Blog

Lifelong Learning: saiba tudo sobre esse conceito!

lifelong learning, aprendizado ao longo da vida, educação corporativa, desenvolvimento profissional, mentalidade de desenvolvimento contínuo

Lifelong Learning é um conceito bastante explorado no mundo empresarial, que investe na educação corporativa para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e para a melhoria dos resultados, estimulando uma mentalidade de desenvolvimento contínuo, que também pode se aplicar na vida pessoal.

Esse conceito atende as necessidades do mundo contemporâneo, onde as constantes transformações na sociedade e nas práticas de trabalho, exigem novos saberes para acompanhar as novas demandas.

No post de hoje, você vai entender o que significa Lifelong Learning, qual a sua importância no mundo atual e como aplicar na sua vida para o desenvolvimento profissional e pessoal. Confira!

O que é Lifelong Learning?

Lifelong Learning é um termo em inglês, que traduzido para o português significa “aprendizado ao longo da vida”, isto é, estar em constante busca por novos conhecimentos.

Nessa perspectiva, a aprendizagem não se encerra na graduação, por exemplo, tampouco na especialização, precisamos estar dispostos a aprender sempre, para construir um saber sólido, desenvolvido ao longo da vida.

Adquirir um diploma não significa que você já sabe tudo o que precisa saber, o desenvolvimento vai além disso, não se limita a uma faculdade ou curso profissionalizante.

O Lifelong Learning surgiu por volta da década de 1970, mas ganhou destaque a partir de 2010 com a publicação do Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, da Unesco.

Conforme o relatório, o conceito de educação ao longo da vida elimina a distinção entre a formação inicial formal e o desenvolvimento permanente, essencial para atender as demandas do século XXI. Nesse sentido, a aprendizagem é vista como um continuum, não existe início, meio e fim, considerada como um todo ao longo da vida.

É bastante explorado na educação corporativa, visando o desenvolvimento profissional, que requer constante aperfeiçoamento, para aprender novas práticas ou se atualizar, proporcionando maior qualificação para atuar no mercado de trabalho.

Mesmo um profissional com muitos anos de experiência, precisa continuar aprendendo, sempre existe algo novo para aprender, ou seja, a aprendizagem não se encerra nunca, é um processo sem fim.

Desse modo, o Lifelong Learning nos leva a uma mentalidade de desenvolvimento contínuo, partindo da premissa da máxima de Sócrates, “só sei que nada sei”, que significa que sempre temos algo novo para aprender.

O conceito da mentalidade do desenvolvimento contínuo foi elaborado por Leandro Karnal, que relaciona o conhecimento com experimentações, explorações, novas conexões e contextos, que somados podem dar um novo sentido a um fato.

De acordo com essa mentalidade, o conhecimento não é fixo, ele se transforma, se reconstrói e se aperfeiçoa, então precisamos acompanhar esse processo e aprender novamente sobre um conteúdo, quantas vezes forem necessárias.

Isso se deve as constantes transformações da sociedade, que se reinventa e descobre algo novo todos os dias, alterando também o que já sabíamos, pois não existe mais referências fixas.

Dessa forma, o conhecimento e a aprendizagem ultrapassa uma instituição de ensino, estão em todo lugar! Podemos aprender sempre, sem depender de um professor ou uma escola.

O modelo tradicional de educação é superado nessa mentalidade e amplia as possibilidades de aprendizagem e constrói um conhecimento mais sólido e autônomo.

Não quer dizer que nunca seremos bons o bastante, pelo contrário, nos estimula a desenvolver nosso potencial máximo e buscar sermos melhores a cada dia, tendo prazer por aprender e nos beneficiar dos conhecimentos aprendidos na nossa vida e na sociedade.

Pilares do Lifelong Learning

O relatório também definiu os quatro pilares do Lifelong Learning, para entendermos melhor o conceito:

  1. Aprender a conhecer: transforma o conhecimento em sabedoria para a vida, leva as pessoas a desenvolverem prazer em aprender para conhecer melhor o mundo, as pessoas e a si mesmo;
  2. Aprender a fazer: estimula colocar em prática o aprendizado, seja no trabalho, na vida social ou pessoal, buscando utilizar os conhecimentos em benefício próprio e comum;
  3. Aprender a conviver: adquirir conhecimentos, habilidades e competências que favoreçam a vida em sociedade e com os semelhantes, respeitando as diferenças e necessidades dos outros;
  4. Aprender a ser: estimula as pessoas a desenvolverem todas as suas potencialidades por meio da aprendizagem, nos aspectos cognitivos, psicológicos, relacionais, sociais, físicos, etc.

Qual a importância do Lifelong Learning?

O Lifelong Learning contribui com o pleno desenvolvimento profissional e pessoal, estimulando a aprender e utilizar os conhecimentos em benefício próprio e coletivo, pois quanto mais aprendemos, mais aperfeiçoadas são nossas práticas e experiências.

No mundo contemporâneo, é essencial cultivar um aprendizado ao longo da vida, para acompanhar as tendências e inovações, principalmente para o desenvolvimento profissional, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, quanto mais qualificação, melhores oportunidades surgem.

Ter uma mentalidade de desenvolvimento contínuo é um grande diferencial no mercado de trabalho, você ganha destaque estando disposto a aprender sempre, pois é comprometido em entregar um trabalho de qualidade.

Quem não está aberto a aprender coisas novas, arrisca ficar estagnado diante das tendências e inovações, bem como ficar preso ao mesmo cenário por não saber atuar em outra área ou não estar disposto a aprender.

Participar da educação corporativa que as empresas promovem, permitem você se qualificar e se atualizar, bem como aprender novas competências e habilidades para assumir novas atividades e se desenvolver.

