a distância, para instituições de ensino, empresas e professores particulares que desejam vender seus cursos online — é para todos que querem oferecer o EAD.

Crie, hospede, ministre e venda cursos online com a eadSimples! 

Oferecemos um ambiente virtual de aprendizagem com toda a estrutura necessária para disponibilizar videoaulas e materiais, canais de interação, site, loja, opções de venda e muito mais!

Alguns dos recursos que a plataforma EaD da eadSimples oferece para a educação a distância, são:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Hospedagem do curso; 
  • Hospedagem de vídeos;
  • Acesso simultâneo ilimitado;
  • Espaço para armazenamento de arquivos (apostilas, PDF, Word, slides, trabalhos de alunos);
  • Utilização de vídeos externos, como YouTube ou Vimeo, exibidos na trilha de aprendizagem;
  • Criação ilimitada de cursos;
  • Cursos pagos ou gratuitos;
  • Número ilimitado de professores;
  • Número ilimitado de administradores;
  • Endereço URL;
  • Suporte técnico via WhatsApp;
  • Emissão de certificado em modelo padrão;
  • Receba fácil com diferentes sistemas de pagamento;
  • Possibilita aulas ao vivo;
  • Avaliações, trilhas de aprendizagem, trabalhos, notas, cursos e polos ilimitados;
  • Suporte em tempo real para solucionar problemas técnicos;
  • Planos acessíveis, gratuito e assinaturas.

A eadSimples oferece diversas opções de planos, com valores acessíveis conforme a sua necessidade, temos planos mensais e anuais, divididos em até 500 alunos e superior a 500 alunos.

Os planos mensais custam a partir de R$0,18 por aluno ao mês. O total mensal se em R$49,90 por mês para 50 alunos e quando totalmente maximizado você pode ter até 500 alunos por R$89,90!

Para os planos anuais, seu investimento é de R$0,06 por alunos ao mês para até 2.500 alunos ativos por mês.

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Fale com um especialista e saiba mais!

Artigos Relacionados