Blog

Metodologias ativas no EaD: saiba como aplicar!

metodologias ativas no EaD, ensino à distância, cursos online, plataforma EaD

As metodologias ativas no EaD ajudam a tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, e podem ser integradas a sua plataforma EaD, otimizando o ensino à distância das escolas e cursos online, já que elas estimulam a autonomia dos alunos.

Saiba no post de hoje, como aplicar as metodologias ativas no EaD!

O que são metodologias ativas no EaD?

As metodologias ativas no EaD são técnicas pedagógicas que estimulam os alunos a participarem ativamente do ensino a distância, interagindo com os conteúdos de maneira autônoma e construindo o próprio saber.

Os alunos estudam sozinhos os conteúdos que o professor indica e vão fazendo suas próprias interpretações, associando com os seus conhecimentos prévios, levantando hipóteses, fazendo pesquisas e apresentando seu ponto de vista, ou seja, eles vão em busca do saber, não ficam esperando nada pronto do professor.

Em seguida, podem discutir os conteúdos com o professor e tirar dúvidas, garantindo uma aprendizagem mais significativa, dinâmica e fluída, não como uma obrigação.

Os alunos entendem que são os maiores responsáveis pelo próprio aprendizado, o qual será usado em benefício próprio, ou seja, precisam aprender para utilizar no trabalho e se desenvolver profissionalmente, por exemplo.

A partir dessa consciência, as metodologias ativas no EaD contribuem com a motivação em participar das aulas, ler os materiais de apoio, realizar todas as atividades e alcançar o melhor aproveitamento dos cursos online.

Essas metodologias envolvem atividades práticas e interativas, que apresentam melhor resultado quanto à aquisição de conhecimento e consolidação da aprendizagem, pois os alunos entram em contato mais aprofundado com os objetos de estudo.

As metodologias ativas envolvem técnicas pedagógicas como a ludicidade, protagonismo, debates, estudos de caso, pesquisas de campo, estudos em grupo, projetos e recursos tecnológicos.

Quais as vantagens das metodologias ativas no EaD?

As metodologias ativas no EaD atendem bem as necessidades dos cursos online, principalmente porque estimulam a autonomia dos alunos, que se colocam no centro da própria aprendizagem.

Diversos recursos que propõem as metodologias ativas podem ser disponibilizados na plataforma EaD pelo professor para apoiar os estudos dos alunos sozinhos, bem como as técnicas ativas, que também podem ser inseridas nas aulas online.

As metodologias ativas no EaD promovem o desenvolvimento de diversas habilidades importantes, como a autonomia, o senso crítico, proatividade, responsabilidade, entre outras.

Outras vantagens importantes que os métodos ativos proporcionam, são:

  • Aprendizagem mais eficaz;
  • Aulas mais dinâmicas;
  • Consciência da responsabilidade social do aluno, enquanto detentor do conhecimento para o uso no trabalho, na vida pessoal e coletiva;
  • Maior participação e engajamento com o curso;
  • Valorização da educação e do curso;
  • Estimula a colaboração entre os colegas;
  • Promove a cultura digital na educação;
  • Comprometimento com a resolução de problemas.

Como aplicar as metodologias ativas no EaD?

As metodologias ativas foram elaboradas para aplicação nas aulas presenciais, entretanto, podem ser adaptadas para a modalidade EaD, visto que se tornou a realidade de muitos alunos, professores e instituições de ensino.

Confira a seguir, 4 exemplos de metodologias ativas utilizadas no presencial, que podem ser adaptadas para o EaD!

1. Sala de aula invertida

O conceito de sala da aula invertida pode ser adaptado para as metodologias ativas no EaD, quando o professor disponibiliza previamente os materiais com os conteúdos da próxima aula.

Assim, os alunos podem ter contato com aquele assunto e podem participar da aula ao vivo, compartilhando seu ponto de vista com o professor e colegas, tornando a aula mais dinâmica, participativa e enriquecedora.

Dessa forma, o professor não é o único que sabe sobre o assunto, os alunos já aprenderam parte do conteúdo, podem participar de discussões e construir o saber de maneira colaborativa. Além disso, estimula o engajamento com as aulas e o curso.

2. Atividades lúdicas

A ludicidade é uma técnica pedagógica que trabalha os conteúdos através de contação de histórias, dinâmicas, jogos e demais atividades que promovam a diversão enquanto se aprende.

É possível inserir essas atividades das metodologias ativas no EaD, quando houver aulas ao vivo, convidando os alunos a participarem da aula através de uma dinâmica em grupo, por exemplo.

3. Atividades em grupo

As atividades em grupo são muito produtivas e contribuem com a construção de um conhecimento sólido e colaborativo, e também podem ser realizadas no ensino à distância, utilizando ferramentas como o Google Docs, redes sociais e fóruns da plataforma EaD.

A troca de conhecimentos e habilidades entre os alunos, torna a aprendizagem mais ativa, pois todos precisam participar para entregar as atividades, além disso, promove a interação social e troca de experiências, proporcionando um conhecimento mais rico.

4. Promova debates

Promover debates como metodologias ativas no EaD tornam as aulas mais dinâmicas e estimulam os alunos a estudarem previamente os conteúdos, para compartilhar opiniões e construir um saber colaborativo.

Desse modo, as aulas não ficam tão cansativas e monótonas só com as teorias e a fala do professor, todos podem participar e interagir durante as transmissões ao vivo.

___________________________________________________________________

Para aplicar as metodologias ativas no EaD, conte com a eadSimples!

A eadSimples possui todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online , garantindo um ensino à distância de qualidade aos seus alunos.

Com nossa plataforma EaD, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Aproveite condições imperdíveis na Black November da eadSimples! Tenha sua própria plataforma EaD com até 71% Off! Clique aqui e confira!

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados