Blog

Google AdSense: será que vale a pena?

google adsense, curso online, plataforma ead

O Google AdSense é uma ferramenta bastante utilizada por quem quer ganhar dinheiro com a internet, é possível monetizar os conteúdos publicados em redes sociais, blogs, sites e plataformas de vídeos, inserindo anúncios. Inclusive, você mesmo pode utilizar para divulgar o seu curso online e sua plataforma EaD, bem como utilizar as suas páginas para anunciar outras marcas.

Você aluga a sua página para os anunciantes cadastrados no Google AdSense divulgarem a sua marca, pagando um valor a cada clique que receber ou impressão que o anúncio tiver.

No caso de blogs e canais do YouTube, você pode escolher o tipo de anúncio que será veiculado na sua página, como textos, imagens, vídeos, gifs, etc., conforme a proposta dos seus conteúdos, para não destoarem muito.

Em seguida, é possível definir a maneira como os anúncios serão cobrados, entre duas opções:

  • CPC (Custo Por Clique): toda vez que alguém clicar no anúncio;
  • CPM (Custo Por Mil): quando alcançar mil pessoas que tiveram contato com o anúncio, mesmo sem clicar.

Por fim, o Google seleciona automaticamente os anunciantes para aparecerem no seu blog ou canal, nos espaços que você disponibilizou para “alugar”.

Mas, será que vale a pena investir no Google AdSense? Confira a seguir, os pontos positivos e negativos da ferramenta!

Pontos positivos do Google AdSense

Existem algumas vantagens em investir no Google AdSense, tanto para quem divulga quanto para quem disponibiliza o espaço em suas páginas. Separamos 4 pontos positivos em utilizar a ferramenta.

1. Os anúncios do Google AdSense são relevantes

Os anúncios veiculados não são aleatórios, o Google utiliza uma inteligência artificial que avalia o conteúdo das páginas e monitora o comportamento do público-alvo que acessa, para então selecionar as marcas e as propagandas que interagem com a proposta do blog ou canal.

Dessa forma, a probabilidade de haver cliques e interações é maior, trazendo um resultado positivo para o investimento — quem disponibiliza o espaço recebe mais e quem anuncia pode efetuar mais vendas, por exemplo.

2. Grande número de ofertas

Devido à grande demanda de procura e oferta, assim que você se cadastra no Google AdSense, já recebe anúncios para veicular no seu blog ou canal e consegue uma página para divulgar a sua marca, dificilmente ficará com espaços vazios.

3. Diferentes formatos de anúncios

O Google AdSense disponibiliza diversos tipos de anúncios, conforme a proposta da sua página, e podem ser facilmente adaptados para dispositivos móveis, facilitando a divulgação e acesso.

4. Você tem total controle

É possível gerenciar os anúncios que oferece ou contrata, dessa forma, se você não concordar com o conteúdo veiculado na sua página ou não ficar satisfeito com o blog que está sendo divulgada a sua marca, basta bloquear.

O Google AdSense tem uma política que bloqueia propagandas ofensivas e inadequadas, e também permite controlar os anúncios.

Pontos negativos do Google AdSense

Embora tenha muitas vantagens, utilizar o Google AdSense para ganhar dinheiro ou para divulgar sua marca, pode trazer alguns pontos negativos. Separamos 4 para te mostrar.

1. Baixo lucro

O valor pago por cada clique ou impressão varia conforme quanto o anunciante deseja pagar, assim, o lucro pode demorar para acontecer. Além disso, o valor mínimo para resgatar é 100 dólares, e talvez demore para atingir essa quantia.

2. Dificuldades para ser aceito pela ferramenta

O cadastro no Google AdSense requer passar por alguns critérios de seleção, a ferramenta faz uma avaliação da sua página, para confirmar se o seu conteúdo é de qualidade.

Caso o seu blog ou canal do seu curso online não seja considerado relevante, o Google pode impedir você de participar da ferramenta.

3. Sua conta pode ser bloqueada

O Google pode bloquear a sua conta caso identifique alguma ação que viole as políticas da ferramenta, como fraude nos cliques, quando o anúncio recebe muitos acessos em sequência.

4. Não deve ser usado como única estratégia

Não é só de propaganda que um negócio na internet sobrevive! Seu blog ou canal precisa ter tráfego para as pessoas acessarem os anúncios e gerarem lucro para você e para o anunciante. Dessa forma, é importante utilizar outras estratégias para alcançar público.

Conclusão

Após analisar os pontos negativos e positivos, você pode definir se vale a pena investir no Google AdSense ou não. Ela pode ser utilizada como renda extra, já que é fácil de gerenciar, uma vez que o processo é automático. Por outro lado, requer outras estratégias em conjunto.

Caso você já produza vídeos e textos que disponibiliza em uma plataforma EaD, por exemplo, vale a pena, sim, utilizar o Google AdSense!

________________________________________________________________________________

A eadSimples possui todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender curso online, garantindo um ensino à distância de qualidade aos seus alunos.

Com nossa plataforma EaD, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis para o seu curso online! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Aproveite condições imperdíveis na Black November da eadSimples! Tenha sua própria plataforma EaD com até 71% Off! Clique aqui e confira!

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados