Blog

KPIs: o que são e como utilizar no seu curso online!

KPIs, curso online, plataforma ead

Os KPIs são ferramentas essenciais para as estratégias de gestão do seu negócio de curso online, pois te ajudam a identificar se as ações empregadas para divulgar o seu trabalho na plataforma EaD e atrair mais clientes estão sendo eficazes.

Para te ajudar a utilizar essas ferramentas no seu negócio, confira no post de hoje o conceito de KPIs e como aplicar!

O que são KPIs?

KPIs é a sigla em inglês para “Key Performance Indicators”, que em português significa “Indicadores-chave de desempenho”, isto é, critérios que indicam os resultados das ações aplicadas no seu negócio de curso online.

Esses indicadores permitem avaliar a eficácia das ações, se elas estão gerando o resultado esperado ou não, apresentando dados importantes para traçar estratégias mais assertivas.

Os KPIs são definidos a partir de métricas, ou seja, você precisa conhecer quais são os critérios que precisam ser aplicados no seu negócio, para promover ações condizentes com o resultado pretendido.

As métricas servem como guia para ajudar na tomada de decisões e definição dos objetivos, caso apresentem resultado positivo, podem ser consideradas indicadores-chave de desempenho.

Os 3 pilares dos KPIs

Paras os KPIs serem efetivos, dependem de alguns fatores, como as ferramentas utilizadas para coletar dados e a pessoa que irá analisá-los. Entretanto, existem 3 pilares a serem considerados:

  1. Comunicação: para quem trabalha em equipe, é fundamental que os KPIs sejam compartilhados com todos os envolvidos, comunicando sobre todos os processos, objetivos e ações;
  2. Interpretação: os KPIs devem ser facilmente interpretados, por quem utiliza, quem coleta os dados e quem faz a análise;
  3. Formulação: a formulação dos KPIs precisa ser objetiva, de acordo com a política do negócio, bem como os valores, a missão e a visão, alinhados aos objetivos.

Como utilizar?

Além de aplicar os KPIs, é essencial acompanhar e controlar as ações do seu negócio de curso online, para que os objetivos sejam efetivamente alcançados, para tanto, algumas ações podem ajudar:

  • Avaliar periodicamente os resultados: após a implementação dos KPIs, avalie constantemente os resultados obtidos, verificando os dados obtidos e o que eles comunicam;
  • Ter um plano B: caso os KPIs apresentem resultados negativos, é muito importante ter outra opção, por isso, estude os indicadores e estabeleça os critérios de resultados positivos e negativos;
  • Manter-se atualizado: quem lida com os dados precisa estar sempre atualizado sobre as ações tomadas e as futuras, dessa forma, é possível lidar melhor com os resultados negativos;
  • Acompanhar as tendências: para explorar melhor os dados e não ficar estagnado sempre no mesmo, considere as tendências.

Os KPIs estão diretamente ligados ao objetivo do seu negócio, e a maneira como os indicadores-chave são utilizados, depende das estratégias e os objetivos que pretende alcançar.

___________________________________________________________________

Para criar seu negócio de curso online, conte com a eadSimples! Nossa plataforma EaD possui todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online.

Com a eadSimples, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, canais de comunicação, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Fale com um de nossos consultores!

Continue acompanhando o blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados