Blog

EaD para crianças: como torná-la mais dinâmica?

ead para crianças, aprendizagem a distância, plataforma de ensino

EaD para crianças pode parecer um desafio, mas é possível torná-lo mais dinâmico para atender as necessidades educativas dos pequenos e otimizar a aprendizagem a distância com os recursos oferecidos pela plataforma de ensino.

A aprendizagem a distância sempre foi conhecida por atender adultos, sobretudo no Ensino Superior, mas na pandemia as crianças também precisaram recorrer ao EaD para dar continuidade as atividades escolares durante o isolamento social.

A EaD para crianças permitiu que elas estudassem mesmo em casa, para não prejudicar seu desenvolvimento, dessa forma, é importante pensar em como tornar a aprendizagem a distância mais eficaz para esses alunos, utilizando a tecnologia para otimizar a educação infantil nessa modalidade.

Confira no post de hoje, como a EaD para crianças pode se tornar mais dinâmica para ampliar as possibilidades da aprendizagem a distância infantil.

Quais os desafios da EaD para crianças?

Embora a EaD para crianças tenha possibilitado dar continuidade aos estudos durante a pandemia, a aprendizagem a distância trouxe muitos desafios por se tratar de uma novidade para esse público.

Confira os principais desafios enfrentados na EaD para crianças:

Processo de aprendizagem na EaD para crianças

As crianças realizam suas atividades escolares sempre com a supervisão e orientação do professor na sala de aula, pois ainda não possuem autonomia para executá-las sozinhas.

Na EaD para crianças, o contato com o professor ocorre exclusivamente pela internet e plataforma de ensino, com isso, é preciso a supervisão de um responsável para acompanhar as atividades em casa.

Esse é um desafio para as famílias, que costumam trabalhar fora e não conseguem acompanhar a aprendizagem com a mesma habilidade do professor, podendo comprometer o desempenho da criança.

Entretanto, é possível que as famílias desenvolvam habilidades para apoiar a EaD para crianças e conciliar as responsabilidades do trabalho com o acompanhamento da educação dos filhos mais de perto, o que pode ser uma grande vantagem.

Necessidade de interação com outras crianças

A EaD para crianças possibilita o contato através da plataforma de ensino, ou seja, interagem somente pela internet, pois o contato físico é inviabilizado nessa modalidade de aprendizagem.

Entretanto, as crianças podem se comunicar com os colegas pelo chat, fórum, chamadas de vídeo e áudio, bem como participar de aulas ao vivo onde todos estão simultaneamente conectados.

Acesso à internet e recursos tecnológicos

Durante a pandemia pudemos perceber que a EaD para crianças enfrenta esse desafio, nem todas possuem acesso à internet em casa, tampouco computador, tablet ou smartphone para acessar os conteúdos escolares.

Ainda assim, estima-se que 90% da população tem acesso à internet no Brasil, o que permite ampliar a oferta da EaD para crianças e torná-la mais inclusiva, atendendo alunos que não podem frequentar a escola por motivos de doença, por exemplo.

Como tornar a EaD para crianças mais dinâmica?

A partir dos desafios da EaD para crianças anteriormente mencionados, surge a necessidade de otimizar a aprendizagem a distância para esse público, com os recursos que a plataforma de ensino oferece.

Comunicação efetiva

Para otimizar a EaD para crianças, é essencial uma comunicação efetiva e constante, para o professor auxiliar corretamente o aluno e orientar o responsável por supervisionar a aprendizagem a distância.

A plataforma de ensino já oferece diferentes canais de comunicação e ferramentas de interação, cabe aos responsáveis e professores estimularem o uso desses recursos para atender as necessidades educativas das crianças.

Disponibilizar contato em todas as ferramentas de comunicação irá ajudar as crianças a estudarem em casa, bem como realizar aulas ao vivo, definir horários exclusivos para interagir e estar sempre disponível para responder às dúvidas.

Recursos que estimulem a criatividade e interatividade

As crianças precisam de mais estímulos para se desenvolver a aprender, desse modo, inclua nas atividades recursos que estimulem a criatividade e interação com o conteúdo, como a gamificação, dinâmicas virtuais, realidade aumentada, e-books interativos, aulas ao vivo, etc.

Estimule o movimento

Na EaD para crianças, os alunos precisam estar conectados na plataforma de ensino, sentados em frente ao computador para acompanhar as aulas e realizar as atividades.

Com isso, ficam muito tempo parados e acumulam energia física, podendo prejudicar sua saúde e funções cognitivas, como atenção e memória. Proponha atividades que estimulem o movimento, como dinâmicas ou danças.

Microlearning

Para prender a atenção na EaD para crianças, o microlearning é um grande aliado, pois os conteúdos são transmitidos em partes menores, facilitando a atenção e compreensão dos alunos.

O processo de aprendizagem a distância ocorre em atividades rápidas, mas que proporcionam um conhecimento sintetizado e eficaz, o assunto é dividido em pequenas etapas.

___________________________________________________________________

Promova a EaD para crianças com a eadSimples! 

Nossa plataforma de ensino oferece todos os recursos necessários para a aprendizagem a distância: videoaulas, aulas ao vivo, espaço para arquivar materiais, canais de comunicação, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Artigos Relacionados