Além disso, o Lifelong Learning estimula o autoconhecimento, quanto mais você aprende sobre o mundo, mais consegue olhar para si e se conhecer, podendo aperfeiçoar o próprio ser.

Você é o que você aprende, a soma dos seus conhecimentos influenciam quem você é e o que você faz, manifestando na sua vida a aprendizagem que constrói para sua evolução pessoal, social e profissional.

Por isso, o Lifelong Learning pode ser considerado um estilo de vida, com uma mentalidade de desenvolvimento contínuo em busca de sabedoria e evolução — uma mente que se abre para uma nova ideia, jamais retorna ao tamanho original.

O aprendizado ao longo da vida proporciona melhores oportunidades de trabalho e mais sabedoria para a vida, além de nos tornar aptos a acompanhar as transformações da sociedade e evoluir com ela.

Como aplicar o Lifelong Learning?

Para desenvolver uma mentalidade de desenvolvimento contínuo e desenvolvimento profissional e pessoal, confira algumas práticas do Lifelong Learning.

Acompanhe as tendências do mercado de trabalho

Para investir no desenvolvimento profissional, é preciso saber quais são as tendências do mercado do trabalho, principalmente na sua área, saber quais são as novas práticas e aprendê-las.

Assim você pode se atualizar e se aperfeiçoar, bem como aprender novas habilidades e competências, buscando os conhecimentos necessários para acompanhar as novidades e aplicá-las na sua vida profissional.

É possível também trocar de área e aprender uma nova profissão, ao se deparar com novas possibilidades de carreira que se enquadrem melhor aos seus objetivos atuais e para o futuro, por exemplo.

Identifique pontos de melhoria

Quem se formou na faculdade há muito tempo e está atuando na área com o mesmo conhecimento que adquiriu na graduação, este desatualizado, podendo comprometer seu desempenho profissional.

Desse modo, é importante identificar pontos que precisam melhorar com a aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades, pode haver alguma tarefa que você não consiga executar, pois não aprendeu  na faculdade.

Invista em cursos de qualificação

Para praticar o Lifelong Learning e estar sempre aprendendo, invista em cursos de qualificação para aprofundar seus conhecimentos, aprender coisas novas e adquirir novas experiências. 

A graduação oferece uma formação generalista, onde você aprende os conhecimentos gerais de determinada área, os quais não te qualificam integralmente para atividades específicas.

Desse modo, é preciso complementar a aprendizagem para executar certas tarefas, com cursos de especialização ou extensão, por exemplo, bem como cursos livres, idiomas, habilidades pontuais para um determinado cargo, entre outros.

Participe da educação corporativa

Muitas empresas promovem a educação corporativa, possibilitando aos seus colaboradores o desenvolvimento profissional através de cursos específicos, com os conhecimentos, competências e habilidades que a organização precisa.

A própria empresa oferece esses cursos, alinhados a proposta organizacional, possibilitando o crescimento do colaborador junto com a organização, desenvolvendo um aprendizado que trará benefícios a todos.

Conte com uma plataforma EaD

A plataforma EaD é uma grande aliada do Lifelong Learning, ela amplia o acesso a cursos e possibilita aprender em qualquer lugar e em horários que atendem as necessidades do mundo contemporâneo.

Dessa forma, estimula o aprendizado ao longo da vida e uma mentalidade de desenvolvimento contínuo, pois estudar online facilita a aprendizagem, o aluno acessa todos os conteúdos do curso através do computador, smartphone e demais dispositivos digitais.

O número de alunos em cursos online cresce a cada ano, estimulando mais pessoas a fazerem uma graduação, especialização, capacitação, aperfeiçoamento profissional, cursos livres, entre outras modalidades de aprendizagem.

A plataforma EaD auxilia também a educação corporativa, muitas empresas investem em treinamentos com cursos online, proporcionando maior flexibilidade e comodidade aos seus colaboradores.

Você também pode recorrer a uma plataforma EaD por assinatura, o assinante paga uma mensalidade e tem acesso a diversos cursos online, para aprender continuamente.

___________________________________________________________________

Para praticar o Lifelong Learning, conte com a eadSimples! Oferecemos uma plataforma EaD completa, que facilita a aprendizagem online. Atende instituições de ensino, empresas, professores particulares e alunos que desejam aprender a distância.

Oferecemos um ambiente virtual de aprendizagem com toda a estrutura necessária para disponibilizar videoaulas e materiais, canais de interação, site, loja, opções de venda e muito mais!

Alguns dos recursos que a plataforma EaD da eadSimples oferece para a educação a distância, são:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Hospedagem do curso; 
  • Hospedagem de vídeos;
  • Acesso simultâneo ilimitado;
  • Espaço para armazenamento de arquivos (apostilas, PDF, Word, slides, trabalhos de alunos);
  • Utilização de vídeos externos, como YouTube ou Vimeo, exibidos na trilha de aprendizagem;
  • Criação ilimitada de cursos;
  • Cursos pagos ou gratuitos;
  • Número ilimitado de professores;
  • Número ilimitado de administradores;
  • Suporte para educação corporativa;
  • Endereço URL;
  • Suporte técnico via WhatsApp;
  • Emissão de certificado em modelo padrão;
  • Receba fácil com diferentes sistemas de pagamento;
  • Possibilita aulas ao vivo;
  • Avaliações, trilhas de aprendizagem, trabalhos, notas, cursos e polos ilimitados;
  • Suporte em tempo real para solucionar problemas técnicos;
  • Planos acessíveis, gratuito e assinaturas.

A eadSimples disponibiliza diversas opções de planos, com valores acessíveis conforme a sua necessidade, temos planos mensais e anuais, divididos em até 500 alunos e superior a 500 alunos.

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados