Blog

Sala de aula invertida: entenda essa metodologia!

sala de aula invertida, recursos tecnológicos, plataforma ead

A sala de aula invertida é uma inovação nas metodologias de ensino, que explora os recursos tecnológicos a favor da educação, utilizando a plataforma EaD para auxiliar a aprendizagem dos alunos fora da escola.

Entenda o conceito de sala de aula invertida e sua contribuição para a educação, acompanhando o post de hoje.

O que é sala de aula invertida?

Sala de aula invertida é uma metodologia de ensino que promove o protagonismo dos alunos, invertendo o modelo tradicional de ensino, isto é, eles entram em contato com o conteúdo antes de ser trabalhado na escola pelo professor.

Os alunos têm acesso aos conceitos antes de serem apresentados na sala de aula, geralmente através da plataforma EaD, assim podem internalizar os conteúdos em casa e depois discuti-lo na sala de aula.

Através de videoaulas, documentários, e-books, games, podcasts, fóruns, entre outros recursos tecnológicos, os alunos têm contato com o objeto de estudo em casa, levando o conhecimento além da escola.

Dessa forma, os alunos chegam na aula sabendo previamente sobre o conteúdo, primeiro aprendem sozinhos e depois o professor reforça a aprendizagem e tira dúvidas.

O conteúdo introdutório é aprofundado em sala de aula e complementado com materiais extras, além de atividades e projetos acerca do tema, sendo o professor um facilitador entre o conteúdo e os alunos e um guia na construção da aprendizagem.

A sala de aula invertida é uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, estimula os alunos a buscarem um conhecimento prévio que será consolidado posteriormente.

Essa metodologia promove a aprendizagem através da prática, tornando-a mais eficaz, como afirma o psiquiatra americano William Glasser, que definiu as principais maneiras de aprender e a eficácia de cada uma:

  • Leitura: 10%
  • Escrita: 20%.
  • Observação e escuta: 50%.
  • Discussão acerca do tema: 70%.
  • Prática: 80%.
  • Ensinar: 95%.

Quais os benefícios da sala de aula invertida?

A sala de aula invertida é uma metodologia que inova o processo de ensino e aprendizagem e propõe mudanças positivas para o desenvolvimento dos alunos, mais adequadas ao perfil da nova geração. Confira os principais benefícios!

Autonomia e protagonismo

A sala de aula invertida estimula os alunos a buscarem de maneira autônoma o conhecimento, eles entram em contato com o conteúdo antes de serem apresentados pelo professor durante a aula.

Desse modo, não dependem totalmente do professor para aprender, participam ativamente da construção do próprio conhecimento, assumindo protagonismo sobre a aprendizagem.

Desenvolve habilidades importantes

Por se tratar de uma metodologia ativa de aprendizagem, os alunos desenvolvem habilidades importantes, por se tornam responsáveis pela aquisição de conhecimentos.

Desse modo, aprendem a resolver problemas, desenvolvem o senso crítico, se tornam mais criativos, aumenta o engajamento e o compromisso com a aprendizagem, além de otimizarem a colaboração, uma vez que compartilham os saberes que adquiriram sozinhos.

Aprendizagem significativa

Quando os alunos aprendem com autonomia, o aprendizado se torna mais significativo, pois utilizam como base da aprendizagem o conhecimento prévio que adquiriram. Depois, o saber que está em construção é consolidado com o complemento do professor.

Conteúdo prático

Na sala de aula invertida, os alunos estudam previamente o conteúdo, dessa forma, o professor se concentra em exemplos, aplicação em situações reais e tirar dúvidas, ao invés de apresentar toda a teoria sobre o assunto. Possibilita partir para as atividades e projetos que envolvem o conteúdo na prática, tornando as aulas mais dinâmicas e produtivas.

Debates enriquecedores

As aulas se tornam muito mais produtivas quando os alunos chegam na escola sabendo sobre o conteúdo que será trabalhado, podem discutir com os colegas e com o professor sobre os conceitos e desenvolver atividades práticas com o compartilhamento de ideias.

Otimização do tempo

A sala de aula invertida reduz o tempo gasto com a apresentação teórica dos conteúdos, pois os alunos já foram previamente introduzidos ao tema, sobrando mais tempo para se dedicar as atividades, projetos, debates, tirar dúvidas e afins.

Plataforma EaD na sala de aula invertida

Para aplicar a sala de aula invertida, é importante contar com o apoio de uma plataforma EaD, com ela é possível reunir os recursos tecnológicos necessários para os alunos acessarem videoaulas, e-books, games, podcasts, trilhas de aprendizagem, entre outros.

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem completo para os alunos estudarem em casa e praticarem a sala de aula invertida, com espaço para armazenamento de arquivos, canais de comunicação, transmissões ao vivo, avaliações e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados