Blog

Sala de aula virtual: confira as tendências!

sala de aula virtual, cursos online, aprendizagem a distância, plataforma ead

A sala de aula virtual inovou a educação e continua trazendo transformações positivas para estudantes, professores e instituições de ensino, possibilitando a oferta crescente de cursos online, ampliando a aprendizagem a distância e a formação da população, em uma plataforma EaD.

Os limites do muro da escola foram ultrapassados com a sala de aula virtual, podemos estudar em qualquer lugar e em horários diversos, tornando a educação mais democrática, inclusiva, flexível e acessível.

Confira no post de hoje, como funciona a sala de aula virtual e quais as tendências para a aprendizagem a distância e cursos online.

O que é sala de aula virtual?

Sala de aula virtual é um espaço digital que simula uma sala de aula presencial, permitindo realizar o processo educativo online em uma plataforma EaD, onde professores e alunos estão geograficamente distantes, mas reunidos virtualmente.

Também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponibiliza recursos para acontecer o processo de ensino e aprendizagem a distância, bem como a comunicação entre os participantes.

Como funciona a sala de aula virtual?

A sala de aula virtual é acessada por uma plataforma EaD, que disponibiliza todos os recursos e conteúdos relativos aos cursos online, para que os alunos consigam realizar toda a aprendizagem a distância.

Podem assistir aulas, ao vivo e gravadas, realizar atividades e avaliações, acessar materiais de apoio, interagir com o professor para tirar dúvidas, compartilhar informações com os colegas pelo fórum, emitir certificado, entre outras ações.

Além disso, a sala de aula virtual também possibilita realizar debates, videoconferências, atividades de fixação de conteúdos, gerenciar o desempenho dos alunos, enviar arquivos de diferentes formatos, etc.

Quais os recursos que uma sala de aula virtual precisa ter?

Para realizar a aprendizagem a distância com qualidade, a sala de aula virtual precisa de alguns recursos essenciais, isto é, a plataforma EaD onde está hospedada deve oferecer as seguintes funcionalidades:

  • Biblioteca para compartilhamento de arquivos;
  • Possibilidade de realizar aulas ao vivo;
  • Chat disponível para troca de mensagens instantâneas entre alunos e professores;
  • Fóruns para debates sobre diferentes temas;
  • Possibilidade de programar notificações para não perder nenhuma aula ou compromissos.
  • Área do aluno para postar notas, exercícios, listas de tarefas e prazos;
  • Sistema de provas entre módulos ou aulas;
  • Liberação automática das aulas de cada módulo do curso;
  • Relatórios de desempenho;
  • Emissão automática de certificados de conclusão de cursos online;
  • Customização da interface para dar uma identidade visual aos cursos online;
  • Otimização da plataforma EaD para dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
  • Integração com sistemas externos;
  • Plataforma EaD com certificado de segurança SSL — Secure Socket Layer.

Quais são as principais tendências?

A inovação está sempre presente na sala de aula virtual, conforme os avanços tecnológicos surgem, são incorporados na aprendizagem a distância. Atualmente, duas ganham destaque:

Metaverso 

O Metaverso é uma tecnologia que cria uma Realidade Virtual compartilhada, isto é, permite a integração entre o ambiente online e offline, diminuindo a distância entre o físico e o digital.

Na aprendizagem a distância, essa tendência oferece aos alunos uma experiência mais completa e imersiva, simulando situações do mundo real no mundo virtual de maneira mais realista.

Realidade virtual

A realidade virtual permite estar em qualquer lugar virtualmente, apenas utilizando um óculos que exibe as imagens reais de um lugar ou de uma experiência, o aluno pode conhecer cenários históricos, por exemplo, indo até lá através da realidade virtual.

Essa tendência torna a aprendizagem a distância mais interativa e imersiva, ampliando a compreensão dos conteúdos estudados, tornando os cursos online mais interessantes.

___________________________________________________________________

Crie sua sala de aula virtual com a eadSimples! Nossa plataforma EaD oferece todos os recursos necessários para a aprendizagem a distância: videoaulas, aulas ao vivo, espaço para arquivar materiais, canais de comunicação, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Artigos Relacionados