Blog

Perfil do aluno EaD: conheça as principais características

perfil do aluno ead, cursos online, plataforma de ensino

O perfil do aluno EaD indica como devem ser desenvolvidos os cursos online e quais as funcionalidades que a plataforma de ensino deve oferecer para atender as suas necessidades.

Compreender o perfil do aluno EaD ajuda a captar mais alunos e produzir os conteúdos conforme o que buscam e o que têm em comum, visto que são mais de 9 milhões de estudantes matriculados em cursos online, segundo o último Censo Abed.

Qual o perfil do aluno EaD?

O perfil do aluno EaD mudou com as transfonações da sociedade, no início da modalidade de educação a distância no Brasil, a maioria dos estudantes era adultos em idade profissional, que precisavam encaixar na rotina de trabalho os estudos.

Atualmente, segundo o Censo Abed, alunos de todas as idades tem optado por cursos online, inclusive abaixo de 20 anos, ou seja, os estudantes que saem do Ensino Médio têm se matriculado em graduação a distância. Pessoas acima de 40 anos também têm procurado estudar de maneira remota.

Essa modalidade de ensino promove a inclusão e incentiva mais pessoas ingressarem no Ensino Superior e se capacitar profissionalmente, podendo acessar todos os conteúdos pela plataforma de ensino, atendendo o perfil do aluno EaD.

Confira todos os dados sobre a faixa etária do perfil do aluno EaD:

perfil do aluno ead
(Fonte: Censo EAD)

Características do perfil do aluno EaD

Além da faixa etária, existem características bem definidas do perfil do aluno EaD, que levam os estudantes a optarem por essa modalidade de educação ao invés de se matricularem em cursos presenciais.

Embora não haja um padrão de comportamento, existem aspectos em comum entre os estudantes dos cursos online, que ajudam a delinear melhor as metodologias, conteúdos e recursos da plataforma de ensino.

Confira as principais características do perfil do aluno EaD!

1. Independência como perfil do aluno EaD

O perfil do aluno EaD demonstra que ele busca independência, ou seja, não pode ou prefere não frequentar diariamente uma instituição de ensino para aprender e não quer depender totalmente do professor.

Ele prefere autonomia para estudar e pode acessar todo o conteúdo dos cursos online pela plataforma de ensino, assiste videoaulas, lê os e-books, faz as atividades e tira dúvidas com o professor pelo chat.

2. Organização

O aluno EaD consegue se organizar para estudar de maneira autônoma, acessa os conteúdos da plataforma de ensino e administra todas as atividades conforme sua disponibilidade, cumprindo nos prazos estabelecidos do que é solicitado.

Ele concilia a rotina com os estudos e cria um cronograma do que precisa estudar, lê um pouco do material por dia, por exemplo, assiste as videoaulas e faz as atividades a serem entregues ao professor.

3. Flexibilidade

A plataforma de ensino atende a flexibilidade do perfil do aluno EaD, que estuda em horários diversos, conforme sua disponibilidade, os conteúdos ficam armazenados e podem ser acessados a qualquer momento.

Dessa forma, os alunos podem fazer as suas atividades rotineiras e estudar em um momento mais oportuno, de qualquer lugar que estiverem e em qualquer horário — eles não precisam cumprir um horário definido como nas aulas presenciais.

4. Motivação

O perfil do aluno EaD inclui a motivação, pois sem o compromisso de um horário para cumprir e contar com o professor e colegas na sala de aula simultaneamente, é preciso se motivar com autonomia.

Para concluir os cursos online e realizar todas as atividades da plataforma de ensino, o aluno precisa estar focado em aprender e concluir seu objetivo, compreendendo que ele é o maior responsável pelo processo.

5. Adepto da tecnologia

Para realizar cursos online e lidar com a plataforma de ensino, os alunos precisam ter ter familiaridade com as ferramentas tecnológicas, sabe utilizar e explorar os recursos digitais com facilidade.

Conseguem acessar com facilidade as videoaulas, e-books, materiais, atividades e avaliações online, bem como utilizar os canais de comunicação digital de maneira assertiva.

Conclusão

Para elaborar cursos online conforme o perfil do aluno EaD, tenha em mente essas características e desenvolva conteúdos que estimulem a motivação, materiais inovadores e uma plataforma de ensino de qualidade.

A eadSimples oferece todas as ferramentas necessárias para cursos online, ambiente virtual de aprendizagem, hospedagem de vídeos e materiais, canais de interação, atividades e avaliações, certificados e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados