Blog

OKR: o que é e como usar no seu curso online!

okr, curso online, plataforma ead

OKR é uma metodologia utilizada para otimizar a gestão empresarial, que auxilia na definição dos objetivos do seu negócio e no acompanhamento dos resultados, podendo contribuir com a evolução constante do seu curso online na plataforma EaD.

Saiba no post de hoje, o que é OKR e como ele pode ajudar o seu curso online crescer!

O que é OKR?

OKR é a sigla em inglês para Objective and Key-Results, que em português significa “objetivos e resultados-chave”, isto é, um modelo de gestão com foco nos objetivos e resultados esperados.

Se baseia em dois elementos básicos: uma meta que resulta na definição dos objetivos e um conjunto de dados-chave que geram um resultado, apresentando uma evolução.

Esse resultado é representado pelo KPI (Key Performance Indicator), ou seja, um indicador-chave de desempenho, que acompanha e avalia os resultados obtidos para traçar estratégias de crescimento para o seu curso online na plataforma EaD.

O precursor do OKR foi Andrew Grove, ex-CEO da Intel, que aplicou o modelo de gestão no Google e contribuiu com seu crescimento. Além disso, foi reconhecido pelo Vale do Silício devido a sua simplicidade na definição e controle de objetivos.

Por ser uma metodologia simples e prática, atende melhor as necessidades do mercado atual, cada vez mais dinâmico e rápido, ajudando as empresas a obter alta performance em menos etapas e, consequentemente, menor tempo.

Elementos básicos do OKR

Por se tratar de uma metodologia simples e prática, o OKR possui apenas dois elementos básicos, como dissemos anteriormente, detalhados a seguir. Confira como aplicar para otimizar os resultados do seu curso online na plataforma EaD!

Objetivos

No OKR, os objetivos precisam ser descritos de maneira qualitativa, detalhada e simples de compreender, para estimular o engajamento no cumprimento de cada um e traçar os caminhos para alcançá-los.

Os objetivos partem da pergunta “onde preciso ir?”, com afirmações inspiradoras que indicam a direção a ser percorrida para alcançar. Veja exemplos de objetivos no OKR para curso online:

  • oferecer uma experiência única aos alunos;
  • disponibilizar mais materiais de apoio;
  • aumentar o número de matrículas;
  • vender produtos relacionados;
  • tornar-se referência no tema do seu curso online.

Resultados-chave

Os resultados-chave no OKR são os indicadores do cumprimento dos objetivos, isto é, os parâmetros utilizados para verificar o desempenho e a eficácia de cada ação executada, conforme definida nos objetivos.

Eles medem o progresso em direção aos objetivos, com as iniciativas necessárias para chegar ao que a empresa espera, com as seguintes perguntas norteadoras: “Como eu sei que estou chegando onde quero?” e “Por onde devo ir para chegar onde quero?”.

Devem ser quantitativos, ou seja, descritos com dados numéricos mensuráveis, utilizando as metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais).  Esses resultados servirão como base para apontar a evolução das ações.

Confira um exemplo de OKR com os objetivos e resultados-chave:

Objetivo: oferecer uma experiência única aos alunos;

Resultado-chave: contratar uma plataforma EaD com as melhores funcionalidades para um curso online.

Objetivo: disponibilizar mais materiais de apoio;

Resultado-chave: contratar uma plataforma EaD com mais espaço de armazenamento;

Objetivo: aumentar o número de matrículas;

Resultado-chave: investir em anúncios para divulgar o curso online e alcançar o público-alvo.

Objetivo: vender produtos relacionados;

Resultado-chave: oferecer aos alunos cursos ou materiais adicionais relacionados ao curso principal;

Objetivo: tornar-se referência no tema do seu curso online;

Resultado-chave: acompanhar a evolução de 10 alunos e divulgar os resultados para servir de referência.

Quais as vantagens de implementar essa metodologia?

O OKR pode ajudar na evolução do seu curso online, definindo melhor os objetivos e as ações necessárias para alcançar os resultados esperados, além de ser utilizado para metas coletivas, possibilitando:

  • definir dos objetivos com a participação dos alunos, ou seja, eles te ajudam a melhorar o curso conforme suas expectativas;
  • construir níveis mais altos de autonomia;
  • aproximar o professor de seus alunos;
  • trazer mais disciplina, assim como aprendizagem; 
  • ajudar a manter os alunos focados em objetivos específicos de curto prazo.

Como implementar?

Para implementar o OKR no seu curso online, os passos principais são:

  • Definir os objetivos e as metas, de maneira objetiva e simples de compreender, utilizando as metas SMART como inspiração;
  • Você define parte dos objetivos e os demais ficam a cargo dos alunos, otimizando os resultados;
  • Realize pequenos ciclos do OKR, trimestralmente, com objetivos de curto prazo;
  • Acompanhe regularmente os resultados, verifique as ações assertivas e corrija as que forem necessárias.

___________________________________________________________________

Para oferecer a melhor plataforma EaD para os seus alunos, conte com a eadSimples! Oferecemos todas as funcionalidades necessárias para criar, hospedar, vender e ministrar curso online. 

Com a eadSimples, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, canais de comunicação, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Fale com um de nossos consultores!

Artigos Relacionados